Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

MADEIRÃO É PENICO - Por Carlos Sperança


MADEIRÃO É PENICO - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Ainda o centro histórico

É lamentável a situação do entorno do centro histórico de Porto Velho. O comércio na região que já teve seus dias áureos esta definhando, com as cracolândias se multiplicando e o próprio Palácio Presidente Vargas que abrigou tantas administrações dos governos territoriais estaduais esta entregue as baratas. Some-se a isto a triste situação portuária do Cai’Água, ao lado do Complexo da Estrada de Ferro. É uma situação que vem se arrastando há quase meia década e agravada com o desastre natural de 2014.

Urge a revitalização do centro histórico. Nas ruas adjacentes da Praça Getulio Vargas existe grande numero de lojas fechadas e tomadas pelos viciados em drogas, os temíveis “noiados”. Nesta região, onde está à sede da Unicentro, encontra-se também o Paço Tancredo Neves, sede do governo municipal e distante apenas 100 metros desta região abandonada. À noite, aquelas redondezas se tornaram de risco para os transeuntes.

Entendo que a prefeitura de Porto Velho, o governo do estado e as associações comerciais e de lojistas deveriam se unir em torno da revitalização. A perdurar esta situação teremos migração em massa dos comerciantes e lojistas para outros centros comerciais em expansão nas regiões as Zonas Leste e Sul da cidade.


Grande igapó

Transformado num enorme igapó durante a estação das chuvas, o nosso inverno amazônico, Porto Velho aguarda o verão para sair deste grande pantanal formado nos bairros mais baixos duramente atingidos pelas alagações. A cidade vivencia mais um ano padecendo com o problema e serão necessárias várias gestões para acabar com um problema que se arrasta há décadas por aqui. No ano que vem, com certeza, o cenário não será diferente.

MADEIRÃO É PENICO - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Madeirão é penico

Além de o Rio Madeira ter se tornado penico para os grandes condomínios e residências avulsas dos bairros da Figura A – aqueles que margeiam o rio, principalmente o Pedrinhas apinhado de arranha-céus – no inverno amazônico o Madeirão recebe centenas e centenas de ratazanas mortas por afogamento através das galerias fluviais e de esgoto. As águas do inverno reduzem sobremaneira população dos roedores na cidade.

Racha evangélico

O excesso de candidatos a cargos eletivos pelo segmento evangélico em 2018 deve ocasionar uma pulverização de votos nas igrejas podendo influenciar até em prejuízos nos projetos de reeleição dos atuais deputados estaduais e federais ligados ao setor cristão. Sabe-se que algumas regiões de Rondônia detém maioria da população evangélica. No estado o IBGE estima que mais de 30 por cento da população pertença ao meio.

A recuperação

Com derrotas seguidas ao governo do estado e outros cargos eletivos desde a década passada, a ex-senadora Fátima Cleide (PT), funcionária do Instituto Lula em São Paulo, vai buscar a sua reabilitação nas eleições de outubro em Rondônia. Para não conflitar com os interesses do cacique Roberto Sobrinho que pode entrar na peleja por uma cadeira a Assembléia Legislativa, ela terá a opção de disputar uma cadeira ao Senado.

Boom de natalidade

Gente de Opinião

Impressiona a explosão de natalidade de urubus e pombos na capital rondoniense. A praga se estende por muitos bairros e algumas regiões se mostram mais infestadas.

Gente de Opinião

Também prosperam os cães vadios (... e políticos vadios!) perambulando por Porto Velho, além das cracolândias com noiados, os mendigos dormindo sob as marquises, etc, etc. As esferas governamentais não tomam providências, estão surdas e mudas.

Gente de Opinião


 

Via Direta

*** Passou da hora do governo do estado e a prefeitura da capital melhorar a infra-estrutura do Distrito Industrial *** Loteamentos clandestinos continuam atuando as margens da BR 319, depois da ponte sobre o Rio Madeira *** Uma situação que vai alterar o plano de expansão e que merece mais estudos do Plano Diretor já em revisão *** O PSOL já tem seu candidato a presidente lançado, o ativista Boulos amiguinho de Lula e dos petistas. Talvez até um plano B...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

 A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)