Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O Pacto de Dilma


 O Pacto de Dilma - Gente de Opinião

O Pacto de Dilma

Como reação as turbulências que atingiram o Brasil nas últimas semanas a presidente Dilma Rousseff, depois de alguma hesitação, se manifestou sobre os protestos que varreram o País propondo um pacto aos governadores e prefeitos das cidades mais importantes do país visando buscar soluções para problemas da mobilidade urbana, saúde, educação, segurança pública e até a corrupção, cada vez mais descarada no Palácio do Planalto, Congresso Nacional, Assembléias Legislativas, prefeituras e Câmaras Municipais. Se for algo parecido com o já elaborado Pacto Federativo, demora. Lá se vão duas décadas e até agora necas desta proposta avançar.

Era preciso ganhar tempo para entender o que está acontecendo nas ruas. Dilma queria ouvir Lula e marqueteiros para levar um papo mais ou menos convincente para a população, enquanto torcia para que as manifestações esfriassem pelo território nacional. Carimbou o jogo.

Mas impressiona mesmo é cada vez mais gente defendendo invasões de prédios públicos e quebradeiras como solução. Se fosse assim, nenhum político corrupto teria se criado nos últimos anos, pois baderna é o que não tem faltado neste pais.

 

 

Caso de Extrema

Como se sabe, a emancipação, desmembramento e instalação dos novos municípios no País dependem do Congresso Nacional, que barrou a farra desde a década de 90 e só agora está acertando as coisas. Por isto, vi com surpresa a paralisação da BR 364 na Ponta do Abunã no final de semana, cobrando prefeito, governador e deputados.

 

Nova rebelião

Os insurrectos prometem nova rebelião nos próximos 15 dias se o governador Confúcio Moura não instale o novo município já aprovado em plebiscito. É impossível que as lideranças comunitárias estejam tão desinformadas a respeito do modus operandi da instalação e que a lei depende de regulamentação do Congresso.

 

Bancada federal

Ainda sobre o governador Confúcio, a meu ver, ele acertou na mosca em cobrar da bancada federal uma atuação mais firme sobre as perdas de nosso estado bem como a restauração das rodovias federais em território rondoniense perante a União. Já foram suspensas também pontes, creches, dragagem do Rio Madeira, etc. É preciso cobrar mais incisivamente.

 

Casa do Imigrante

É lamentável perceber que no Brasil só foram criadas duas casas para o atendimento dos imigrantes, uma em Foz do Iguaçu, no Paraná, e outra no Oiapoque, no Pará, como se fossem apenas estas duas portas de entrada de imigrantes no país. Ora, pela nossa Guajará Mirim tem desembarcado imigrantes bolivianos, peruanos e haitianos as pencas.

 

Mais protestos

Nesta quarta-feira a população de Porto Velho, mobilizada pelos movimentos sociais organizados, voltam às ruas ampliando os protestos contra a corrupção no País. Existe grande revolta contra a impunidade dos políticos e daqueles que querem restringir as investigações do Ministério Público com a PEC-137 para salvar o pescoço.

 

Na contramão

A corrupção é o grande tema de protesto no País, conforme se constatou nas últimas pesquisas nacionais. A classe política é o alvo e nada faz para se limpar, seja no Congresso Nacional, nas Assembléias Legislativas e câmaras municipais, todos têm sido omissos. Não bastasse ainda usam de artifícios para limpar os fichas sujas.

 

A renovação

As lideranças políticas rondonienses vão envelhecendo e não se vê uma reposição a altura. E não se projeta também renovação com qualidade. O que rola são parentes dos fichas sujas com boas chances de se eleger, perpetuando a rapinagem no estado que vem desde os idos do Território. Até quando?

 

Via Direta

***A Câmara Federal começa a discutir o problema de doping no futebol brasileiro *** Com o verão, a água potável começa a rarear nos poços caseiros da periferia de Porto Velho *** A regularização fundiária começa a tomar corpo na gestão Nazif, depois de cinco meses.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026

O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026

O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)