Porto Velho (RO) domingo, 21 de julho de 2019
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Riquezas saborosas - As cracolândias - Nazif no trecho - Daniel Pereira vai ser candidato


Riquezas saborosas - As cracolândias - Nazif no trecho - Daniel Pereira vai ser candidato - Gente de Opinião

Riquezas saborosas

São frequentes e variadas as descobertas sobre a flora e a fauna amazônicas. A proposta de usar a tecnologia para fazer da região um “Vale do Silício da biodiversidade”, expressão de Renata Puchala, especialista em sustentabilidade, faz sentido a cada nova revelação feita pelo solo amazônico. Renata diz que “há mais vida embaixo da terra que em cima”, mas é impossível ter certeza, tantas são as novas revelações.

Correu mundo a notícia sobre o “sapo morcego” que só existe no Brasil e recebeu o nome científico de Dendropsophus ozzyi. O sapo se comunica por cantos de alta frequência, como os morcegos. Por  sua vez, a aranha Myrmecium nogueirai virou notícia por se parecer mais com as formigas.

Pode ser que muitos vejam apenas como curiosidades remotas e intocáveis o “sapo-morcego” ou a “aranha-formiga”, mas entre as  apresentadas pela região grande parte delas se refere à culinária, ao alcance do paladar e do sonho de consumo de qualquer pessoa no mundo.

Em recente feira causou frisson um chocolate feito com a formiga içá. O sabor do chocolate e das surpresas amazônicas em um mesmo e delicioso produto pode ser um ótimo símbolo para tudo de bom que a região pode proporcionar em lugar de más notícias sobre destruição e criminalidade.

..........................................

As cracolândias

A transferência da sede da prefeitura de Porto Velho do decadente Paço Tancredo Neves para o Prédio do Relógio, teve aprovação dos historiadores, da classe politica e da população. Além do resgate da história, a necessidade de revitalizar o movimento do centro histórico estão embutidos no ato. Mas agora é preciso seguir em frente e agir contra as cracolândias instaladas naquela região.

Nazif no trecho

Visando conter a migração para o partido Solidariedade do ex-aliado Daniel Pereira o deputado federal Mauro Nazif, presidente estadual do PSB percorre o estado. A legenda socialista perdeu quadros para a legenda concorrente (Solidariedade) na capital e em alguns municípios do Cone Sul rondoniense, base do ex-governador tampão, agora no comando do Sebrae.

Cara de vices

Conforme as especulações nos meios políticos os ex-deputados estaduais Hermínio Coelho e Jezoino Boabaid, derrotados nas eleições de 2018, que se dizem candidatos à prefeitura de Porto Velho no ano que vem, na verdade querem serem vices. No entanto, embora com “cara” de vices, tanto um como outro são determinados. Não são de fazer joguinhos deste tipo e já estão no trecho.

Projeto confirmado

Em visita ao Diário no meio da semana o ex-governador Daniel Pereira, presidente regional do Solidariedade, confirmou o propósito de disputar o Paço Tancredo Neves no pleito do próximo ano. Com este propósito deverá contar com o apoio dos cassolistas, já que o ex-prefeito de Ouro Preto Carlos Magno e o ex-deputado estadual Tziu Jidaias estão filiados ao seu partido.

Sonho de consumo

O sonho de consumo dos políticos rondonienses, conforme um ex-governador é ser prefeito do município de Pimenteiras, no extremo sul do estado, as margens do piscoso Rio Guaporé, na fronteira com a Bolívia. Peguntei porque e ele me veio com esta: “É que a prefeitura fica de frente para o rio. De um lado a gente atende a população, de outro, se vira e pesca!” Tá bom...

Via Direta

*** O prefeito Hildon Chaves (PSDB) corre trecho, lança novas obras inclusive os distritos,  já recuperando em parte a popularidade perdida durante a estação das chuvas *** Lembrando, que nos 21 distritos da capital, estão alojados mais de 60 mil eleitores, sendo União Bandeirantes a grande vitrine *** Leitores e internautas se  tem perguntado nas últimas semanas quem é o deputado gay e o prefeito  noiado peladão em Brasilia *** Ambos já foram identificados, mas medo de processos ninguém publica nadinha da silva

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

Amazônia é maior - Macacos velhos - PSL perdendo força - Grandes destaques da primeira ALE

Amazônia é maior - Macacos velhos - PSL perdendo força - Grandes destaques da primeira ALE

Amazônia é maior A Amazônia, maior floresta tropical do mundo, não precisa o favor de ser esticada para assegurar esse título. Mesmo com limitações

Política para o turismo - Corredor do pó - Midias sociais - Sem trégua com Energisa

Política para o turismo - Corredor do pó - Midias sociais - Sem trégua com Energisa

Política para o turismoNos EUA, o especialista em turismo Júlio Gavinho ouviu de um amigo: “Americanos gostam de lugares com sol o tempo todo, comid

Pacto ou desarmonia - Vinicius Miguel nas paradas - Pau no Flores! - Dois bicudos -Funcionários fantasmas

Pacto ou desarmonia - Vinicius Miguel nas paradas - Pau no Flores! - Dois bicudos -Funcionários fantasmas

Pacto ou desarmoniaA ONU e o G20 são ambientes de globalização e os países que recaíram no nacionalismo intransigente terão dificuldades para lidar

O acordo para Rondônia - As emancipações - Cartas na manga de Hildon Chaves

O acordo para Rondônia - As emancipações - Cartas na manga de Hildon Chaves

O acordo para RondôniaO entusiasmo com o acordo celebrado entre o Mercosul e a União Europeia só faz sentido imediato para o presidente Macri, candi