Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Rondônia tem uma das taxas mais elevadas de estupros na região Norte - Por Carlos Sperança


Como almoxarifado

Sendo a democracia é um valor universal, a Associação dos Acionistas Críticos da Alemanha advertiu suas transnacionais que operam no Brasil sobre os grandes prejuízos que tiveram ao apoiar com seu silêncio a ditadura do 1º de abril de 1964.

A entidade, que compra ações de empresas para ter o direito, lá dentro, de servir como seu “Grilo Falante” crítico, identificou no silêncio a política de evitar polêmicas. Pilatos lavou as mãos em público, mas elas preferem o mínimo de exposição.

Uma das tarefas centrais dos CEOs das grandes empresas, não explicitadas em seus contratos, é evitar tudo que possa causar polêmica, saia-justa ou prejuízos para os acionistas. Faz sentido, portanto, a queixa do governador paraense, Simão Jatene, de que a mineradora Vale trata a Amazônia como seu “almoxarifado”.

Nesse caso, ao fugir da audiência pública da Comissão de Infraestrutura do Senado para tratar da renovação das concessões da Ferrovia Vitória-Minas e da Estrada de Ferro Carajás, o presidente da Vale, Fabio Schvartsman, apenas atendeu ao interesse da companhia.Só que a Vale é importante demais para se omitir. Ela está ligada inseparavelmente ao nosso futuro.


Eleições 2018

Os bocudos de plantão acharam que a campanha esta meio morna nesta arrancada inicial. Ocorre que nestes primeiros dias os candidatos ao Senado e ao governo estão gravando para os programas eleitorais para poderem então deslanchar as viagens pelo estado. Mas vêm aí os primeiros debates para esquentar a peleja. As torcidas já se preparam para voduzar os adversários.


É coisa de louco!

É espantoso o número de comunicadores, pastores evangélicos e militares, como candidatos a cargos eletivos na campanha 2018. O resultado de tanta sede ao pote será uma baita pulverização de votos nestes segmentos ocorrendo em algumas regiões até nuances de canibalismo. As queixas a respeito têm aumentado, mas segue o quadro vigente.


Com estratégia

O desemprego e a forte crise econômica em Porto Velho produzem coisas jamais vistas. Até na região central já existem marmitex a R$ 5,00 e salgadinhos de R$ 1,00. Mendigos e noiados jogam na estratégia para o pão de cada dia: fazem marcação cerrada nas padarias logo cedinho e a tarde acorrem em supermercados e restaurantes pedindo comida. A miséria, como se constata, só aumenta.


Dois candidatos

O Palácio do Planalto vem com dois candidatos à presidência da Republica na temporada. Henrique Meireles (MDB) para disfarçar e Geraldo Alckmin (PSDB), pilotando o centrão, conglomerado de partidos de sustentação ao governo Michel Temer, considerado o grande patrocinador desta articulação. Aos poucos as máscaras vão caindo.


Políticos abonados

Os políticos ligados ao narcotráfico devem estar bem abonados na região com fartura de matéria prima nesta temporada, faturando alto e sem problemas financeiros para as eleições 2018. Sem recursos para vigiar nossas fronteiras do tráfico de armas e de drogas, o País esta se transformando em refém dos cartéis paraguaios, bolivianos, peruanos e colombianos.


Via Direta

Rondônia tem uma das taxas mais elevadas de estupros na região Norte - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

*** Rondônia tem uma das taxas mais elevadas de estupros na região Norte *** Uma situação com a presença constante de parentes próximos e da impunidade *** É tanto candidato a governador e a presidente nesta temporada que o eleitor não sabe nem os nomes dos ditos cujos *** Fica difícil até para fazer pesquisa de intenção de votos tamanho desconhecimento dos eleitores das nominatas ***Dos comunicadores em campanha na capital, Marcelo Bennesby (PDT) vai se destacando na temporada.     

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Municípios quebrados e a Câmara Municipal de Porto Velho se transformou num parlamento de baixarias

Municípios quebrados e a Câmara Municipal de Porto Velho se transformou num parlamento de baixarias

Municípios quebradosMunicípios que não arrecadam o suficiente para os gastos obrigatórios ou que apresentam baixa qualidade de vida deveriam ser ex

Senador Marcos Rogério na ponteira e Adailton Fúria e Hildon Chaves estão na briga pela segunda vaga

Senador Marcos Rogério na ponteira e Adailton Fúria e Hildon Chaves estão na briga pela segunda vaga

Sem ferrãoQuando até os direitos dos condenados são defendidos com apetitosas reduções de penas, como se viu no episódio da dosimetria (nome pomposo

O clima eleitoral ainda está longe de esquentar, as coalisões de Hildon Chaves e esposas concorrendo

O clima eleitoral ainda está longe de esquentar, as coalisões de Hildon Chaves e esposas concorrendo

Nó na borrachaO desenvolvimento da ciência diariamente põe abaixo antigas crenças, da mesma forma que remotamente comprovou que a lua, o sol e fenô

Super El Nino em Rondônia, Acre e Amazonas e a crise do leite

Super El Nino em Rondônia, Acre e Amazonas e a crise do leite

Voando altoQuem conhece a Amazônia, ainda que superficialmente, não desconhece a presença dos nevoeiros que pairam sobre a floresta. O que nem todos

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)