Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

PREJUÍZO: greves têm prejudicado a estratégia da arrancada para a reeleição de Confúcio Moura


Pobres municípios

Mais uma vez os municípios brasileiros foram sacrificados com os cortes do orçamento da União 2013. De um lado, fora podados mais de R$ 15 bilhões das emendas parlamentares dos deputados federais e senadores,  recursos que  respondem por um naco importante de obras municipais, complementando orçamentos magérrimos.

Não bastasse o golpe aplicado nas emendas parlamentares, deixando os integrantes do Congresso Nacional mais uma vez desprestigiado – os parlamentares utilizam estes recursos para atender suas bases eleitorais – veio uma outra foiçada, da presidente Dilma Roussef no Ministério das Cidades, com cortes na ordem de R$ 5 bilhões.

Não é segredo para ninguém a situação de penúria dos prefeitos brasileiros que acorrem a Brasília nas suas marchas municipalistas pelo menos duas vezes por ano para choramingar recursos de pires na mão. Estimativas da entidade que congrega os alcaides dão conta que a maioria deles está encrencada até o pescoço com os efeitos da Lei de Responsabilidade Fiscal. Por isto, os recursos contingenciados vão  fazer muita falta,

Até na roça?

A criminalidade esta chegando com força na roça. Muitas propriedades rurais em Rondônia tem sido alvo de roubos e assaltos, tornando uma situação preocupante no meio rural. São os bandidos, migrando das periferias das cidades para o butim nas chácaras e fazendas.

A segurança

Ainda falando em termos de segurança, Candeias do Jamari discutiu em audiência pública no final de semana, na Câmara de Vereadores os problemas locais.  Conclusões: 1- Que falta estrutura para combater a bandidagem 2- A migração dos marginais da capital colabora no elevado índice de roubos e assaltos - e salve-se quem puder!

O termômetro

Com o lançamento do seu pacote de obras no interior – principalmente no tocante a moradias – o governador Confúcio Moura vai medindo seu termômetro para seu projeto a reeleição. Ele foi bem claro no inicio do ano: antes de confirmar sue projeto de reeleição vai ligar também se desconfiômetro.

A medição

Mas não é apenas Confúcio Moura que esta testando sua força nas bases em peregrinações pelo interior. O prefeito de Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni (PSD) também ausculta as bases, depois de uma licença do cargo, para ver se esta em condições de disputar o posto de governador no ano que vem.

Os prejuízos

As greves têm prejudicado a estratégia da arrancada para a reeleição do governador Confúcio Moura, já que a cada lançamento do pacote de Bondades, os grevistas aparecem para vaiar e causar confusão. Em regiões onde a oposição é mais encrenqueira – casos de Porto Velho e Vilhena – o bicho pega mais pesado.

As alternativas

Já, os desafetos Ivo Cassol (PP) e Expedito Junior (PSDB) falam em entrar na disputa ao Palácio Presidente Vargas, mas com problemas para serem resolvidos na justiça eleitoral, também miram nomes alternativos – principalmente de parentes - para a peleja ao governo no ano que vem.

Via Direta

*** As diárias se transformaram em mais um foco de dinheiro publico no ralo em Rondônia em todos os níveis *** É bom o Ministério Público ficar de olho, já que os abusos se multiplicaram *** Alarmante: o crack desembarca com força nos povoados quilombolas e aldeias indígenas rondonienses. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

A mandioca é nossaEm todos os setores, diariamente são comunicadas novas descobertas sobre a Amazônia. Isso não significa que só agora ocorrem desc

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas

Diálogo de surdosOs presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, tiveram há pouco uma amistosa conversa por telefone. A imprensa amer

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas

Gol científico Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)