Quarta-feira, 16 de maio de 2012 - 05h28
Em ritmo de pizza, tivemos mais um adiamento na apresentação do relatório sobre os deputados propineiros. Na bolsa das apostas, só aparece o nome de Valter Araújo, já foragido, para ser cassado e dar exemplo. Os demais acusados já dispensaram até testemunhas, confiantes na absolvição ou em penas leves.
No julgamento dos propineiros em plenário vai acontecer uma das coisas mais curiosas do Brasil. O deputado Marcos Donadon, ex-presidente, condenado há mais de uma década pelo desvio de vários milhões da casa de Leis, vai julgar a conduta dos atuais propineiros. Justamente ele, que sozinho desviou mais do que os oito juntos no caso da saúde...
O raposão Odacir Soares (PP) está levando a sério sua pré-candidatura à prefeitura de Porto Velho e já alinhava idéias para seu plano de governo. O ex-senador já foi prefeito da capital nos idos de território e é o único ex-prefeito que ainda não pendurou as chuteiras;
Cadê das creches?
Mais uma vez o governo federal anuncia a construção de 1.500 creches pelo país. Para Porto Velho, foram prometidas há dois anos, oito além de unidades para Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena. Pelo que eu sei nenhuma delas foi construída na capital rondoniense e a mulherada dos bairros esta cobrando.
Jeitinho tribal
Alegando que as prévias podem ocasionar em rachas nos partidos depois da confusão que ocorreu no PT, algumas legendas estão buscando o jeitinho rondoniense de escolher seus candidatos a prefeito, ou seja: sem prévias. Vai tudo para o bate-chapa nas convenções de julho.
Marcando posição
Das siglas partidárias rondonienses, o PSD de Moreira Mendes e Hermínio Coelho foi uma das únicas que acabou se posicionando e cobrando punição rigorosa para os deputados estaduais flagrados na Operação Termópilas. Os demais dirigentes perderam oportunidade de marcar posição e mostrar o seu lado.
Os indícios
Aumentam os indícios de que o PMDB rondoniense acabará fechando já com o PT. Além da inércia dos pré-candidatos do partido junto à imprensa e convencionais do partido em busca de apoio, o fórum nacional retirou o tema à obrigatoriedade de candidaturas próprias nas capitais brasileiras.
Os refugiados
Rondônia, especialmente Porto Velho, deixou de ser atrativo para os refugiados haitianos. Agora, a preferência, segundo o último levantamento nacional, esta para os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas e Rio Grande do Sul. Já, os bolivianos, preferem São Paulo.
Terceira via
Se o governo continuar em dificuldades para deslanchar sua gestão e se o senador Ivo Cassol, líder da oposição, não melhorar sua atuação no Senado, estará se abrindo o caminho para uma terceira via na disputa ao governo em 2014. O tema tem sido alvo de pesquisas no estado.
Do Cotidiano
Avanços recentes
A astrobiologia, basicamente, é o estudo das conexões entre astronomia e biologia. Pelas dificuldades em compreender o universo e, nele, principalmente a vida, unir dois estudos por si complexos e longe de se esgotar em uma única e ousada disciplina representa um desafio a mais.
No final do ano passado, quase duas centenas de pesquisadores, docentes e estudantes estiveram reunidos para participar em São Paulo da Spasa (Advanced School of Astrobiology – Making Connections, ou Escola Avançada de Astrobiologia, Fazendo conexões). Para quem ainda não estava informado sobre o assunto, o debate em torno dos avanços mais recentes da astrobiologia foi motivo de confiança e encantamento, na medida em que essa nova área do conhecimento corre atrás de respostas para perguntas milenares que hoje se aprofundam com a emergência das mais complexas questões científicas da atualidade.
Essa interface entre astronomia e biologia, porém, não se limita a juntar as duas áreas em uma terceira e específica. Os especialistas a entendem como área essencialmente multidisciplinar, por abordar questões como a formação e detecção de moléculas pré-bióticas em planetas e no meio interestelar, a influência de eventos astrofísicos no surgimento e na manutenção da vida na Terra e a análise das condições de viabilidade da vida em outros planetas ou satélites, especialmente a vida microbiana.
O encontro da Spasa foi promovido pela Escola São Paulo de Ciência Avançada (Espca), com a organização do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP).
O evento contou com 33 palestrantes do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Chile, Colômbia, México, Alemanha e Rússia. Entre os estudantes, participaram 130 astrônomos, biólogos, geólogos, químicos, físicos e engenheiros de 26 países diferentes, sendo 80 deles com financiamento completo da Espca, 20 com financiamento parcial e 30 como ouvintes.
“Foi um evento muito intenso e proveitoso, que entusiasmou tanto os alunos como os palestrantes”, diz Douglas Galante, um dos coordenadores. O objetivo central da escola era fornecer uma visão geral da astrobiologia e enfatizar a necessidade de estabelecer interconexões.
Via Direta
*** Cerca de 1.400 prefeitos brasileiros vão deixar dívidas para seus sucessores *** À situação do municipalismo vai de mal a pior *** E imaginem como será em Porto Velho com orçamento em queda diante de reajuste de tarifa de coletivos em janeiro?
As mudanças partidárias projetadas ao longo de 2025
Tudo se transformaHá um imenso cemitério de almas virtuais nas nuvens. São pessoas que abandonaram perfis criados nas redes sociais ou que falecera
O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026
O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história