Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Os fichas sujas de todo país se mobilizam para aprovar a PEC-37


 Os fichas sujas de todo país se mobilizam para aprovar a PEC-37 - Gente de Opinião

Os clãs políticos

Os clãs políticos regionais vão medir forças nas eleições de 2014, alguns para reafirmar seu poderio, outros para evitar o declínio, depois de tantos anos no poder. Só na capital não foram criadas dinastias políticas. Talvez por ser uma cidade extremamente dividida politicamente, o fenômeno acabou não acontecendo.

Em Ariquemes o clã Amorim, formado pelo ex-senador Ernandes Amorim, pela filha Daniela (ex-prefeita e ex-deputada estadual), mais o prefeito Ernan Amorim esta em declínio e precisa voltar a vencer nas urnas. Igualmente em baixa, o clã dos Muletas precisa da reabilitação em Jaru. Em Ouro Preto, o clã Textoni esta em alta e pode lançar um candidato ao governo. Já, em Ji-Paraná, na capital da BR, os Gurgacz estudam as alternativas, mas o senador Acir confirma que sairá à reeleição. Em Rolim, existem os clãs Raupp, Cassol e dos Ferreira, num grande confronto de afirmação. Por último, no Cone Sul, pode pintar uma nova geração de Donadons, já que Melki, Marco Antonio e Natan têm restrições na justiça para encarar as eleições.

 

Os fichas sujas de todo país se mobilizam para aprovar a PEC-37 - Gente de Opinião

Salvar a pele

Os fichas sujas de todo país se mobilizam para aprovar a PEC-37, que revoga o poder de investigação do Ministério Público. Em contrapartida, a sociedade organizada começa uma série de atos de repúdio contra esta Proposta de Emenda Constitucional.

 

Os fichas sujas de todo país se mobilizam para aprovar a PEC-37 - Gente de Opinião

A improbidade

Não bastasse a iniciativa dos políticos envolvidos até o pescoço para se livrar dos procuradores, eis que o senador Ivo Cassol – objeto de graves acusações na justiça – quer alterar a Lei de Improbidade Administrativa para facilitar a vida daqueles que tem o poleiro sujo.

 

Os fichas sujas de todo país se mobilizam para aprovar a PEC-37 - Gente de OpiniãoA omissão

Embora cobrada, a presidente estadual do PT, prefeita Sônia Cordeiro se calou a respeito da prisão e soltura do ex-prefeito Roberto Sobrinho. O vice-presidente, deputado Claudio Carvalho também catimbou o jogo. E assim o PT vai indo: de Epifânia a Sobrinho, fazendo vistas grossas.

 

Os fichas sujas de todo país se mobilizam para aprovar a PEC-37 - Gente de Opinião

Agenda cheia

O senador Acir Gurgaz, cumpriu agenda cheia no final de semana na capital e anunciou a realização de audiências públicas em Rondônia para tratar da nossa agropecuária. Na sede estadual do PDT, despachou com vereadores do interior e com o Comitê Feminino.

 

Os fichas sujas de todo país se mobilizam para aprovar a PEC-37 - Gente de Opinião

   A visita  

Recebemos na redação, sexta-feira, a visita do atual presidente do Diretório Estadual do PMDB Tomás Correia e agendamos entrevista para a semana que vem para uma sabatina sobre o partido, e os caminhos da legenda para as eleições 2014.

 

Os fichas sujas de todo país se mobilizam para aprovar a PEC-37 - Gente de OpiniãoA violência

Aumenta, geometricamente, a violência nas escolas da capital. As meninas brigando a tapas e se descabelando, os meninos na base da bala. Ao mesmo tempo os traficantes rondam os estabelecimentos e fazem a festa. Cadê a patrulha escolar?

 

Os fichas sujas de todo país se mobilizam para aprovar a PEC-37 - Gente de Opinião

           Os números         

Mesmo com o Denarc fazendo um grande trabalho no combate ao narcotráfico, com apreensão de toneladas de cocaína e maconha nos últimos anos, o que se vê é Rondônia transformada em quintal dos cartéis bolivianos, peruanos, colombianos e mexicano. É coisa- literalmente – de louco!

 

Via Direta
 

Os fichas sujas de todo país se mobilizam para aprovar a PEC-37 - Gente de Opinião
***
O Diário ampliou a cobertura do interior de Rondônia e terá novas seções nas próximas semanas*** O fim da greve nas usinas foi um alívio na capital. Já se esperavam baixarias neste final de semana *** O inverno amazônico resiste em se despedir... 

 Os fichas sujas de todo país se mobilizam para aprovar a PEC-37 - Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Hildon Chaves fazendo as contas e a representatividade eleitoral da capital

Hildon Chaves fazendo as contas e a representatividade eleitoral da capital

Trump assustaDepois da ação cinematográfica dos EUA de sequestrar Nicolás Maduro dentro do esconderijo mais protegido na Venezuela, o mesmo pode aco

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

 A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)