Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Nova saída para o Pacifico une lideranças de RO e MT


Nova saída para o Pacifico une lideranças de RO e MT - Gente de Opinião

O Movimento Pró-Saída do Pacífico, através da rodovia- 429 (em Rondônia) e pela estrada central Carretera e conexões (Na Bolívia), dando acesso ao porto de Arica no Chile, já une as lideranças políticas de Rondônia e do Mato Grosso. A bandeira, levantada pelo líder do movimento, deputado estadual Eurípedes Lebrão já tem o apoio do governador Confúcio Moura (PMDB), que determinou ao DER a licitação dos serviços de balsas sobre o Rio Guaporé, em Costa Marques, na divisa com a Bolívia.

Em Brasília, ao se pronunciar sobre o projeto, cujo embrião nasceu ainda durante o governo Jerônimo Santana, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) afirmou que o Vale do Guaporé pode contar com seu apoio irrestrito. “Marcharemos juntos com o deputado Lebrão e as lideranças deste movimento, pois esta iniciativa levará o progresso desta região”, disse.

Ontem, o deputado Lebrão enfatizou que o movimento prepara nova missão para a Bolívia acertando detalhes da rota alternativa aos mercados asiáticos pelo Oceano Pacífico. “As coisas estão bem adiantadas, porque no lado brasileiro, a BR-429 já esta pavimentada e neste ano teremos o serviço de balsas em funcionamento em Costa Marques”, explica. Já, do lado Boliviano, a estrada esta em excelentes condições de tráfego, mas falta a pavimentação de 280 quilômetros, para que a ligação continental seja concluída, o que esta sendo negociado com o governo do Beni e com o próprio presidente boliviano Evo Morales.

A saída por Costa Marques tem prosperado desde que a alternativa por Guajará Mirim, fracassou por atingir área indígena e gerar fortes protestos no País vizinho. Na opção da saída para o pacifico, por Assis Brasil (AC), pelo Peru, a rodovia não possibilita o tráfego de cargas pesadas. Com isto, as autoridades brasileiras se voltam para firmar a rota comercial através de Costa Marques.

Enumerando a vantagens para Rondônia e o Mato Grosso, o deputado Lebrão ressalta que novo caminho para o pacifico, pelo Vale do Guaporé, economiza com relação aos portos Peruanos cerca de 1.500 quilômetros em transportes. Além disto, abre um grande mercado para os produtos agropecuários e industrializados de Rondônia para uma população de 3 milhões de habitantes, na região metropolitana de Santa Cruz de La Sierra, situada a cerca de 600 quilômetros de Costa Marques. Como se sabe, esta região importa tudo dos Estados Unidos e com o novo acesso, contará com preços mais competitivos para o intercâmbio comercial.

Fonte: Carlos Sperança

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026

O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026

O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)