Terça-feira, 10 de setembro de 2013 - 18h01
O reino da impunidade
Você olha para os mensaleiros, todos soltos. Você vê o senador Ivo Cassol condenado, mas em pleno exercício do mandato, fazendo festa de confraternização com seus compadres em Rolim de Moura. Aí, o caro leitor procura se informar sobre os deputados e vereadores “dominozeiros”, “propineiros” e “apocalípticos” e todo mundo esta solto. Se voltar os olhos para a Câmara de Vereadores de Porto Velho, só o vereador Jair Montes esta preso.
O brasileiro esta ressabiado com a justiça e com toda razão. É lenta e o criminoso dotado de mais recursos para contratar bons advogados – como é o caso dos políticos envolvidos com narcotráfico – consegue salvar o couro e tudo acaba ficando por isto mesmo. Alguns pilantras, cinicamente – e o caso do deputado federal Natan Donadon – ainda reclamam que ele e sua família estão passando necessidades, depois de praticar um dos maiores rombos já ocorridos na Assembléia Legislativa de Rondônia.
Os grandes facínoras rondonienses estão soltos ou foragidos. Assim fica difícil para se acreditar na justiça, mesmo que haja indícios que muita coisa mudou.
Lamentavelmente, a grande verdade é que sem pressão, sem a voz rouca da ruas e sem manifestações mais contundentes pelo Brasil afora pouca coisa vai mudar neste país.
Para janeiro
No âmbito do PMDB, principal partido da base aliada do governador Confúcio Moura, já foi dado o recado. O governador só vai dar sua resposta se será ou não candidato a reeleição em janeiro (Vídeo AQUI), depois de consultar as legendas da sua base de sustentação e percorrer o estado inaugurando obras.
Desarmando
Com esta decisão já comunicada, o governador desarmou o ultimato que o partido pretendia dar ao mandarim, exigindo uma decisão ainda neste mês de setembro. O PMDB quer antecipar o jogo sucessório para exigir do Palácio Presidente Vargas que coloque no olho da rua as indicações de outros partidos que no seu entendimento não são fiéis ao projeto de reeleição do atual governante.
As passagens
Lideranças Amazonenses, paraenses, rondonienses, roraimenses e amapaenses pretendem protestar, acampadas defronte o Palácio do Planalto contra o elevado preço das passagens fluviais na Amazônia. Os insurgentes também cobram apoio para renovar a frota fluvial amazônica, considerada velha e desgastada, uma das causas de tantas tragédias pelos rios da região.
Pura demagogia
A Proposta de Emenda Constitucional, aprovada por uma comissão especial na Câmara dos Deputados, que obriga os executivos municipais, estaduais e federais a cumprir as promessas de campanha eleitorais é considerada pura demagogia. Mesmo porque no teor do projeto não existe sequer uma punição para os infratores – que, diga-se de passagem, são quase 100 por cento dos eleitos.
Aniversário
O Diário da Amazônia festeja seu 20º aniversário nesta sexta-feira, dia 13 de setembro, mesma data das comemorações alusivas ao Território Federal, que deu origem ao estado de Rondônia e da TV Rondônia. Uma vasta programação foi elaborada para a data e nosso rotativo vai circular com uma edição especial comemorativa. Não percam.
As mudanças
Entre as paliçadas do Palácio Tancredo Neves, sede da Prefeitura de Porto Velho cogita-se a troca de pelo menos três secretários nos próximos dias. Nos bastidores o prefeito Mauro Nazif (PSB) já esta conversando com os partidos da base aliada – de orientação ideológicas heterogêneas e de credos diferentes – para tratar o assunto.
A ressurreição
Poucos dias depois de ter anunciado que abandonaria a política com sua família, o senador Ivo Cassol voltou atrás e anunciou que vai apoiar algum aliado seu ao governo nas eleições do ano que vem. O nome a ser escolhido será peneirado nos próximos encontros do partido, que continua sob seu comando em Rondônia, mesmo condenado a prisão domiciliar e com o mandato ameaçado de cassação.
Via Direta
***Como encerrei a coluna antes da coletiva sobre o indiciamento de 50 pessoas na Operação Apocalipse, volto ao assunto amanhã *** A mídia acreana divulgou que o assassino do senador Olavo Pires esta ameaçando matar o governador daquele estado Tião Viana *** Pelo que se sabe dos contratados para o crime sob encomenda – dos empreiteiros aos pistoleiros – não sobrou ninguém. É fato novo...
O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026
O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us