Quarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O futuro da Amazônia - Punhal da traição de Daniel Pereira - Confronto em 2020 - O encontro dos desafetos políticos


O futuro da Amazônia - Punhal da traição de Daniel Pereira - Confronto em 2020 - O encontro dos desafetos políticos  - Gente de Opinião

O futuro da Amazônia

É da cultura brasileira, diante de um problema difícil, adiar a solução criando uma “comissão de alto nível” para estudá-lo. Depois de um longo e dramático bafafá, a Zona Franca de Manaus já parecia resolvida, mas agora a Secretaria de Produtividade, Emprego e Competitividade, de alto nível, propõe o Plano Dubai, que seria a solução final.

A proposta aparece quando não há solução visível para o mar de confusões que envolvem o núcleo familiar do presidente Jair Bolsonaro, o contorcionismo do superministro Paulo Guedes para emplacar a reforma da Previdência sem desidratação.

Bem-intencionado é o mínimo a dizer sobre o Plano Dubai. Não comete o desatino de acabar com a ZF numa penada, como Guedes queria. Mas citar as boas intenções é também o máximo a cogitar sobre o PD, por ora, até que tudo seja medido e pesado para além dos laboratórios dos técnicos.

Estimular polos econômicos para que até 2073 às empresas garantam recursos equivalentes aos subsídios hoje concedidos à ZF sai do imediatismo conjuntural e mira o futuro. Dubai começou a construir um destino escolhido ao imaginar o que virá quando os recursos finitos de petróleo e gás acabarem. Fazer o mesmo pela Amazônia e pelo Brasil parece sensato. Ao debate!

................................................

O encontro

Desafetos políticos na década de 80, os ex-prefeitos de Porto Velho Sebastião Valadares e José Guedes se encontraram durante a cerimonia de inauguração do Prédio do Relógio, na sexta-feira, no novo Paço Municipal e aprovaram a reforma do prédio histórico e a mudança feita pelo atual alcaide que vai valorizar todo o centro histórico. Valadares se aposentou na política, Guedes ensaia um retorno.

Em Candeias

A eleição suplementar de 7 de julho em Candeias do Jamari já mobiliza a vizinha comunidade. Estive por lá no final de semana acompanhando o desempenho do pedetista Valteir que tem a maior aliança da peleja. O prefeito tampão Lucivaldo Fabricio de Melo (DC) leva peia dos oposicionistas, mas tem apoio do cacique Garçon. O ex-deputado Ribamar Araujo espera surprender.

Punhal da traição

Nos meios políticos ainda é comentado o punhal da traição aplicado pelo ex-tampão Daniel Pereira no seu mentor Mauro Nazif, atual deputado federal. Quando Pereirinha tinha virado um Mané, depois de tantas derrotas foi Nazif que o acolheu, indicando para ele ser vice de Confúcio, promovendo sua ressurreição política. Em troca, como se viu, Nazif foi apunhalado.

Confronto em 2020

E o traído Mauro Nazif (PSB) e o trairá Pereirinha (Solidariedade) devem se enfrentar na disputa pela prefeitura de Porto Velho no ano que vem. Pelo que se sabe a ruptura entre os dois foi também por espaço político.  Aliados revelam que no PSB, Pereirinha não teria como oficializar sua postulação, já que a legenda é controlada pelos Nazifs Gratidão e lealdade na política são coisas do passado...

Em Ariquemes

E o Solidariedade, de Pereirinha, quer firmar o pé no estado conquistando as prefeituras dos principais polos regionais. Além da capital, onde o próprio ex-governador pode entrar na paradas, o partido já tem candidato definido em Ariquemes, que é o ex-deputado estadual Jidaias Tziu. Em Ouro Preto do Oeste o ex-prefeito Carlos Magno.  Sindicalistas e cassolistas se uniram no Solidariedade.

 

Via Direta

*** A corrida imigratória rondoniense é majoritariamente de trabalhadores da construção civil para os Estados Unidos e de garotas de programa para Portugal e Espanha *** Segue uma tendência dos anos 90 quando a economia estadunidense e ibérica andava bem das pernas *** Enquanto os petistas se descabelam, fazendo tempestade em copo de água, a popularidade do ministro Sérgio Moro continua subindo pelo Brasil afora *** A população ainda fecha com os xerifes, não com os bandidos. 


Edição: Luka Ribeiro

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Novas candidaturas vão sendo anunciadas no interior de Rondônia

Novas candidaturas vão sendo anunciadas no interior de Rondônia

Essa tal liberdadeO avanço da tecnologia e o aumento do poder dos tiranos eleitos e não eleitos tornaram a liberdade uma palavra quase sem sentido.

Detentor de um punhal da traição afiado, o MDB de Porto Velho precisa passar mais confiança para sua candidata à prefeitura

Detentor de um punhal da traição afiado, o MDB de Porto Velho precisa passar mais confiança para sua candidata à prefeitura

Mesclando as versõesComo estão em moda as “narrativas”, peças de ficção em que as bolhas distorcem informações e imagens para endeusar seus ídolos

Os clãs Donadon, Amorim e dos Muletas se preparam para mais uma eleição

Os clãs Donadon, Amorim e dos Muletas se preparam para mais uma eleição

Dinheiro acalma Padre Antônio Vieira, em famoso sermão, dizia que o dinheiro “é o nervo dos exércitos e das repúblicas”. O presidente francês, Emma

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

O custo de morarO jornal britânico The Economist, uma das publicações mais respeitáveis do mundo, fez um forte alerta sobre a piora do clima causad

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)