Quarta-feira, 14 de agosto de 2013 - 18h02
Um ano para esquecer
O ano de 2013 não terminou ainda, mas é um ano para se esquecer para o Estado. Nas câmaras municipais de Rondônia, vários vereadores presos. Na Assembléia Legislativa, nova ação policial afastando deputados, além da prisão de Marcos Antonio Donadon. Na Câmara dos Deputados, a prisão do representante do PMDB, Natan Donadon, já caminhando para cassação. Do Senado, a condenação pelo Supremo Tribunal Federal do senador Ivo Cassol, candidato declarado ao governo de Rondônia, já alvo de pressão para que o processo de cassação do seu mandato seja agilizado.
Rondônia fez barba, cabelo e bigode, porque a coisa acabou respingando também no governo do estado mais uma vez. Não bastou a Operação Termópilas, no ano passado, tinha que o Palácio Presidente Vargas se envolver em mais uma pataquada.
.jpg)
Temos quase um semestre pela frente e nos bastidores o clima é de tensão. Fala-se em novas operações policiais, também destinadas a atender a demanda de prisões de políticos e empresários.
Não quero voduzar ninguém, mas tem muita batata assando ainda. Como a justiça não vê intenções moralizatórias por aí, mas uma vez acabará na contingência de agir firme. Mais operações, mais escândalos, mais lama por vir.
É candidato!
Os oposicionistas estão ligados e fazendo as contas sobre as declarações do governador Confúcio Moura a aliados dando conta que não será candidato a reeleição. Conversei a respeito com alguns deputados e lideranças regionais e a conclusão é unânime: o cara é candidato!
Dos indícios
Conforme o levantado, Confúcio já esta percorrendo o estado inteiro inaugurando obras e com disposição de candidato, abraçando, afagando e com paciência de Jó para atender o eleitorado. Mais: o governo começou a cadastrar milhares de famílias pelo interior se preparando para soltar o bolsa-família estadual, o seu grande trunfo para a reeleição.
Conta outra!
Portando, que Confúcio conte outra! É candidato, mas não assume para não ser fustigado pela oposição desde já. Não tem problema! Pode continuar negando, mas a oposição já esta trabalhando dentro deste cenário e por isto já prepara o lançamento de pelo menos quatro candidatos para fracionar o eleitorado, impedindo que ele ganhe em primeiro turno.
Os postulantes
A oposição esta escalando para o embate de 2014: 1 – O prefeito de Ouro Preto do Oeste Alex Testoni (PSD), que nega ser pré-candidato, mas já está com agência e marqueteiro trabalhando 2 – Deputado federal Padre Tom (PT) já é pré-candidato declarado e correndo o estado 3 – José Bianco (Democratas) que ganhou força com a desistência de Ivo Cassol (PP).
Os não relacionados
Expedito Júnior (PSDB) não entrou na relação porque ainda tem pendengas com a justiça eleitoral, embora se declare desimpedido. Mário Português esta fora porque só entraria no vácuo, numa eventual desistência de Confúcio e o senador Acir Gurgacz (PD), pela opção já declarada de disputar a reeleição.
Contas da oposição
Nas contas dos candidatos oposicionistas ao Palácio Presidente Vargas, quem pegar segundo turno contra Confúcio leva. Por conseguinte, a briga vai ser feia. Pelo menos dois Institutos de pesquisas já estão nas ruas com estes nomes para as primeiras avaliações do possível cenário eleitoral que começa a ganhar os primeiros contornos para o ano que vem.
Via Direta
.jpg)
*** Aos poucos as coisas vão acalmando na Assembléia Legislativa, mas lá é como um vulcão em repouso *** A qualquer momento a Casa de Leis poderá entrar em erupção de novo *** Nilton Salinas anuncia o lançamento do jornal Madeirão ainda em agosto.
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Hildon Chaves fazendo as contas e a representatividade eleitoral da capital
Trump assustaDepois da ação cinematográfica dos EUA de sequestrar Nicolás Maduro dentro do esconderijo mais protegido na Venezuela, o mesmo pode aco

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado
A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou
Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados
Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)