Terça-feira, 29 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O entusiasmo tucano


O entusiasmo tucano - Gente de Opinião

O entusiasmo tucano

Gente de OpiniãoCantada em prosa e verso, a deputada federal Mariana Carvalho (PSDB) é considerada nos bastidores a franca favorita para a disputa da prefeitura de Porto Velho nas eleições do ano que vem. É possível constatar que ela já anda animada com a possibilidade e se viu na campanha de filiações no final de semana uma tucaninha carinhosa com seus eleitores e incontrolável fome de votos.

Gente de OpiniãoÉ preciso saber administrar bem as vantagens numa cidade acostumada a pregar peças em favoritos. O PSDB tem em seu ninho grandes exemplos de viradas, com Expedito levando uma sensacional de Confúcio Moura no pleito do ano passado.

Gente de OpiniãoNas eleições municipais viradas são comuns. Quem não lembra daquela de Carlinhos em cima de Everton Leoni? De Roberto Sobrinho sobre Mauro Nazif, numa aliança com Carlinhos? Ou do próprio Nazif que virou sobre Garçon no pleito de 2012? Que Mariana fique esperta, afinal, eleição na capital se define nos últimos dias.
 


Um replay

Gente de OpiniãoNos bastidores já se fala num replay das eleições do ano passado com quatro participantes num tira teima: Nazif (PSB), que agora tem o peso do desgaste, Lindomar Garçon (PMDB) que voltou a ficar de asas crescidas, Mário Português (que já saiu do PMDB) e Mariana (PSDB). Parada dura. E ainda tem Ribamar e Hermínio se coçando, Edgar do Boi se virando...

Muros e a imigração

Vários países da Europa capricham na construção de muros para evitar o êxodo de milhares de imigrantes oriundos dos países em guerra na África e Oriente Médio. Faz lembrar que nos anos 70, um governador do então Território Federal de Rondônia, no auge do “Novo Eldorado”, cogitou construir barreiras em Vilhena para conter a migração para cá. O muro acabou não saindo.

Maré virou

Gente de OpiniãoAquela mesma maré – a onda vermelha - que tornou vitórias impossíveis em Rondônia, com Fátima Cleide (senadora) e Roberto Sobrinho (prefeito) virou e agora os petistas estão pulando fora da legenda  em todo país para não serem prejudicados pelo peso negativo da legenda nas eleições municipais de 2016.  Mas Fátima (funcionária de Lula) e Sobrinho continuam firmes.



 

Promessa antigaO entusiasmo tucano - Gente de Opinião

 

E agora a conclusão dos viadutos tem uma nova previsão conjunta do DNITT/Prefeitura: foi chutada para junho do ano que vem. Se é que existe alguma coisa que perdeu a credibilidade foi o anúncio sobre os viadutos de Porto Velho. Nem a velhinha de Taubaté acredita mais. A coisa é enrolada, nem as desapropriações nas proximidades foram concluídas.


 

O entusiasmo tucano - Gente de OpiniãoAgora vaiO entusiasmo tucano - Gente de Opinião

Adélio Barafaldi e um grupo de abnegados pecuaristas e empreendedores assumiram o comando e finalmente Porto Velho terá uma exposição feira agropecuária depois de tantos anos que Confúcio chutou a Expovel do parque dos tanques. E será no próprio local, como tudo mundo queria.  Só falta agora reeditar a tradicional cavalgada se não exigirem fraudões para os cavalos!

Via Direta

O entusiasmo tucano - Gente de Opinião*** Caso Adelino Follador seja candidato, todo mundo é japonês na disputa da prefeitura de Ariquemes no ano que vem caso seja candidato *** As primeiras sondagens confirmam uma boa largada do parlamentar *** Se até fundadores do PT estão pedindo o impeachment da presidente Dilma é porque a coisa ficou feia de uma vez ***Em 2016 as assembléias legislativas devem decidir sobre a criação dos novos municípios.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 29 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b

Gente de Opinião Terça-feira, 29 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)