Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O novo motor da economia de Rondônia


Um caso raro

O município de Ji-Paraná, com cerca de 130 mil habitantes, na região central de Rondônia, é um caro raro de bom gerenciamento no municipalismo brasileiro. Lá, embora a arrecadação não seja das maiores, tudo funciona melhor – lembram de casos recentes do viaduto em tempo recorde e da decoração natalina de bom gosto e a baixo custo? - e os recursos são utilizados com parcimônia.O novo motor da economia de Rondônia - Gente de Opinião

A cidade tem como prefeito, o ex-deputado estadual, o engenheiro civil Jesualdo Pires (PSB) e conta como estratégia a união das forças políticas, o que não ocorre na capital, Porto Velho. O próprio Jesualdo foi eleito por uma coalizão que contava desde o senador Acir Gurgacz (PDT) ao ex-prefeito José Bianco (DEM).

Graças a tudo isto, mais um bom trabalho na captação de recursos de emendas, as lideranças locais vão proporcionando um bom exemplo para ao municipalismo.

É possível administrar, sim, assumindo responsabilidades, sem jogo de empurra, sem lambanças e com parcimônia, elegendo prioridades e somando esforços da comunidade. São 180 obras em andamento, incluindo macrodrenagem, esgoto, um novo distrito industrial (é o segundo...) e nove creches.

A unidade

O novo presidente da Assembléia Legislativa Maurão de Carvalho (PP-Ministro Andreazza) e enfatizou a unidade desta legislatura que foi empossada no domingo. A chapa mesclada de deputados eleitos pelos partidos da base governistas e pela oposição deu uma demonstração de força, num pleito consagrado pelo consenso dos 24 parlamentares da casa de leis.

A recuperação

 O novo motor da economia de Rondônia - Gente de Opinião

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) abriu seu segundo mandato com os olhos voltados para Porto Velho já cobrando em seu primeiro pronunciamento os recursos prometidos pela União para o Plano de Recuperação da capital. O senador pedetista considera essencial a consecução dos projetos de infra-estrutura elaborados pelos técnicos de planejamento das esferas municipal e estadual.

A soja

 O novo motor da economia de Rondônia - Gente de Opinião

Novo motor da economia de Rondônia, a soja tem multiplicada ano a ano a área de plantio no estado. Infelizmente, tivemos infestação da ferrugem nas plantações em 2015 antecipando a colheita. Não bastasse, a cotação de preços no mercado internacional tem baixado o valor da saca. Mesmo com tudo isto a leguminosa vai se espalhando de Cabixi a Ponta do Abunã.

Puxando a brasa

O novo motor da economia de Rondônia - Gente de Opinião

O suplente de senador Odair Soares criticou os ex-prefeitos de Porto Velho pela atual falta de infra-estrutura da cidade, lembrando que também foi alcaide por aqui e que na sua época a coisa funcionava. O raposão foi prefeito quando a cidade tinha pouco mais de 50 mil habitantes e ocorria um crescimento vegetativo, dava para fazer alguma coisa. Nas décadas de 70 e 80 explodiu a migração e então o bicho pegou.

A desvalorização

 O novo motor da economia de Rondônia - Gente de Opinião

Nos bairros da periferia a desvalorização imobiliária pegou pesado em Porto Velho, principalmente na venda de terrenos e “estâncias”. Enfrentamos um êxodo de operários da construção civil para outros estados e quem tinha comprado alguma coisa esta passando para frente a preço de banana. A venda e aluguel de imóveis no geral, continua em baixa.

Via Direta

*** Como uma das pragas do Egito, hordas de carapanãs (pernilongos para os migrantes sulistas) estão tomando conta de Porto Velho e seus Distritos *** Não bastasse tantos políticos corruptos, mas esta *** Muita gente atribui a praga dos insetos as usinas, mas não tenho estudos a respeito, apenas indícios *** Então, salve-se quem puder...

O novo motor da economia de Rondônia - Gente de Opinião

.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

 A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)