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Carlos Sperança

Nova licitação para transportes coletivos de Porto Velho - Por Carlos Sperança


Bioceânica emperrada

O Senado voltou a debater durante a semana o relatório final de viabilidade técnica e econômica da Ferrovia Bioceânica na Comissão de Serviços de Infraestrutura. Além de integrar a região Norte da América do Sul, a ferrovia poderá criar um dos principais corredores de exportação para a Ásia.

Conforme o planejamento em andamento, o trecho brasileiro começa em Campinorte (Goiás) e cruza todas as extensões territoriais dos estados do Mato Grosso, Rondônia e Acre, antes de chegar à fronteira peruana, onde existem obstáculos a serem vencidos na cordilheira dos Andes.

Conforme os estudos, o investimento estimado na parte brasileira é de R$ 40 bilhões e deve receber financiamento da China. A previsão é que quando seus 5000 kms forem concluídos a Bioceânica possa escoar 23 milhões de toneladas de grãos e minérios.

Neste momento as obras estão emperradas por conta de posições antagônicas entre os governos brasileiro e peruano sobre o trajeto. O Peru quer a Transcontinental numa rota no ponto mais alto dos Andes, a 4 mil metros de altitude encarecendo sobremaneira o empreendimento.


 


Já no forno

Nova licitação para transportes coletivos de Porto Velho - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

A licitação para a escolha de uma nova empresa para assumir o sistema de transportes coletivos de Porto Velho com compromissos de melhorias, tais como de instalar abrigos para os usuários nas paradas, ônibus novos e com ar refrigerado, já esta no forno. Com a tarifa elevada, será possível atrair empresas para participar do certame de todo país, sendo incluídas as atuais formadas pelo Consórcio SIM.

Uma romaria

Nova licitação para transportes coletivos de Porto Velho - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoComo foi noticiado, a Associação Rondoniense de Municípios – AROM, formou durante a semana uma caravana de 17 prefeitos para choramingar recursos junto aos Ministérios e de emendas parlamentares dos senadores e deputados federais. A crise atinge de rijo o funcionalismo e os alcaides penam pela falta de recursos até para as demandas sociais como saúde e educação.


 



 

Mais ajustes

Nova licitação para transportes coletivos de Porto Velho - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Por falar em ajustes, depois das demissões em Porto Velho e Cacoal, outros municípios também poderão demitir para adequar seus orçamentos a Lei de Responsabilidade Fiscal. A realidade é triste para os servidores e vários estados estão pagando as folhas do funcionalismo parceladamente, como são os casos do Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Por aqui fala-se em novos cortes na ALE, governo do estado e na prefeitura da capital.
 

SAIBA MAIS:

Gente de Opinião

Acompanhe no "Portal Tô no Controle" do TCE-RO
as receitas e despesas dos municípios de Rondônia.


Forças armadas

Depois do Rio de Janeiro apelar para reforços das forças armadas para controlar a criminalidade, os estados do Acre e de Roraima (neste caso para continuar) solicitaram tropas federais para controlar as suas fronteiras tomadas pelas facções criminosas do tráfico de drogas. O Acre tem sido a grande vitima do crime organizado nas últimas semanas com atentados e queima de ônibus em vários municípios.

Semi aberto

O ex-deputado estadual Kaká Mendonça (PTB) é mais um dos envolvidos na Operação Dominó a obter o regime semi-aberto em Rondônia. Da mesma Operação, os ex-presidentes Carlão de Oliveira e Marcos Donadon são considerados “foragidos”, mesmo sob tratamento de saúde. De outra operação da Policia Federal, o ex-presidente Natanael Silva está preso. Em Rondônia é um verdadeiro enxame de ex-prefeitos e ex-deputados presos e foragidos.
 


 

Via Direta

*** O PSB de Rondônia discute em maio as diretrizes do partido para 2018 *** Porto Velho que vivenciou a imigração dos haitianos, agora abriga imigrantes venezuelanos ou em passagem para o sul do país em caravanas *** Rondônia comemora finalmente o inicio das obras da dragagem do Rio Madeira *** Com isto, a hidrovia aumentará geometricamente o transporte de grãos para a Ásia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

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