Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O desafio de Pimentel


O desafio de Pimentel - Gente de Opinião


A consulta
petista

O desafio de Pimentel - Gente de Opinião

Como diz aquele velho adágio popular, a necessidade faz o sapo pular. Por isto, mesmo sabendo que o candidato a prefeito do partido entra na peleja na base do sacrifício, o diretório estadual do PT se reúne em Porto Velho na próxima semana para consultar seus convencionais sobre o lançamento de um nome.

Naturalmente, se o ex-prefeito Roberto Sobrinho decidir enfrentar a parada terá a preferência dos filiados por sua trajetória vitoriosa, já que foi eleito prefeito e reeleito e cumpriu dois mandatos. E o partido precisa de um postulante majoritário para ajudar na eleição de uma expressiva bancada de vereadores. Como se sabe,  apesar do desgaste do PT, a legenda tem uma das nominatas mais fortes para na capital.

A escolha petista ainda é uma incógnita. Foi definida uma lista tríplice para o diretório avaliar, e nela também esta inserido o nome do vereador Sidney Orleans, detentor de um bom trabalho como legislador e com uma trajetória política pitoca, o que tem sido meio raro nos meios petistas nos últimos anos.
 


Pé de coelho às avessas

O desafio de Pimentel - Gente de Opinião

Dois nomes disputam o apoio do cacique e senador Ivo Cassol, ex-governador do estado, para a eleição a prefeito em Porto Velho. De um lado, o ex-senador Odacir Soares (PP), que é suplente de senador e de outro o deputado estadual Ribamar Araujo que esta ingressando no PR, uma legenda controlada pelos aliados do ex-governador.

Odacir Soares (PP), que é advogado e jornalista, já foi prefeito de Porto Velho na década de 70, deputado federal e senador com dois mandatos produtivos. Destacou-se em Brasília como líder do governo Collor e em Rondônia pelos largos serviços prestados ao estado.

Já, o deputado estadual Ribamar Araujo foi vereador, secretário da Agricultura e cumpre seu segundo mandato na Assembléia Legislativa. Com mais de 25 anos de vida pública, se destaca como um dos poucos políticos locais distantes dos escândalos que tanto tem desgastado a classe política no estado.

Mas Ivo não é nenhum talismã, muito pelo contrário. Considerando seu apoio a candidatos aliados a prefeito em Porto Velho, tem sido é um pé de coelho às avessas.

 



 

O desafio de Pimentel

O desafio de Pimentel - Gente de Opinião

O portovelhense Williames Pimentel, com uma trajetória política alavancada pelos cargos que ocupou na esfera da saúde, vai enfrentar o desafio das urnas como candidato a prefeito do PMDB na eleição deste ano na capital. Rechaçou durante a semana qualquer possibilidade de composição para ser vice do prefeito Mauro Nazif (PSB) ou da deputada Mariana Carvalho (PSDB), ambos considerados postulantes de ponta.

As candidaturas próprias do PMDB a prefeito na capital são uma temeridade. Atolado de traíras, o partido até hoje só elegeu prefeito pelo voto direto, no distante 1985, para um mandato tampão, Jerônimo Santana. De lá para cá a sigla só chegou ao poder municipal através de alianças, indicando vice. De Sérgio Carvalho a José Augusto, por coincidência ambos médicos, já são  décadas de derrotas para o Executivo.

Unir um PMDB tradicionalmente dividido é uma batata quente e Pimentel não é unanimidade na legenda. Uma banda rejeita seu nome, outro grupo prefere se aliar ao prefeito Mauro Nazif, etc,etc.

Gente de Opinião

.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

 A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)