Terça-feira, 11 de novembro de 2014 - 05h05
Na Era Confúcio
O governador Confúcio Moura encerra seu primeiro mandato com balanço positivo, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal e garantindo prioridade para obras inacabadas – casos do Espaço Alternativo e Rua a Beira - e o anuncio de outras, como uma nova rodoviária para Porto Velho e o contorno Norte (batizado por ele como rodovia Expressa).
Em estado de graça pela vitória consagradora nas eleições de outubro, numa virada suada, Confúcio Moura começa a projetar seu novo corpo de secretários. Também deverá influenciar desta feita na sucessão no Poder Legislativo porque na última vez que deixou a coisa rolar solta a oposição tomou conta do pedaço e infernizou sua vida durante os últimos quatro anos.
Sobre as eleições, o governador lembra que a base aliada fez barba, cabelo e bigode. Elegeu o governador, o senador e a maioria dos deputados federais (5x3) e estaduais (14x10), e isto significa dizer que terá maioria na bancada federal de Rondônia em Brasília e na sua base de sustentação no Poder Legislativo estadual.
Os suicídios
O mapa da Violência 2014 aponta um aumento de 40 por cento na taxa de suicídios entre jovens de 10 a 14 anos na última década no Brasil. Na Amazônia, os números disparam entre os índios. Temos estatísticas aterradoras: aumento em 137 por cento no Estado do Amazonas nos últimos anos e nos estados do Acre e Rondônia as taxas dobraram. A coisa impressiona.
Nos bastidores
A disputa pelas melhores salas, tanto na Assembléia Legislativa de Rondônia como na Câmara dos Deputados, motiva os novos parlamentares rondonienses a se espichar. Em alguns casos, onde a estrutura é melhor, cobra-se até ágio pelo antecessor. Enfim, a peleja pelas salas mais cobiçadas é a dentadas. Os mais articulados estão se dando melhor. Não pode mesmo é vacilar...
As demandas
Muitos prefeitos rondonienses já começaram a reduzir os gastos com obras – em alguns casos até com demandas sociais – para conseguirem se adaptar a rigorosa Lei Fiscal e também assegurar o pagamento do salário do mês de dezembro, do décimo terceiro e encargos sociais. Portanto, cara-pálidas do interior, o que já era meia boca em Rondônia
vai ser pior ainda...
A maratona
Depois de uma maratona dura no primeiro turno pela reeleição ao Senado e no segundo no apoio decisivo ao governo Confúcio Moura, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) vai tirar um dias de recesso durante a semana. Prestigiado pelo Diretório Nacional, no próximo mandato Acir será mantido na liderança do PDT e indicado para importantes comissões técnicas no Congresso.
Dose dupla
Saímos de uma eleição recentemente, passaremos pelas eleições municipais de 2016 e na base aliada – entusiasmada com os resultados nas urnas - já se cogita dois candidatos ao Senado nas eleições de 2018: o senador Valdir Raupp a reeleição e o governador Confúcio Moura. Como serão duas vagas ao Senado o PMDB pode lançar dois candidatos.
Via Direta
*** O final de ano é de choro e ranger de dentes com tantos assaltos, arrombamentos e saidinhas de banco na capital *** Continua o mistério do sumiço de bebês e até agora ninguém sabe o que aconteceu direito *** A prefeitura de Porto Velho acredita que com os investimentos feitos em drenagem as alagações serão menores neste ano. Será?
.jpg)
.
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado
A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou
Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados
Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?
Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)