Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de maio de 2018
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

PMDB prepara com pompa e circunstância o lançamento da pré-candidatura de Maurão ao governo de RO - Por Carlos Sperança


Bioceânica em debate

O Senado voltou a debater durante a semana o relatório final de viabilidade técnica e econômica da Ferrovia Bioceânica na Comissão de Serviços de Infraestrutura. Além de integrar a região Norte da América do Sul, a ferrovia poderá criar um dos principais corredores de exportação para a Ásia.PMDB prepara com pompa e circunstância o lançamento da pré-candidatura de Maurão ao governo de RO - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Conforme o planejamento em andamento, o trecho brasileiro começa em Campinorte (Goiás) e cruza todas as extensões territoriais dos estados do Mato Grosso, Rondônia e Acre, antes de chegar à fronteira peruana, onde existem obstáculos a serem vencidos na cordilheira dos Andes.

Conforme os estudos, o investimento estimado na parte brasileira é de R$ 40 bilhões e deve receber financiamento da China. A previsão é que quando seus 5000 kms forem concluídos a Bioceânica possa ecoar 23 milhões de toneladas de grãos e minérios.

A ferrovia será uma das pautas da audiência pública do Senado, solicitada pelo senador Acir Gurgacz (PDT) em Porto Velho na próxima semana.



 

Danos ambientais

Porto Velho padece com danos ambientais graves com os loteamentos clandestinos formados as margens da Rodovia 319. A fiscalização da prefeitura e do Ministério Público Ambiental precisa agir com mais firmeza contra a especulação imobiliaria do outro lado da ponte, já que os compradores de terrenos incautos não receberão infra-estrutura, tornando a região mais um problema social.
 

Forte imigração

Como no vizinho estado do Acre, que viveu o apogeu da imigração haitiana nos últimos anos e que contou com pouco respaldo do governo federal, o estado de Roraima com menos estrutura que os acrianos vê o desembarque de imigrantes venezuelanos quintuplicar nos últimos meses. Sem poder atender todo mundo, os imigrantes estão seguindo para Manaus, Porto Velho e Sul maravilha.
 

Lava a jato

A participação dos políticos rondonienses na Operação Lava Jato, passada a perplexidade inicial, com tantos milhões desviados das compensações das usinas de Jirau e Santo Antônio, virou motivo de piadas. Tudo por causa dos apelidos atribuídos aos corruptos rondonienses que se faziam de santinhos, enquanto enchiam os bolsos com propinas. Que corja de pilantras!

 

Nos bastidores

PMDB prepara com pompa e circunstância o lançamento da pré-candidatura de Maurão ao governo de RO - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

São consideradas certas as desincompatibilizações do prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires (PSB) e do governador Confúcio Moura (PMDB) para disputar as duas vagas ao Senado nas eleições de 2018. Na capital da BR assume o cargo o empresário Marcito Pinto (PDT) e no lugar de Confúcio o vice Daniel Pereira (PSB). Lembrando que PSB e PDT devem pular cirandinha nas eleições do ano que vem.


 

Os preparativos

PMDB prepara com pompa e circunstância o lançamento da pré-candidatura de Maurão ao governo de RO - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Unido, o PMDB prepara com toda pompa e circunstância o lançamento da pré-candidatura do deputado Maurão de Carvalho, atual presidente da Assembléia Legislativa ao governo do estado na eleição do ano que vem. Nome de ponta do partido, Maurão já percorre o estado em busca de apoio e já busca formatar  as alianças para a peleja.


 

Via Direta

*** O PT de Rondônia discute em maio as diretrizes do partido para 2018 *** Mais sujo do que poleiro, o secretário de Saúde Pimentel recebeu homenagem na ALE *** A população esta indignada com a sabotagem  dele contra o Hospital de Câncer da Amazônia *** Em Rondônia acontece de tudo. Aqui boi voa alto *** Começa meu recesso, mas dentro e alguns dias estarei de volta neste mesmo espaço e neste mesmo jornal desde 1993.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

Em termos de regionalização de candidaturas, o ex-prefeito Jesualdo Pires vem forte - Por Carlos Sperança

Em termos de regionalização de candidaturas, o ex-prefeito Jesualdo Pires vem forte - Por Carlos Sperança

A goleada dos Mosquitos A comemoração do governo Michel Temer alegando que “o Brasil voltou” nem de longe se parece com o desenvolvimentismo de JK. Pa

Amir Lando no PSB - Por Carlos Sperança

Amir Lando no PSB - Por Carlos Sperança

Amarras paralisantes  Às vésperas de uma nova crise mundial, sinalizada pela ebulição financeira, o Brasil e em especial a Amazônia sofrem amarras par

'Judas Evangélico” vendeu seu apoio...  Por Carlos Sperança

'Judas Evangélico” vendeu seu apoio... Por Carlos Sperança

O pastor conhecido como “Judas Evangélico” vendeu seu apoio para um candidato ao governo de Rondônia por trinta moedas

Fiero e as ações de convergência - Por Carlos Sperança

Fiero e as ações de convergência - Por Carlos Sperança

 Ações em convergência  Uma palavra se destaca na manifestação recente da Federação das Indústrias de Rondônia em favor da infraestrutura regional: un