Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de maio de 2018
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O carnaval da crise - Por Carlos Sperança


 As mudanças
eleitorais

Já com vistas às eleições de 2018, a Comissão Especial da Reforma Política trabalha neste ano na busca de consensos em torno de temas polêmicos que deverão ser aprovados na Câmara dos Deputados e Senado até o fim de setembro. Esse é o prazo previsto em O carnaval da crise - Por Carlos Sperança - Gente de Opiniãolei para que as mudanças possam valer nas próximas eleições quando serão escolhidos o próximo presidente da Republica, governadores, senadores além de deputados federais e estaduais.

Com o tempo escasso, o relator da Comissão Especial, deputado Vicente Cândido (PT-SP), prevê articulações diárias a partir de agora. Ele elege como prioridade o sistema de votação e financiamento público de campanha como principais pontos para serem desvendados.

Diante da proibição do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre doações empresariais para campanhas eleitorais, o relator acredita num acordo em torno do financiamento público ou misto, com doações de pessoas físicas. Outra alternativa é a proposta do deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) que cria o Fundo de Financiamento da Democracia.


Tensão máxima

O final de semana e a segunda-feira foram de grande tensão dentro e fora dos presídios de Porto Velho. As autoridades de segurança reforçaram as guaritas e muitas viaturas da Polícia Militar foram posicionadas nas proximidades dos portões de entrada das penitenciárias. Felizmente não foram registrados incidentes, mesmo no dia de visitas.

Mineirinho da BR

O carnaval da crise - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoCom convites de coalizões partidárias rivais para disputar o Senado, o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB) não diz que sim, nem que não. Como a noiva mais bonita do baile, ele já foi assediado pelo PSDB de Expedito para trocar de partido e celebrar dobradinha com ele ao Senado. Sabe-se que o governador Confúcio Moura (PMDB) também busca a mesma aliança. Para quem o coração de Jesualdo vai bater mais forte?

Plano Diretor

Saindo na frente, o município de Rio Branco já aprovou seu novo Plano Diretor, depois de quase um ano de estudos na Câmara de Vereadores da capital acriana. Em Porto Velho, a legislatura anterior nem tratou do assunto deixando a atualização do plano para a atual legislatura. O Plano, diga-se de passagem, é uma exigência do Ministério das Cidades a cada dez anos.

O carnaval da crise

O carnaval da crise - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoAs primeiras informações do interior do estado é que a maioria das prefeituras municipais não terá recursos destinados às folias de Momo neste ano. No final de 2016, na região central, com quase 20 municípios, apenas a prefeitura de Ouro Preto bancou a festa de virada do ano. Em Porto Velho, onde o carnaval é uma atração turística na região Norte, a gestão Hildon Chaves já planeja apoiar o evento.

Água até julho

O governador em exercício Daniel Pereira (PSB) concedeu entrevista no final de semana anunciando que Porto Velho terá 100 por cento de água tratada até o mês de julho, seguindo a mesma toada do titular Confúcio Moura. Não querendo voduzar nem Pereirinha, tampouco El Carecone, um anuncio deste, num projeto que só tem dado problemas há uma década na justiça, e aonde tem a Caerd no meio, é no mínimo... arriscado!


Até setembro Porto Velho terá 100% de água, diz Confúcio Moura
durante entrevista a TV Rondônia, no último dia 4 de janeiro

Via Direta

O carnaval da crise - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

*** Os secretários de segurança dos estados foram convocados pelo ministro da Justiça Alexandre Moraes para discutir a crise penitenciária em Brasília ***

O carnaval da crise - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

*** O Plano Nacional de Segurança vai reforçar os recursos para resolver o problema das chacinas *** Com bases políticas no Vale do Jamari e Porto Velho, o ex-deputado federal Moreira Mendes (PSD) retoma as lides para voltar a Câmara Federal em 20 18.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

Em termos de regionalização de candidaturas, o ex-prefeito Jesualdo Pires vem forte - Por Carlos Sperança

Em termos de regionalização de candidaturas, o ex-prefeito Jesualdo Pires vem forte - Por Carlos Sperança

A goleada dos Mosquitos A comemoração do governo Michel Temer alegando que “o Brasil voltou” nem de longe se parece com o desenvolvimentismo de JK. Pa

Amir Lando no PSB - Por Carlos Sperança

Amir Lando no PSB - Por Carlos Sperança

Amarras paralisantes  Às vésperas de uma nova crise mundial, sinalizada pela ebulição financeira, o Brasil e em especial a Amazônia sofrem amarras par

'Judas Evangélico” vendeu seu apoio...  Por Carlos Sperança

'Judas Evangélico” vendeu seu apoio... Por Carlos Sperança

O pastor conhecido como “Judas Evangélico” vendeu seu apoio para um candidato ao governo de Rondônia por trinta moedas

Fiero e as ações de convergência - Por Carlos Sperança

Fiero e as ações de convergência - Por Carlos Sperança

 Ações em convergência  Uma palavra se destaca na manifestação recente da Federação das Indústrias de Rondônia em favor da infraestrutura regional: un