Domingo, 29 de setembro de 2013 - 00h08
Pulando cirandinha?
Os possíveis candidatos ao governo do estado entram numa fase de definições neste final do ano. Além do governador Confúcio Moura (PMDB) já trabalhando em ritmo de reeleição, já estão na pista os pré-candidatos Padre Tom (PT) e Neodi Carlos (PSDC), enquanto que outros tantos estão em fase de consultas, como José Bianco (DEM), prefeito Alex Textoni (PSD), deputado Hermínio Coelho (PSD). A espera de solução na justiça eleitoral, também se manifesta o ex-senador Expedito Junior (PSDB).
Estima-se que pelo menos cinco candidatos entrem na peleja 2014, fracionando o eleitorado do estado – que passa dos 1.100.000 mil – sinalizando com isto uma eleição em dois turnos. Num quadro atual, o governador Confúcio teria passagem para o turno seguinte, mas enfrentaria grandes dificuldades no segundo turno, com a união das oposições.
Causa estranheza alguns possíveis postulantes já entabulando entendimentos por Rondônia afora, mas mantendo suas indicações na gestão Cooperação. Não parece rompimento para valer, no caso dos Democratas e do PSD, mais sinaliza alguma engenharia política, onde a intenção é ver mais adiante qual dos três – Confúcio, Testoni e Bianco teria melhores condições de chegar lá. Por conseguinte, nos parecem candidatos coleguinhas, pulando cirandinha.
Aposta de Araujo
O ex-presidente da Assembléia Legislativa Valter Araujo (PTB) fez questão, antes de se apresentar a justiça e ser mais um ilustre hóspede do Presídio Panda, de resolver suas pendências no cartório eleitoral. Quites com o TRE, ele espera ser solto dentro em breve – como todos os outros deputados da Termópilas – e disputar as eleições do ano que vem, mesmo sub-judice.
Se tem coisa desgastante para a justiça é inocentar político bandido – será que eles não percebem que a opinião pública está atenta as coisas? – e fazer acordos para que os pilantras sejam presos sem algemas, garantindo tratamento vip. Do jeito que a justiça tem se comportado, mudando até sentenças como ocorreu no caso dos mensaleiros, logo, logo os bandidos de alta plumagem serão recebidos com tapete vermelho nos tribunais!
Farra de siglas
Entre tantas palhaçadas deste Brasil varonil, existe a farra de criação de agremiações partidárias para os políticos de mãos grandes usar os recursos de fundos partidários. Já são 32 e se o partido de Marina Silva, o Rede de Sustentabilidade se registrar a tempo, serão 33 em 2014. Os últimos que se firmaram foram o Solidariedade e o PROS, que já estão organizados em nove estados.
As acomodações
Seguem as acomodações partidárias para as eleições do ano que vem. Além do deputado estadual Luis Claudio pulando do PTC para o PR, o ex-deputado federal Lindomar Garçon teria assinado a ficha do PMDB. O presidente do Sinjor Carlos Alencar deixou o PMDB e ingressou no PDT. Leudo Buritis, estaria deixando o PDT e ingressando nos Democratas, etc e tal.
Cardeais atentos
Os cardeais da política de Rondônia estão atentos aos desdobramentos e formação de alianças. Neodi Carlos, com auxilio de Ivo Cassol está mais adiantado nas conversações e já tem um bloco de quase 10 partidos formado. Mas durante a semana vários cardeais fizeram consultas com vistas às eleições do ano que vem. E já tem novos nomes circulando na área.
As filiações
Neste momento, existe uma grande preocupação com as filiações partidárias. O PDT, por exemplo, tem filiado novos adeptos, visando renovar a política rondoniense. O presidente estadual Acir Gurgacz tem se empenhado pessoalmente em ampliar os quadros socialistas em todo o estado. Ao mesmo tempo, todos partidos se preocupam em fechar as cotas exigidas pela justiça eleitoral para mulheres.
Via Direta
*** Com novo impasse entre partidos, a minirreforma eleitoral pode ir para o espaço novamente *** O Sinjor passará a funcionar no Edifício Rio Madeira a partir de outubro *** A prefeitura de Porto Velho segue os trabalhos de limpeza e retirada dos entulhos nos canais e igarapés que cortam a capital. A necessidade faz o sapo pular, né?
O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026
O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us