Sexta-feira, 18 de julho de 2014 - 05h01
Rivalidades tribais
Com tantos candidatos e a conseqüente fragmentação de votos, é previsível uma eleição em dois turnos em Rondônia. E o que mais deverá agitar esta campanha são as rivalidades tribais tão exacerbadas há décadas e as alianças de forças beligerantes nos dois turnos para combater os inimigos.
Vejam algumas situações que poderão acontecer por causa das disputas tribais nas eleições 2014. 1 – Caso Confúcio Moura (PMDB) garanta vaga ao segundo turno contra Jaqueline Cassol (PP), possivelmente terá o apoio de Expedito Junior (PSDB), inimigo dos cassolistas 2 – Se for Expedito a seguir para o segundo turno contra a representante cassolista, será ele a ganhar o apoio de Confúcio. 3 - Num possível confronto entre Expedito x Padre Ton, os cassolistas fechariam imediatamente com os petistas e assim por diante.
Como nada foi combinado com os alemães e holandeses, e as forças políticas estão muito divididas no estado e os efeitos manadas só ocorrem no último mês de campanha, temos uma eleição em aberto, com possíveis reviravoltas. A primeira delas já esta identificada: o petista padre Ton tem crescido muito na capital.
Vôo tucano
O candidato ao governo Expedito Junior (PSDB) participou ontem em São Paulo de reunião com colegas tucanos que disputam os governos de outros estados. Na oportunidade foi discutida estratégias de campanha e as visitas do presidenciável Aécio Neves nos estados. Quanto à dobradinha ao Senado com Moreirão Mendes (PSD) ainda não esta definida, aguardando julgamento de recursos.
A largada
Candidato a reeleição, o governador Confúcio Moura (PMDB) abriu a jornada visitando obras de vulto da administração estadual em Porto Velho, como a Escola Murilo Braga, na região central. Uma escola realmente de primeira linha. O Espaço Alternativo e as moradias populares são outras cartas do representante chapa branca para crescer na capital.
As comunicações
Rolou nos bastidores durante a tarde de ontem que pessoas ligadas ao empresário e senador licenciado Ivo Cassol teriam arrendado o jornal Estadão do Norte para a campanha eleitoral. O Grupo já detém uma rede de emissoras de rádio e agora entrou no ramo de mídia impressa o que mostra desde já otimismo no resultado das urnas a favor de Jaquilene e Ivone Cassol.
Central de boatos
A central de boatos rolou solta nas últimas horas, vejam o que se fala nos bastidores dos candidatos. 1- Que o governador Confúcio Moura tem um plano B, caso não emplaque nas pesquisas 2 – Que se Expedito Júnior não conseguir o registro de candidato ao governo seria substituído pelo ex-prefeito de Ji-Paraná José Bianco (DEM) 3 – Que o cacique Ivo Cassol coordenador da aliança PR/PP/PPS poderia substituir a irmã Jaqueline – se esta não decolar - pela sua esposa Ivone ao governo.
Enfim, o recesso
Se tudo der certo, já que ainda na quarta-feira existiam matérias pendentes para serem votadas, o Congresso Nacional entra finalmente em recesso e nossos deputados federais e senadores, depois dos escorços concentrados, poderão finalmente cuidar das disputas eleitorais em seus estados. O senador Odacir Soares, o raposão, já assumiu pegando recesso.
Via Direta
*** A bruxa andou solta contra os jornalistas. Primeiro o Solano (SGC) se recuperando de AVC e na quarta-feira Valdir Costa com derrame na vista *** Entre mortos e feridos todos – felizmente! - escaparam do Tonhão *** Aluízio Vidal, o candidato ao Senado do PSOL trabalha no planejamento de campanha e das gravações para o horário eleitoral.
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Hildon Chaves fazendo as contas e a representatividade eleitoral da capital
Trump assustaDepois da ação cinematográfica dos EUA de sequestrar Nicolás Maduro dentro do esconderijo mais protegido na Venezuela, o mesmo pode aco

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado
A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou
Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados
Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)