Terça-feira, 13 de dezembro de 2016 - 18h11
Por Carlos Sperança
Com o peso da desmoralização nas costas e a sua credibilidade afundando de vez com a recente delação premiada da Odebrecht, o governo Michel Temer (PMDB) patina na busca de soluções para a economia, no combate ao desemprego, e vê a segurança pública degringolar, a saúde em crise, a educação padecendo e a desconfiança dos brasileiros que a gestão peemedebista entrou em crise. Uma situação insustentável.
De fato, o PMDB de hoje não é aquele de Itamar Franco, que salvou o País da inflação. É um partido que tem a corrupção e a desfaçatez nas entranhas, que em seis meses gerindo o Palácio do Planalto viu cair seis ministros e pelo menos outros três envolvidos em casos escabrosos já estão ameaçados. O partido de Temer, Renan e Cunha vai para as eleições de 2018 mais sujo do que o PT no pleito de 2016, quando foi reduzido a pó nas urnas em todo território nacional. Não demora na volta às ruas, todos juntos voltarão a clamar fora Renan! Fora Temer! Fora PMDB!
Olho do furacão
Rondônia entra de novo no olho do furacão com operações da Polícia Federal em Porto Velho e Ji-Paraná, além da prisão do conhecido Ayres do Amaral, na chamada Operação Imprevidência. O ano está terminando como começou em Rondônia e no Brasil: Polícia Federal na caça dos políticos bandidos.
Pela renúncia
Depois das últimas delações, as pesquisas circulando indicam claramente que o povo brasileiro quer a renúncia do presidente Michel Temer e uma nova eleição – com resultados imprevisíveis – para legitimar o novo mandatário brasileiro. Depois dos rapinadores do PT, urge botar para fora do Palácio do Planalto os vampiros do PMDB.
Em pandarecos
Municípios de maior porte em Rondônia, como é o caso da aprazível Vilhena vão abrir a nova gestão em pandarecos, tamanha foi a rapinagem nos últimos anos. E o pior que a próxima gestão do Palácio dos Parecis será administrado pelo clã Donadon, formado por ex-deputados presos e foragidos. É coisa de louco!
Obras paralisadas
Já em Ariquemes, o prefeito Thiago Flores (PMDB) assume o cargo dia 1º de janeiro com muitas obras paralisadas, caso do hospital regional para o Vale do Jamari e do teatro municipal, entre tantas. Mas o legado administrativo não é dos piores. No entanto, a crise fará o xerife Thiago apertar o cinto.
Caso único
Em Rondônia, o município de Ouro Preto do Oeste (ou Testonópolis…) é um caso único. O prefeito Alex Testoni chegou a ser afastado por envolvimento em maracutaias pelo Estado. Chegou a renunciar ao mandato, mas desistiu da renúncia. Como não fez lambanças na sua cidade, deixa uma herança de contas em dia.
As expectativas
Depois da diplomação dos prefeitos rondonienses, dos respectivos vices e dos vereadores eleitos, todas as expectativas ficam por conta da posse em 1º de janeiro. Poucos municípios abrem 2017 com boas condições financeiras, um deles é Ji-Paraná de Jesualdo Pires, reeleito com grande respaldo.
Via Direta
*** Um prefeito do interior flagrado e filmado com uma gatinha num motel de Porto Velho é objeto de chantagem na aldeia rondoniense *** O chantagista está tirando até as cuecas do Don Juan da roça ***Pois é, todo cuidado é pouco com as gatinhas da internet. Estão mais para diabinhas *** O comércio da capital começa a reagir com a proximidade do Natal e Ano Novo.
O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026
O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us