Porto Velho (RO) quarta-feira, 22 de maio de 2019
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Silenciar é omissão - Vants sumiram - Mãe Joana - E a transparência?


Silenciar é omissão - Vants sumiram - Mãe Joana - E a transparência? - Gente de Opinião

Silenciar é omissão

Ao contrário de dividir e separar as terras das margens que banha, o Rio Amazonas as une. Não há linhas precisas, como as vistas em mapas, entre a Amazônia e o Pantanal, continuidades em condições geográficas alteradas. O que divide são as “ideologias”, a arrogância de quem se julga melhor, as classes sociais estratificadas em castas ou submissas a regimes de força.

A ilha da tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru apresentada pela cineasta brasileira Beatriz Seigner em Los Silencios, filme de extraordinárias qualidades, teria tudo para ser a síntese da união entre os povos dos três países.

Poderia ser um encontro do paraíso com a felicidade, projeto e destino de uma região cuja exploração racional assegure um presente bom e um futuro melhor às suas gentes. Uma felicidade semelhante à dos maravilhados turistas que a visitam porque decidiram e escolheram, ao contrário de quem é obrigado a abandonar os lares por milícias, crime organizado, guerras políticas, crises econômicas e geopolítica global.

Quando discursam sobre preservar valores da família e solidariedade cristã os líderes deveriam falar não apenas nas suas, silenciando sobre aquelas que perdem os valores das habitações, empregos e da pátria que são forçadas a abandonar.

.....................................................

Plano de segurança

A nova versão do Plano de Segurança Nacional – todo governo lança um novo e nenhum deles funcionou  até hoje– conta com a importação do sistema adotado pelos americanos em El Paso, na fronteira com o México. Imagino como será uma ação com tanta sofisticação nas divisas brasileiras com a Bolivia, Peru e Colombia - onde rolam propinas adoidado.

Vants sumiram

Por falar em ações de segurança nas fronteiras, as Vants – Veiculos Aéreos não Tripulados adquiridos no governos Lula e Dilma, de Israel, sumiram de vez. Até chegaram a ser ativados nas regiões barras pesadas de Foz do Iguaçu, no Paraná e na divisa do Mato Grosso do Sul com o Paraguai, mas acabaram parando por falta de manutenção. Rondônia tinha um e nem foi desencaixotado.

E a transparência?

Por falta de quorum a Comissão de Transparência, governança, Fiscalização, Controle e Defesa do consumidor do Senado não conseguiu realizar reunião anteontem. Se os parlamentares faltam até as reuniões para tratar de tranparência, como acreditar nesta comissão de membros fantasmas? O organismo só voltará a se reunir no próximo dia 23. Onde vamos parar com um  governo que não anda e com um Congresso tão omisso?

Ainda as passagens

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) traz a tona novamente a discussão do elevado preço das passagens aéreas no Congresso Nacional. Existe uma batalha de quase duas décadas das bancadas federais do AM, AC e RO na tentativa da redução das tarifas. Ocorreram até promessas do Planalto que não foram cumpridas pelos ministérios de governos anteriores.

Mãe Joana

Rondônia esta transformada numa monumenal casa da mãe Joana, terra sem lei. Na Ponta do Abunã os índios ameaçam novo bloqueio na BR 364, como forma de protesto e quem vai pagar o pato de novo é o Acre que fica desabastecido. Na Rodovia 319, que liga PVH a Humaitá, a ameaça de paralisação é por causa do transporte escolar. E têm mais presos fugindo, temos saude em colapso.

Via Direta

** Será que não ocorreu a nenhum jornalista amiguinho convidado a participar da coletiva do governador Marcos Rocha, perguntar o que foi feito com a economia de R$ 85 milhões nos primeiros 100 dias de governo? *** A gestão atual ganharia pontos explicando a dcstinação dos recursos, principalmente se foram destinados a saúde e a segurança publica *** O prefeito de Porto Velho Hildon Chaves segue a reformulação do seu corpo de secretários visando uma grande aliança para 2020.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

Moderação do agronegócio  - A força do PSL - O esvaziamento dos atos Pró-Bolsonaro - A coisa desandou

Moderação do agronegócio - A força do PSL - O esvaziamento dos atos Pró-Bolsonaro - A coisa desandou

Moderação do agronegócio Não há mais necessidade de oposição no Brasil: o próprio governo se dividiu tanto que a oposição pode assistir às confusões

Amazônia sob ataque - Prefeitos se queixam do FPM - Nome aos bois do "toma Lá, da cá" - Aquelas fitas...

Amazônia sob ataque - Prefeitos se queixam do FPM - Nome aos bois do "toma Lá, da cá" - Aquelas fitas...

Amazônia sob ataqueDepois da aguerrida campanha movida no Sudeste contra a Zona Franca de Manaus não é exagero dizer quer a Amazônia está sob ataque

No radar positivo -  O favoritismo de Lindomar Garçon - Lista enorme de candidatos a prefeito da capital

No radar positivo - O favoritismo de Lindomar Garçon - Lista enorme de candidatos a prefeito da capital

No radar positivoEstado que representa um microcosmo do Brasil, construído por migrantes de várias regiões, Rondônia já está no radar positivo dos d

O angu requentado - Dois prefeitos peladões - Municípios rondonienses estão perdendo zilhões

O angu requentado - Dois prefeitos peladões - Municípios rondonienses estão perdendo zilhões

O angu requentadoO ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse que planeja lançar até o início de 2020 um “programa ambicioso”, composto