Domingo, 5 de agosto de 2012 - 15h14
Disposto a resgatar a hegemonia política na Capital, o PMDB terá candidatura própria pela primeira vez em 27 anos. O último candidato eleito pelo partido em Porto Velho foi Jerônimo Santana, em 1985, para um mandato tampão. Nas décadas seguintes, o partido foi atrelado como coadjuvante nas administrações de José Guedes (PSDB), Carlinhos Camurça (PTB) e nas duas de Roberto Sobrinho (PT).
Segundo o presidente do Diretório Municipal, Abelardo Castro Neto, o Abelardinho, que assumiu o comando da campanha do candidato Zé Augusto depois de deixar a Secretaria de Obras do governo estadual, o lançamento de candidatura própria se trata de um fato histórico. “Deixamos para trás a estratégia de coadjuvante, agora pretendemos ser protagonistas”, disse.
Ele liderou a corrente do partido que exigia candidatura própria e foi vitorioso frente à facção que defendia aliança com o PT, onde seria indicado o vice. “O tempo mostrou que nossa estratégia era acertada e nosso candidato começa a empinar sua campanha”, arremata.
O dirigente peemedebista asseverou que o partido tem pesquisas internas projetando um rápido crescimento da postulação do médico José Augusto. Ele acredita que em 2012 teremos eleições em dois turnos, “porque existem muitos candidatos fragmentando o eleitorado e a população está muito desacreditada com a classe política. Temos mais de 60 por cento de indecisos. Ninguém tem campanha definida, vitória assegurada”, avalia.
A ideia da coordenação de campanha é mostrar à população a vantagem de eleger um candidato do seu próprio partido “porque hoje o PMDB conta com o senador Valdir Raupp, presidente nacional, que tem grande influência no cenário nacional. Isto vai ajudar muito ao prefeito eleito pelo seu partido, mesmo porque o PMDB conta nos seus quadros também com o governador do Estado, Confúcio Moura, que tem feito muito por Porto Velho. São dezenas de quilômetros de asfalto e tantas obras em parceria com a atual administração municipal do PT”.
Abelardo considera Zé Augusto o nome mais qualificado para comandar Porto Velho nos próximos anos. “Um empresário, médico, uma pessoa íntegra e que ninguém tem o que falar contra ele. Tem um perfil ideal para administrar Porto Velho e é isto que vamos demonstrar no horário eleitoral gratuito”, considera.
Abelardinho explicou que deixou a Secretaria de Obras com o objetivo único de comandar a campanha do partido porque sua intenção era se dedicar integralmente ao projeto do PMDB de eleger José Augusto. Ainda conforme o dirigente, a sigla continua sendo o maior partido no Estado e na Capital, onde alcançou nove mil filiações, o que servirá para impulsionar o nome do candidato peemedebista. Sobre a chapa de candidatos a vereança, disse que a legenda conta com uma chapa puro sangue, com 25 candidatos e nomes expressivos para eleger uma boa bancada.“Esperamos eleger pelo menos quatro a cinco vereadores, dando boas condições de governabilidade para a gestão de Zé Augusto”, prevê.
Por último, Abelardinho asseverou que o atual comando do partido está resgatando a antiga militância, trazendo de volta ao cenário nomes da estatura de Paulo Struthos e Abdon Maravilha da família Shoknees. “Também é muito importante a atuação dos nossos dois deputados estaduais Zequinha Araujo e Marcos Donadon e dos federais Marinha Raupp e Natan Donadon, todos engajados na campanha”, encerrou.
Fonte: Diário da Amazônia
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Hildon Chaves fazendo as contas e a representatividade eleitoral da capital
Trump assustaDepois da ação cinematográfica dos EUA de sequestrar Nicolás Maduro dentro do esconderijo mais protegido na Venezuela, o mesmo pode aco

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado
A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou
Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados
Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)