Quarta-feira, 30 de outubro de 2013 - 18h01
O jogo de estratégia
As movimentações em torno da corrida sucessória estadual colocam o governador Confúcio Moura já em campanha pela reeleição, tendo de outro lado, como possíveis candidatos oposicionistas José Bianco (Democratas), Neodi Carlos (PSDC), César Cassol (PP), Alex Testoni e Hermínio Coelho (PSD) e Expedito Júnior (PSDB), o último inelegível já percorre o estado para fazer divulgar o nome do filho, Expedito Ferreira, a Câmara dos Deputados.
Pelo quadro de candidaturas e pela fragmentação do eleitorado, teremos eleições possivelmente em dois turnos. Num quadro como este, o PT que tem feito em torno de 20 por cento dos votos no estado tradicionalmente, mesmo mais sujo do que poleiro, teria condições de batalhar em pé de igualdade com as demais postulações para colocar um nome no segundo turno, mas tudo indica que irá a reboque do PMDB, talvez indicando vice.
Neste contexto - sem Pelés, o seja, sem grandes favoritos - também é interessante acompanhar os movimentos no tabuleiro do senador Ivo Cassol (PP) que impedido de disputar o pleito por ter se transformado em ficha suja, esta lançando duas candidaturas da sua base: para ver a qual vai colar: a do seu irmão César Cassol e a do ex-presidente da ALE Neodi Carlos. Pergunta-se: Uma delas seria de escuderia, destinada só para bater nos adversários, ou o grupo rachou mesmo?
Com equilíbrio
A aliança PSB/PDT à Câmara dos Deputados terá um trio disputando a hegemonia da coalizão palmo a palmo na eleição do ano que vem: o deputado federal Marcos Rogério, que peleja pela reeleição; o vice-prefeito de Porto Velho Dalton di Franco e o sindicalista Daniel Pereira. Se o DEM vier junto, ainda terá o reforço do ex-governador José Bianco.
Onda de assaltos
Impressiona como tem aumentado os assaltos e arrombamentos nas duas regiões mais populosas da cidade, na Zona Leste (eixo Tancredo/JK/Ulysses), e Zona Sul (Eldorado/Caladinho/Cohabs). No final do ano, com muita gente viajando, a tendência é que os arrombamentos aumentem mais ainda, já que muita gente vacila na vigilância.
Rede hoteleira
Com uma magnífica rede hoteleira, Porto Velho terá dentro em breve mais duas inaugurações de renomadas cadeias internacionais. Enquanto isto, os hotéis de médio porte já disputam hóspedes com promoções autofágicas, coisa que nem se imaginava no ápice da construção das usinas quando faltavam vagas nos estabelecimentos.
Ações públicas
Nada mais, nada menos do que 17 dos 20 maiores investimentos do BNDES em infraestrutura na Amazônia tem ações correndo dos Ministérios Públicos. Em Rondônia, as usinas de Jirau é a campeã, com oito, vindo em seguida a Usina de Santo Antônio com 4. Em toda a região, a campeã de ações é a Usina de Belo Monte, no Pará, com 24.
O levantamento
Conforme levantamento da Agência Pública Eco, os maiores problemas relacionados às ações na região com as usinas são relacionadas a estudos de impacto ambiental, falta de diálogo com as comunidades e abusos contra trabalhadores nas obras financiadas pelo banco. Acrescentaria, por minha conta, como demais problemas existentes nas obras amazônicas: superfaturamento e chantagens de políticos com as usinas.
Pastores
Em anos pré-eleitorais aumenta sensivelmente o numero de pastores evangélicos em Rondônia, o terceiro estado do País (somente abaixo do Rio de Janeiro e Espírito Santo) com maior contingente de evangélicos. Já se constataram infiltrações, muitos lobos vestidos de cordeiros, fingindo que são crentes só para se dar bem com o segmento. É importante que os cristãos saibam separar o joio do trigo nas eleições.
Via Direta
*** Chutado
do seu espaço no estádio Aluizio Ferreira, o Sindicato dos Jornalistas continua sem sede *** O presidente Carlos Alencar busca parcerias para uma nova morada e projeta a mudança para o final de ano *** O PSDC de Edgar do Boi e Neodi Carlos já têm adiantadas as chapas para ALE e Câmara dos Deputados no ano que vem.
O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026
O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us