Quarta-feira, 23 de outubro de 2013 - 18h01
O mapa do tráfico
No mapa do tráfico de seres humanos desenhado pelo Ministério da Justiça, Rondônia é inserido como um dos principais estados envolvidos nesta desprezível atividade criminosa. Desde a prostituição – exportamos muitas garotas de programa e travestis para Espanha, Itália e Portugal – aos trabalhadores rurais explorados na abertura de fazendas da Amazônia. Volta e meia, em Rondônia temos denuncias desta natureza.
Além destas modalidades já useiras e vezeiras de escravidão, entrou na lista a exploração dos clubes de futebol de menores exportados pelos seus agentes com grandes lucros para os clubes do exterior. Os mercados europeu, árabe e asiático a cada ano aumentam a importação de jovens craques brasileiros.
No caso de Rondônia, somos penalizados também pela inclusão no mapa do narcotráfico que ha tantos anos nos atormenta. Pela BR 364 temos um baita corredor da cocaína que vem do Peru, da Bolívia e da Colômbia. Numa outra ponta temos a chegada de toneladas de maconha, percorrendo a rodovia, desde o Mato Grosso do Sul, procedente do Paraguai. Rondônia funciona como um monumental entreposto de abastecimento de entorpecentes para a Amazônia e todo Pais e as conseqüências estão todas visíveis, principalmente nos altos índices de criminalidade com nossas prisões abarrotadas.
Homem bomba
O que todo mundo temia vai se transformando numa dura realidade. A defesa do Homem Bomba, o ex-foragido Valter Araujo, bloqueou sua transferência para o presídio federal e o que se sabe nos bastidores é que a soltura esta próxima. Os mais chegados estimam que até sexta-feira o cara que articulou emboscada contra agentes da Polícia Federal estará solto.
A cirandinha
Ainda sobre Valter Araujo, a sua cúmplice na Operação Termópilas, deputada Epifânia Barbosa (PT) já prestou depoimento como sua testemunha de defesa. O que se sabe é que ambos pularam cirandinha nos malfeitos, portando seu depoimento não deve ter elucidado coisa alguma contra ele.
As alianças
O vice-prefeito Dalton di Franco, que é pré-candidato a Câmara Federal, trabalha na formação de alianças do seu partido para as eleições do ano que vem. O que se sabe até agora é que o seu partido, o PDT estará junto com o PSB. Existem entendimentos ainda com o PSDC, PTN e o PC do B. Também os Democratas, de José Bianco, podem acertar os ponteiros na coalizão.
Uma definição
A propósito das intenções do ex-governador José Bianco, seus possíveis parceiros de alianças cobram uma definição quanto ao seu projeto de 2014. Conforme as queixas, Bianco ainda não se decidiu se sairá candidato ao governo, Senado ou até mesmo a Câmara dos Deputados e isto estaria travando a seqüência das negociações para eventuais alianças. Na verdade, no atual quadro ele quer mesmo disputar o governo do estado.
A liberação
O prefeito Mauro Nazif – e toda sua equipe – aguarda ansiosamente a liberação pelo Tribunal de Contas –TCE da contratação das horas-máquinas. Como a gestão atual não tem maquinário e se vira nos trinta, para poder fazer alguma coisa de drenagem, pavimentação e limpeza de córregos e canais lotados de entulhos. Tem sido recolhido desde carcaça de geladeira até pedaço de lataria velha de fusca.
Avançam
Os trabalhos nas comissões processantes referentes às investigações de deputados e vereadores envolvidos na Operação Apocalipse continuam e parlamentares da Câmara Municipal de Porto Velho e da Assembléia Legislativa sinalizam para algumas punições. Até agora, na bolsa de apostas acredita-se apenas nas cassações de Jair Montes (Câmara) e Ana da Oito (ALE)
Via Direta
*** Nos bastidores a campanha a “reeleição” de Valter Araujo já começou *** Coisa de louco, este povo esta muito otimista com a justiça *** Aumenta o numero de devezquandarios para chantagear deputados, prefeitos, empresários e vereadores na temporada *** Recomenda-se que os achaques sejam denunciados ao Sindicato dos Jornalistas de Rondônia-Sinjor.
O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026
O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us