Sábado, 10 de março de 2012 - 05h34
A mobilização
Hoje todos os caminhos dos pedetistas convergem para a capital da BR, Ji-Paraná, sede de encontro estadual do PDT, sob o comando do senador Acir Gurgacz. Lá, Acir e a militância da legenda vão recepcionar o presidente nacional Carlos Luppi, que vem especialmente para o evento.
Os pré-candidatos
Em Ji-Paraná, importantes pré-candidatos pedetistas como Marcito Pinto, Dalton di Franco e tantos outros se farão presentes. Em pauta a política de alianças a ser adotada e a definição das nominatas a vereança nos municípios.
Difícil escolha
O “Frentão” cresceu, encorpou e agora esta diante de um dilema em Porto Velho: escolher a cabeça de chapa e seu postulante a vice sem magoar as siglas preteridas. No PSD tem Hermínio Coelho, no PR Miguel de Souza, no PV Lindomar Garçon, no PSDB o promotor Ivo Benitez.
Cedendo terreno
Como a Frente Suprapartidária é uma aliança estadual e já visa às eleições ao governo e ao Senado em 2014, os partidos preteridos na capital na escolha da chapa serão compensados nas disputas de outros colégios eleitorais, como Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena.
Ivo x Expedito
As eleições deste ano vão colocar em lados opostos dois grandes caciques disputando a hegemonia na Zona da Mata. A briga começa em Rolim de Moura, onde Ivo apóia seu irmão César Cassol e Expedito, Luizão do Trento. Nos demais municípios da região a peleja será na mesma toada.
Uma limpa
O projeto ficha limpa e as contas reprovadas estão tirando 171 políticos das eleições de outubro em Rondônia, entre eles nomes sobejamente conhecidos. Em Ji-Paraná, por exemplo, Juarez Jardim, Anselmo, Edvaldo; em Jaru Sônia do PT; em Cacoal Glaucione Nery; em Pimenta Bueno, Brito do Incra.
Eleições 2012
Na largada na capital, já se percebe um jogo de estratégia em andamento. Existe uma proposta de isolamento especialmente desenhada para Mauro Nazif (PSB), que abriu a corrida sucessória liderando as pesquisas. O Frentão já abocanhou cinco legendas e o PMDB e PT vão deixar poucas siglas disponíveis.
Choro tucano
Mas quem mais perdeu com os efeitos do ficha limpa e contas reprovadas no estado foi o PSDB, Em Ariquemes ficou impedida a ex-prefeita Daniela Amorim; em Rolim de Moura, a ex-prefeita Milene Mota e em Ji-Paraná, o ex-vereador Isau. Eram do PTB, o reino dos sanguessugas.
Prévias petistas
O PT achou uma forma de oxigenar o partido e mobilizar sua militância com a realização de debates entre os candidatos que participam das prévias para a escolha do seu candidato a prefeito. Fátima Cleide, José Nelmar, Miriam Saldanha e Cláudio Carvalho começam as discussões durante a semana.
Do Cotidiano
O forte crescimento brasileiro em 2010 apontou uma dura realidade que o ufanismo oficial escondeu: a economia brasileira perde em dinamismo industrial e depende excessivamente de produtos primários, enquanto se mantém no atraso tecnológico do tipo relativo – ou seja, mesmo que apresente alguma evolução, nem assim consegue acompanhar o passo das nações mais desenvolvidas.
O Brasil vai mal no ranking mundial de registro de novas invenções. O crescimento das pesquisas científicas ocorre aqui em velocidade menor do que nos países asiáticos, como Coreia do Sul, China e Índia. Isto vai se traduzir em perdas econômicas irrecuperáveis.
Mas há uma flor no lodo: apesar do atraso relativo, do escasso incentivo à inovação e da diminuta participação do Brasil no quadro de novas patentes, há empresas brasileiras que ousam ir além e pretendem uma posição de ponta mesmo nos nichos mais avançados da economia mundial.
Localizada em Piracicaba, no interior de São Paulo, a Bug Agentes Biológicos está entre as 50 companhias mais inovadoras do mundo, de acordo com o ranking da revista norte-americana Fast Company. Empresa de biotecnologia fundada por estudantes de pós-graduação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), a Bug frutificou com o apoio do Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe), do governo paulista.
A empresa de controle biológico foi apontada pela revista norte-americana como a 33ª mais inovadora mundialmente, na lista encabeçada pelos gigantes de tecnologia Apple, Facebook e Google. A Bug foi considerada pela publicação a mais inovadora do Brasil, à frente da Petrobras e da Embraer. A Fast Company destaca que a Bug produz em massa vespas para combater larvas e percevejos que ameaçam lavouras de cana-de-açúcar e de soja, que representam as duas maiores e mais lucrativas culturas agrícolas do Brasil.
Em 2011, a Bug começou a aperfeiçoar uma forma de liberar as vespas que produz em plantações de cana-de-açúcar da mesma forma como os inseticidas são pulverizados sobre lavouras da cultura por meio de aviões. O Brasil é o terceiro maior exportador agrícola do mundo (atrás dos Estados Unidos e da União Européia).
Via Direta
*** Os pré-candidatos do PMDB, com cargos de confiança, começam a deixar o governo na próxima semana *** O presidente da ALERO Hermínio adotou discurso de candidato a prefeito de oposição na capital *** O DEM ainda não debateu sua política de alianças...
As mudanças partidárias projetadas ao longo de 2025
Tudo se transformaHá um imenso cemitério de almas virtuais nas nuvens. São pessoas que abandonaram perfis criados nas redes sociais ou que falecera
O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026
O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história