Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Semana com turbulências


Semana com turbulências

Em Brasília a presidente Dilma Rousseff abre a semana em pé de guerra com o presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha. Na esfera estadual, o governo estadual é acuado com a Operação Ratazanas da Policia Federal, enquanto que na esfera municipal os vereadores da oposição tentam encurralar o prefeito Mauro Nazif com a CPI que investiga os casos de abusos na contratação de shows artísticos.

Não bastasse o cenário descrito, ainda temos greves em Rondônia, como a do INSS e a dos servidores federais que já estão com a machadinha de guerra levantada. Na Assembléia Legislativa, já em recesso, existe o desdobramento do processo que pode redundar na cassação do deputado estadual Edson Martins, ex-prefeito de Urupá. No Senado, Ivo Cassol, já condenado, está caminhando no patíbulo.

Tudo isto, e 2015 nem é ano eleições, quando o pau come solto entre governistas e oposicionistas. Pode-se imaginar o que teremos pela frente com as definições dos candidatos a prefeito e vereadores em 2016. Teremos certamente uma guerra bem acirrada.


Eleições 2016

Alguns deputados estaduais andam animados para entrar na disputa da prefeitura de Porto Velho. Acreditam que o atual prefeito Mauro Nazif (PSB) esta fragilizado e a deputada federal Mariana Carvalho (PSDB) sem disposição para enfrentar a peleja. Com isto, José Hermínio (PSD), Leo Moraes (PTB), Ribamar Araujo (PT) e Aelcio da TV (PP) estão na pista.

Ponte avança

Mesmo com as sabotagens das balsas que transportam caminhões e veículos a preços escorchantes na BR- 364, a Ponte do Abunã, ligando Rondônia ao estado do Acre, avança e toma forma para alegria de todos. Todos os pilares já estão bem adiantados e o aterro de uma das cabeceiras em andamento. Vamos ver se fica tudo pronto para as próximas enchentes.

Não cola

A justificativa da Friboi para fechar seus frigoríficos em Rondônia, de que falta matéria prima é uma mentida descarada. Com mais de 12 milhões de reses, Rondônia já é o sétimo estado no ranking dos maiores produtores de carne do país. A medida tem a ver, na verdade, como uma forma de obrigar os produtores a vender os bois mais barato no estado. È um cenário de cartelização.

A estruturação

 O PDT já trabalha na estruturação do partido para as eleições municipais deste ano em Rondônia. Alguns dirigentes estão visitando os diretórios municipais e analisando as composições. Em Porto Velho, o partido estuda as composições, em Ji-Paraná aponta o vice de Jesualdo Pires (PSB) que é candidato a reeleição. Em Cacoal, terá candidato próprio com Acelino Marcon e em Guajara Mirim, com Rodrigo Nogueira.

Olho vivo

Os jornalistas investigativos que vieram levantar casos rumorosos em Rondônia recomendaram para que a opinião pública fique de olho nos prefeitos e nos presidentes das câmaras de vereadores. Segundo eles, foram encontradas coisas de arrepiar. As tocas das ratazanas se espalham de Praia do Tamanduá a Serra do Touro, de Chê Guevara a Ilha dos Macacos.

Via Direta

*** Com uma gripe danada e o Congresso Nacional, Assembléia Legislativa e Câmaras de Vereadores em recesso, vou aproveitar para tirar a minha folga durante a semana *** E vou aproveitar o tempo para planejar a edição de aniversário do jornal, em setembro *** Trocando de saco para mala: o centro histórico de Porto Velho continua abandonado à noite *** As vitrines dos comerciantes são quebradas a tijoladas.  A bandidagem esta fazendo a festa.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

 A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)