Segunda-feira, 16 de setembro de 2013 - 18h01
.jpg)
Semana de expectativas
A semana é de expectativas. No Supremo Tribunal Federal, o Brasil aguarda ansiosamente uma decisão se haverá ou não um novo julgamento dos mensaleiros. Em Rondônia, na Assembléia Legislativa, a opinião pública clama pelo inicio os trabalhos de uma Comissão Processante, ainda acéfala de relator, destinada a analisar os casos dos parlamentares flagrados na Operação Apocalipse. Na Câmara de Vereadores se cobra resultados e punições dos vereadores envolvidos na chamada Orcrim.
Em infra-estrutura, temos pela frente também coisas amarradas, proteladas e catimbadas como é o caso da dragagem do Rio Madeira, nesta época do ano objeto de acidentes, por conta da queda das águas e do seu assoreamento, prejudicando o grande eixo fluvial de transportes da região amazônica. E será que a nova promessa de recuperação da BR 429, que liga Presidente Médici á Costa Marques, no médio Guaporé será para valer? A população hesita em acreditar no DNITT.
Ainda existem expectativas por conta de uma minirreforma administrativa anunciada pelo prefeito Mauro Nazif. Na saúde, já ocorreu à troca, agora outras pastas podem ser reformuladas para que funcionem melhor.
Asas crescidas
Em vista do deputado federal Carlos Magno com impedimentos para disputar eleição, o prefeito de Rolim de Moura César Cassol hesitando em assumir o projeto de disputar o governo do estado, o deputado Neodi Carlos, ex-presidente da Assembléia Legislativa entrou na peleja pela indicação para receber o apoio do senador Ivo Cassol. Já esta de asas crescidas.
Fase de consultas
Neodi – assim como ex-governador Bianco e o prefeito Alex Testoni – entrou na fase de consultas por Rondônia afora. Ele entra na disputa com o apoio de lideranças regionais, respaldo da classe madeireira, e espera montar uma base aliada liderada pelo trio PP/PR/PPS. Sendo candidato, entra num combate decisivo no primeiro turno na sua base, o Vale do Jamari, com o governador Confúcio.
Fazendo as contas
Fazendo as contas, constata-se estes nomes se movimentando com vistas ao Palácio Presidente Vargas, além de Confúcio (PMDB) já tocando seu projeto a reeleição: o Padre Tom (PT) já encarando as visitações no estado; o ex-governador José Bianco (DEM) na fase de consultas, o prefeito Alex Testoni (PSD) também se articulando e agora, Neodi Carlos (PSDC). Expedito Jr (PSDB) depende de recursos perante o TSE para se garantir.
A opção
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) desiludiu de vez as bases eleitorais do PDT ao rejeitar a disputa pelo governo e tocar seu projeto de reeleição. Alegou que já tem compromisso firmado para a reeleição do governador Confúcio Moura e que deseja evitar o divisionismo político da base aliada governista.
Final de semana
Ao meio dos escândalos gerados nos últimos anos, a classe política começa a se mexer para as eleições do ano que vem. É que a necessidade faz o sapo pular e todo mundo já esta pensando na montagem de nominatas para Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados. PV, PDT, PSD e PMDB agitaram o interior no final de semana.
Chapa única
Na capital tudo se encaminha para uma chapa de consenso para o Diretório Municipal do PDT. Consultados os convencionais, chegou-se a um acordo em torno do nome do vice-prefeito da capital Dalton Di Franco, possivelmente pré-candidato a Câmara dos Deputados nas eleições do ano que vem. Assume com o abacaxi de chutar o traseiro do cabo Anjos, envolvido na operação Apocalipse.
Via Direta
*** Com palestras no encontro estadual de Ariquemes, o PMDB abriu sua jornada para as eleições de 2014 *** Vai suar muito para se recuperar do vexame nas eleições municipais do ano passado *** Já, o PT acredita que esta em fase de recuperação e em condições de eleger pelo menos dois deputados federais no ano que vem.
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas
A mandioca é nossaEm todos os setores, diariamente são comunicadas novas descobertas sobre a Amazônia. Isso não significa que só agora ocorrem desc

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista
Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas
Diálogo de surdosOs presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, tiveram há pouco uma amistosa conversa por telefone. A imprensa amer

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas
Gol científico Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)