Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Pescoço a pescoço


A política na história

Nas eleições de 2014, temos pelo menos um candidato que participou do primeiro pleito de Rondônia – na condição de estado - em 1982. Trata-se do médico Djair Prieto, que trinta e dois anos depois, volta à ribalta disputando uma cadeira a Assembléia Legislativa.Pescoço a pescoço - Gente de Opinião

Na época, Djair Prieto (com base política em Ji-Paraná) participou da chapa do PMDB ao Senado para eleger três senadores. A chapa contava ainda com o então deputado federal Jerônimo Santana (com base em Porto Velho) e Cícero Dantas (representando Vilhena e o Cone Sul do estado).

Pescoço a pescoço - Gente de OpiniãoAo final daquela eleição, quem elegeu os três senadores foi o PDS, capitaneado pelo então governador Jorge Teixeira. Foram eleitos Odacir Soares, Claudionor Roriz e Galvão Modesto. Na época, era tamanha a popularidade do governador Teixeirão que se dizia que ele tinha o poder de eleger até três postes ao Senado.

De fato, a jornada de 1982 seria propicia aos governistas. Na bancada federal, o PDS elegeu cinco dos oito deputados federais e na Assembléia Legislativa 15 dos 24 deputados estaduais, inclusive o mais votado José Bianco que acabou se elegendo o primeiro presidente da Assembléia Legislativa.   
 

Pescoço a pescoço

Pescoço a pescoço - Gente de Opinião

O SGC abriu a série de sabatinas com o governador Confúcio Moura segunda-feira à noite. Com baixo desempenho nos debates da TV Allamanda (Em Porto Velho) e TV Jornet (Rolim de Moura), o governador melhora sua desempenho quanto se trata de entrevista, já que tem a situação do estado com os números na cabeça. No campo político admitiu que a eleição esta pescoço a pescoço (equilibrada e difícil).  

Pescoço a pescoço - Gente de Opinião

Na reta final

Estamos chegando à reta final da campanha eleitoral de 2014 com a maioria do eleitorado ainda indeciso. É a partir de agora, a cerca de um mês do pleito de outubro, que começam as definições, numa largada polarizada desde o inicio entre o governador Confúcio Moura (PMDB e coligação Rondônia no Rumo Certo) e Expedito Junior (PSDB e aliança Muda Rondônia).

Voto útil

Nas últimas semanas de campanha, também se define o chamado voto útil oposicionista, no caso quando será escolhido o nome considerado entre aqueles sequiosos por mudança em melhores condições de derrotar o governador Confúcio Moura no segundo turno. Neste momento, o tucano Expedito Junior vai levando uma boa vantagem sobre os concorrentes.

Com tudo

Pescoço a pescoço - Gente de Opinião

Ante ao ameaçador crescimento da presidenciável Marina Silva (PSB), o ex-presidente Lula entrou com tudo na campanha da reeleição de Dilma Rousseff e dos candidatos ao governo do PT nos estados. Os marqueteiros estão agindo nos pequenos e médios municípios, alvo de mais benefícios da União, com mensagens do ex-presidente lembrando as conquistas dos 12 anos do petismo.

No Cone Sul

O candidato ao Senado Aluízio Vidal, da Frente de Esquerda, concentrou esforços no inicio de semana em Vilhena e Cone Sul do estado, recepcionado por lideranças regionais concedendo entrevistas e fazendo corpo a corpo. No decorrer da semana cumprirá agenda de reuniões partidárias em Pimenta Bueno, Cacoal, Alvorada e Ji-Paraná apoiando candidatos  a ALE e Câmara dos Deputados do PSOL e PSTU.

Via Direta

Pescoço a pescoço - Gente de Opinião

*** Depois de assistir dois debates entre os cinco candidatos ao governo do estado a conclusão que fica é que a maioria precisa se reciclar *** O ex-governador e atual senador Ivo Cassol mantém vários militares na segurança própria e de seus familiares. Quem estará bancando? *** A pavimentação avança no entorno do Cai N’Água, em Porto Velho, mesmo com a ameaça de uma nova enchente. A necessidade faz o sapo pular...


Pescoço a pescoço - Gente de Opinião

Pescoço a pescoço - Gente de Opinião


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

A mandioca é nossaEm todos os setores, diariamente são comunicadas novas descobertas sobre a Amazônia. Isso não significa que só agora ocorrem desc

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas

Diálogo de surdosOs presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, tiveram há pouco uma amistosa conversa por telefone. A imprensa amer

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas

Gol científico Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais

Gente de Opinião Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)