Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O angu requentado - Dois prefeitos peladões - Municípios rondonienses estão perdendo zilhões


O angu requentado - Dois prefeitos peladões - Municípios rondonienses estão perdendo zilhões  - Gente de Opinião

O angu requentado

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse que planeja lançar até o início de 2020 um “programa ambicioso”, composto por três novas concessões de ferrovias, dentre elas a Ferrogrão. Neste caso, a ambição é requentar um item polêmico do “PAC” do ex-presidente Michel Temer: uma ferrovia prevista para cortar cerca de mil quilômetros de Amazônia, afetando quase meia centena de áreas indígenas.

Sem se ater aos itens polêmicos, considerando apenas que a ampliação em grande escala da malha ferroviária é condição determinante o futuro do desenvolvimento nacional, vale dizer que Temer já havia requentado um velho projeto. O traçado original da Ferronorte, datado de 1901, já previa a ligação do Sudeste com Rondônia passando por Mato Grosso.

Mais de um século passou e cada novo governo anuncia o já anunciado. Requenta o angu esquecido na panela segundo a fórmula principal do Estado ineficiente: governo que entra desfaz o que o anterior fez. Então obras necessárias ou estratégicas voltam requentadas com nome, logotipo ou slogan ligeiramente modificados.

Também como sempre, tudo mais uma vez esbarra em investimentos minguados, excesso ou falta de qualidade na burocracia.  

..........................................

A estratégia

Gostei do jogo de estrategia do prefeito Hildon Chaves (PSDB) ao se instalar no prédio do relógio, com a melhor vista do Rio Madeira, que diga-se de passagem esta sendo urbanizado pela atual gestão. É uma forma de revitalização do centro histórico que esta jogado a traças. Agora, o movimento da região – caidaço desde a enchent de 2014 – deverá melhorar.

Vice e versa

Nas últimas eleições municipais em Rondônia, os políticos locais fizeram comparações com o Acre, exaltando a rodoviaria, o aeroporto e o estádio em Rio Branco. Já, nas eleições estaduais de 2018 os políticos de acreanos exaltaram o sucesso de Rondônia no agronegócio e afirmam que o modelo rondoniense deve ser seguido. Vamos ver como a coisa será em 2020.

Dois peladões

Na Marcha dos Prefeitos foram flagrados recentemente pelas cameras dos hoteis em Brasilia dois prefeitos peladões em busca de parceiras (os), possivelmente alcoolizados ou até mesmo drogados. O alcaide peladão parananense foi identificado, publicado e execrado pela imprensa daquele estado. Já, o prefeito peladão de Rondônia esta ileso até agora e sequer foi identificado.

Sessões itinerantes

Como em gestões anteriores, a mesa diretora da Assembléia Legislativa deve seguir o modelo de sessões itinerantes pelo interior do estado.A coisa começa em Ji-Paraná, com a Rondônia Rural Show, um prato para a classe política explorar com a presença de milhares de visitantes e baita exposição nos jornais impressos, eletrônicos, emissoras de rádio e televisão.

Projetos técnicos

Os municípios rondonienses estão perdendo zilhões em recursos pela ausência de projetos técnicos nos Ministérios. Com falta de engenheiros nos seus quadros e a associação rondoniense sem estrutura para auxiliar as municipalidades, os alcaides estão perdendo desde creches a postos de saúde, de pavimentação a reforços a merenda escolar. É um cenário desolador.

Via Direta

***Pelo que decidiu a justiça, o município de Candeias terá mesmo novas eleições já marcadas para 7 de julho *** Nem podia ser diferente depois do assassinato do prefeito Chico Pernambuco ***Já foi instalada no Congresso a Frente Parlamentar da Amazonia com 200 parlamentares *** Resta saber quantos foram financiados por mineradoras *** O IBGE garante Rondônia com uma das melhores taxas de empregos do país por causa do pujante interior rondoniense com o agronegócio *** Infelizmente, na capital a taxa de desemprego segue enorme.  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

O cliente tem razão + Top 5 dos prefeituráveis da capital + Obras da EFMM estão lentas +

O cliente tem razão + Top 5 dos prefeituráveis da capital + Obras da EFMM estão lentas +

O cliente tem razãoO caso de uma invasão de área indígena com desmatamento e queimada ilegais que demorou 28 anos na esfera judiciária anima novas

Crenças errôneas + Balaio de gatos + É coisa de louco! + Plano Diretor de Porto Velho

Crenças errôneas + Balaio de gatos + É coisa de louco! + Plano Diretor de Porto Velho

Crenças errôneasNo passado, pensar o Brasil no exterior era imaginar o Rio de Janeiro, samba, mulatas e futebol. Turistas pouco afeitos à geografia

Chega de perder + A revitalização + Cartas no MDB + Construção civil

Chega de perder + A revitalização + Cartas no MDB + Construção civil

Chega de perderA péssima imagem do Brasil não é falta de propaganda cara no exterior sobre as maravilhas da Amazônia e do país. É preciso reconhece

A diplomacia do peixe + A eficiência na agricultura + Batendo cabeça + Cadê a ponte?

A diplomacia do peixe + A eficiência na agricultura + Batendo cabeça + Cadê a ponte?

A diplomacia do peixeO período do defeso do tambaqui, cuja pesca está paralisada até março, é uma oportunidade para fazer um balanço das ações mais