Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Nova saída para o Pacifico une lideranças de RO e MT


Nova saída para o Pacifico une lideranças de RO e MT - Gente de Opinião

O Movimento Pró-Saída do Pacífico, através da rodovia- 429 (em Rondônia) e pela estrada central Carretera e conexões (Na Bolívia), dando acesso ao porto de Arica no Chile, já une as lideranças políticas de Rondônia e do Mato Grosso. A bandeira, levantada pelo líder do movimento, deputado estadual Eurípedes Lebrão já tem o apoio do governador Confúcio Moura (PMDB), que determinou ao DER a licitação dos serviços de balsas sobre o Rio Guaporé, em Costa Marques, na divisa com a Bolívia.

Em Brasília, ao se pronunciar sobre o projeto, cujo embrião nasceu ainda durante o governo Jerônimo Santana, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) afirmou que o Vale do Guaporé pode contar com seu apoio irrestrito. “Marcharemos juntos com o deputado Lebrão e as lideranças deste movimento, pois esta iniciativa levará o progresso desta região”, disse.

Ontem, o deputado Lebrão enfatizou que o movimento prepara nova missão para a Bolívia acertando detalhes da rota alternativa aos mercados asiáticos pelo Oceano Pacífico. “As coisas estão bem adiantadas, porque no lado brasileiro, a BR-429 já esta pavimentada e neste ano teremos o serviço de balsas em funcionamento em Costa Marques”, explica. Já, do lado Boliviano, a estrada esta em excelentes condições de tráfego, mas falta a pavimentação de 280 quilômetros, para que a ligação continental seja concluída, o que esta sendo negociado com o governo do Beni e com o próprio presidente boliviano Evo Morales.

A saída por Costa Marques tem prosperado desde que a alternativa por Guajará Mirim, fracassou por atingir área indígena e gerar fortes protestos no País vizinho. Na opção da saída para o pacifico, por Assis Brasil (AC), pelo Peru, a rodovia não possibilita o tráfego de cargas pesadas. Com isto, as autoridades brasileiras se voltam para firmar a rota comercial através de Costa Marques.

Enumerando a vantagens para Rondônia e o Mato Grosso, o deputado Lebrão ressalta que novo caminho para o pacifico, pelo Vale do Guaporé, economiza com relação aos portos Peruanos cerca de 1.500 quilômetros em transportes. Além disto, abre um grande mercado para os produtos agropecuários e industrializados de Rondônia para uma população de 3 milhões de habitantes, na região metropolitana de Santa Cruz de La Sierra, situada a cerca de 600 quilômetros de Costa Marques. Como se sabe, esta região importa tudo dos Estados Unidos e com o novo acesso, contará com preços mais competitivos para o intercâmbio comercial.

Fonte: Carlos Sperança

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Municípios quebrados e a Câmara Municipal de Porto Velho se transformou num parlamento de baixarias

Municípios quebrados e a Câmara Municipal de Porto Velho se transformou num parlamento de baixarias

Municípios quebradosMunicípios que não arrecadam o suficiente para os gastos obrigatórios ou que apresentam baixa qualidade de vida deveriam ser ex

Senador Marcos Rogério na ponteira e Adailton Fúria e Hildon Chaves estão na briga pela segunda vaga

Senador Marcos Rogério na ponteira e Adailton Fúria e Hildon Chaves estão na briga pela segunda vaga

Sem ferrãoQuando até os direitos dos condenados são defendidos com apetitosas reduções de penas, como se viu no episódio da dosimetria (nome pomposo

O clima eleitoral ainda está longe de esquentar, as coalisões de Hildon Chaves e esposas concorrendo

O clima eleitoral ainda está longe de esquentar, as coalisões de Hildon Chaves e esposas concorrendo

Nó na borrachaO desenvolvimento da ciência diariamente põe abaixo antigas crenças, da mesma forma que remotamente comprovou que a lua, o sol e fenô

Super El Nino em Rondônia, Acre e Amazonas e a crise do leite

Super El Nino em Rondônia, Acre e Amazonas e a crise do leite

Voando altoQuem conhece a Amazônia, ainda que superficialmente, não desconhece a presença dos nevoeiros que pairam sobre a floresta. O que nem todos

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)