Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Os reflexos da crise


Os reflexos da crise

Não bastassem lojas fechando, a construção civil em queda, o setor imobiliário berrando, o recente fechamento de frigoríficos em Rondônia gerou desemprego e esta causando pane no PIB rondoniense com a abrupta queda no preço da arroba do boi que até 40 dias atrás era vendida a razão de R$ 150,00 e no último final de semana teve cotação inferior a R$ 120,00 em vários centros produtores do estado.

Com um rebanho acima de 12 milhão de cabeças, Rondônia é o sétimo maior produtor de bovinos do país – e não o oitavo como diz a propaganda governista na TV – e a carne e seus derivados correspondem a uma enorme fatia do nosso Produto Interno Bruto –PIB.

Tratado com mais carinho (na saúde animal) do que o “rebanho” humano em Rondônia, pela sua importância econômica, o contingente bovino rondoniense tem muito a ver – ao lado da soja, do pescado e da madeira – com a força do agronegócio local. É a graças ao setor que o estado tem crescido a patamares diferenciados com relação aos outros estados brasileiros. É previsível uma queda no PIB. O que mais o futuro nos reserva?


A produtividade

É saudável a renovação das lideranças políticas em Rondônia. Na Assembléia Legislativa, aonde houve uma expressiva renovação de valores no pleito passado, graças aos novos deputados, o ritmo de trabalhos é intenso e desde o primeiro dia da reabertura das atividades, na segunda-feira, se viu as CPIs andando e as discussões pertinentes a questões fundiárias avançando.

Operação Ágata 9

Depois de um bom tempo, o governo brasileiro começa a acordar para a importância da Amazônia e a necessidade da vigilância de nossas divisas com a Bolívia e o Peru, grandes produtores de cocaína que usam o Brasil como quintal para o narcotráfico e o tráfico de armas. Além da vigilância com aviões-robôs, a Operação Ágata 9 do Exército reforça as patrulhas na região.

Novo Eldorado

Pelo seu elevado índice de desenvolvimento, o Chile se tornou no novo eldorado da América do Sul. Os imigrantes haitianos e sudaneses desiludidos com a queda de nível de emprego e falta de estrutura do Brasil para a recepção de novos contingentes humanos, começam a debandar para a terra de Pinochet. No Brasil São Paulo, Manaus e Porto Velho contam com as maiores colônias de haitianos.

Eleições 2016

Conforme amigos, durante a semana o empresário Davi Chiquilito, ex-vereador e ex-deputado estadual, filho do saudoso ex-prefeito Chiquilito Erse, foi sondado se teria disposição para pleitear a sucessão do prefeito Mauro Nazif (PSB).  Não disse nem sim, nem não. Sabe-se que já foi consultado pelo menos por três partidos e ele tem torcida cativa em redutos populosos da cidade.

A homenagem

Mais do que justa e merecida à homenagem da Assembléia Legislativa, propondo o titulo de Cidadão Honorário ao arcebispo emérito de Rondônia, Dom Moacir Grechi. A proposta da comenda é de autoria do deputado Ribamar Araujo (PT-Porto Velho) que enfatizou os relevantes serviços prestados pela autoridade religiosa na Amazônia. É prego batido, ponta virada como dizia Paulão Queiroz.


 

Via Direta

*** O perigoso fluxo de carretas na rodovia 364 tem ocasionado enorme índice de acidentes na rodovia conhecida como espinha dorsal de Rondônia *** O município de Cerejeiras festeja nesta quarta-feira 32 anos de emancipação política e administrativa. Parabéns ao bravo povo cereijerense *** Com altas temperaturas, Porto Velho vive dias de agonia, implorando por uma chuvinha amiga...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

A mandioca é nossaEm todos os setores, diariamente são comunicadas novas descobertas sobre a Amazônia. Isso não significa que só agora ocorrem desc

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas

Diálogo de surdosOs presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, tiveram há pouco uma amistosa conversa por telefone. A imprensa amer

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas

Gol científico Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais

Gente de Opinião Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)