Quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 - 19h17
.jpg)
Na peleja
Nos bastidores o que se comenta é que o governador Confúcio Moura pretende uma grande arrancada em 2013, sinalizando sua intenção de encarar a campanha pela reeleição, tendo como trunfo uma série de obras em andamento. Os últimos ajustes na máquina administrativa já estão ocorrendo.
O corporativismo
O presidente da Câmara dos Deputados Marco Maia (PT-SP) negou que haja corporativismo na casa de Leis, em entrevista a revista IstoÉ no caso do parlamentar Natan Donadon (PMDB-RO) já tri-condenado pela justiça. Segundo Maia, Donadon esta solto pela morosidade do próprio STF.
|
Assombrando
Sempre lembro que Rondônia funciona como um vulcão, ora em repouso, ora em erupção. Neste inicio de 2013, o vulcão voltou a expelir grossas camadas de lavas incandescentes, com a justiça apertando os envolvidos na Operação Termópilas. E vem mais gente enrolada por ai... |
Apertando
Para quem dizia que o novo prefeito iria encobrir as maracutaias da administração petista, os fatos vão demonstrando justamente o contrário: já rolam auditagens na folha de pagamento dos servidores, auditoria nas obras de viaduto, na Emdur e enfim, o pau esta atorando.
Bomba relógio
A grande verdade é que a atual gestão pegou uma bomba com efeito retardado e com pane deliberada – eu já falava deste assunto no ano passado - no sistema de computação. Por este motivo é que ocorreram problemas em áreas essenciais, como na chamada escolar e na distribuição de carnês de IPTU.
Eleições 2014
A presidenciável verde Marina Silva prepara o lançamento do seu novo partido no mês que vem e espera a companhia de expoentes do PSOL, como Heloisa Helena, partido pelo qual disputou a presidência na eleição passada. Como se vê, já começam as articulações para 2014.
Novo partido
Com a nova legenda registrada, quando fevereiro chegar, o Brasil terá seu 31º partido. A nova sigla concebida pela ex-senadora acreana está atraindo quadros de várias agremiações partidárias, entre tantos do PV, PSOL, PDT, PPS, PSDB, e do PT. A nova sigla abre decolagem.
A reeleição
A possibilidade do deputado federal Carlos Magno (PP-RO) não disputar a reeleição no ano que vem pode alterar a decisão do ex-prefeito de Ji-Paraná José Bianco em concorrer uma cadeira na ALE-RO. Neste caso, Bianco disputa a Câmara dos Deputados, herdando as bases de Magno na região central.
Os reflexos
Entre os possíveis reflexos da desistência de Magno, num efeito cascata, o ex-deputado federal Assis Canuto entraria na disputa por uma vaga na Assembléia Legislativa em dobradinha com Bianco a federal. São as primeiras especulações que correm na capital da BR para 2014.
Do Cotidiano
O nosso pós- eleições
Aconteceu algo decisivo no Brasil enquanto os partidos se debatiam internamente na busca de nomes para concorrer às eleições municipais. Após um traumático primeiro ano transcorrido no combate à corrupção, deu-se a queda de vários ministros e o efeito-cascata de muitas demissões no segundo escalão.
Nesse momento os petistas tradicionais tentaram chamar Lula de volta à cena e a oposição se arrepiou, abrindo uma campanha para tornar o julgamento do Mensalão também o julgamento político final do ex-presidente.
Enquanto esse embate seguia, nos bastidores, tão discretamente quanto possível a um paquiderme, a máquina do governo tecia a rede das parcerias público-privadas em torno das concessões no setor de transportes. Assim, as obras na Amazônia e a estruturação dos caminhos ganharam pleno destaque nos planos oficiais.
Não aconteceu nem a vitória dos neo-udenistas que pretenderam na arrancada moralista golpear a “presidenta”, como a sra. Dilma Rousseff gosta de ser chamada, nem da entourage de Lula, que ficou dependente do desempenho de seu pupilo, o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, nas eleições paulistanas.
A vitória, por enquanto, é do velho espírito desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek. Mas algo mais virá. As eleições vão traçar o mapa do poder nos estados, a partir de suas capitais e grandes cidades.
Se os candidatos ligados ao lulismo triunfarem na maioria das grandes cidades, haverá um embate entre o direito à reeleição da sra. Rousseff e os seguidores do ex-presidente que consideram suas prioridades como “privatizantes”.
A se confirmar o declínio lulista, porém, ela poderá reorganizar sua base e se garantir à reeleição com o apoio dos novos partidos que se apresentam no cenário da recomposição partidária.
A desindustrialização, já admitida, pode começar a ser conjurada nos meses finais de 2012 e levar o cenário “macro” de 2013 a um destino melhor que o desempenho decepcionante do PIB em 2011 e 2012.
O nó está no quesito empregos. A queda no ritmo da geração, a saturação do setor de serviços, com empregos de baixa remuneração, e o arrocho salarial no setor oficial, ameaçando uma sequência ainda maior de greves dos setores mais organizados do funcionalismo, serão grandes testes para o período pós-eleitoral.
Via Direta
*** As possíveis nomeações de Garçon, Bianco e Laerte Gomes no corpo de secretários do governador Confúcio não foram confirmadas *** Mas já se sabe que haverá alteração na Casa Civil *** Pela primeira vez, em feriado, não haverá ponto facultativo na prefeitura da capital...
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Pau cantando em cima de Paulo Moraes Filho e em Jaime Gazola
Taxa de repetiçãoMais que profetas, visionários ou instrumentos capazes de prever desastres ambientais, a escassez (e em consequência e elevação de

Vitória nacional e a força dos migrantes
Vitória nacional Uma grande conquista é o mínimo que se pode dizer da criação da primeira registradora nacional de créditos de carbono do Brasil, a

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas
A mandioca é nossaEm todos os setores, diariamente são comunicadas novas descobertas sobre a Amazônia. Isso não significa que só agora ocorrem desc

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista
Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)