Quarta-feira, 12 de junho de 2013 - 21h30

Milhares de corruptos
Aos milhares, como uma praga que se espalha agora como herança para filhos e netos entrando na política já com o DNA da rapinagem, os corruptos vão tomando conta do cenário político nacional. Onde quer que seja, eles predominam e já são mais de 77 mil processos em andamento, seja por improbidade administrativa ou crimes contra a administração pública neste País.
O Estado de Rondônia, infelizmente, contribui muito com este cenário. Os grandes corruptos locais estão soltos ou foragidos, ou beneficiados pela lentidão da lei com sua infinidade de recursos, como é o caso do deputado federal Natan Donadon, um dos mais longevos impunes da política brasileira. Até nisto fazemos história e a gente nem esperava esta situação, depois de ter abrigado a célebre bancada do pó nos anos 80.
Em nosso estado, o procurador Héverton Aguiar tem sido um dos ícones no combate a corrupção. Em recente palestra a respeito, no TCE, ele afirmou que existem 600 mil pessoas presas e mais 580 mil com mandatos de prisão para cumprir no País, tal a presença do crime organizado. A única boa noticia é que R$ 88 bilhões já foram recuperados. É pouco, mas já é alguma coisa a comemorar, num país onde reina a impunidade.
Pulando cirandinha!
Embora o senador Ivo Cassol negue acordo com o PT, prosseguem os entendimentos a nível nacional entre o PP e o partido de Lula para uma aliança em cinco estados. Os petistas apoiariam candidatos aos governos estaduais do PP e em troca o partido fecharia apoio ao projeto de reeleição da presidente Dilma Roussef.
Acordo nacional
No pacote do acordo nacional, negociado pelo presidente Ruy Falcão e pelo ministro da Educação Aloizio Mercadante, os petistas apoiariam nas eleições do ano que vem a senadora Ana Amélia no Rio Grande do Sul, a deputada federal Rebeca Garcia no Amazonas e o senador Ivo Cassol em Rondônia, ou o candidato do partido, caso Cassol esteja impedido, entre outros.
As articulações
Pelo menos 16 estados brasileiros- entre eles o de Rondônia – estão mobilizando suas bancadas federais para aprovação de um projeto mais justo a todos eles no que tange a distribuição do Fundo de Participação dos Estados -FPE. As discussões em torno do assunto foram iniciadas no Congresso Nacional.
Nossos gargalos
A Comissão da Agricultura do Senado realiza audiência pública no próximo dia 21 em Espigão do Oeste para tratar dos gargalhos da infra-estrutura de Rondônia e do vizinho Mato Grosso. A situação precária das rodovias serão priorizadas no encontro que será transmitido pela TV Senado para todo País.
Nem voduzando
A cada aceno pelo Supremo Tribunal Federal – o mais recente ocorreu nesta semana – da possibilidade da cassação definitiva do deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO), o ex-senador Amir Lando, que é o primeiro suplente corre à Brasília para voduzar, na esperança de assumir a vaga do ex-pupilo. O advogado Nabor Bulhões acredita que Natan conclui o mandato.
Melhor estratégia
Finalmente o ex-prefeito Roberto Sobrinho identificou a melhor estratégia para os vários processos imputados pela justiça, no que se refere à mídia, que é ficar caladinho da silva para ser esquecido. Cada vez que aparecia na imprensa para responder o indefensável às feridas eram reabertas - e o pau cantava.
Via Direta
*** O senador Acir Gurgacz participa do horário nacional gratuito do PDT nos próximos dias *** PT e PMDB são os partidos que mais recebem doações das empresas privadas, principalmente de empreiteiras *** Das 20 creches previstas pelo PAC para Porto Velho só duas foram concluídas...
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Hildon Chaves fazendo as contas e a representatividade eleitoral da capital
Trump assustaDepois da ação cinematográfica dos EUA de sequestrar Nicolás Maduro dentro do esconderijo mais protegido na Venezuela, o mesmo pode aco

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado
A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou
Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados
Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)