Porto Velho (RO) quarta-feira, 20 de junho de 2018
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Inicio de ano difícil para o prefeito Hildon Chaves - Por Carlos Sperança


Os planos de segurança


Como nos governos Lula e Dilma, quando as crises nos presídios e a criminalidade foram às alturas, o presidente Michel Temer (MDB) lançou mais um Plano Nacional de Segurança, seguindo as práticas e falácias de gestões anteriores que não foram adiante. Nos governos petistas, como se recorda tinha plano nacional para todos os gostos, a grande maioria não saiu do papel e aqueles iniciados não tiveram seqüência.

Com a situação agravada e vários estados pedindo forças nacionais para controlar seus presídios, o que se vê é a esfera federal perdida quanto à situação. Algumas medidas são encaradas de emergência, como controlar as fronteiras do Brasil com o Paraguai, Bolívia, Peru e Colômbia, a origem do tráfico de drogas e de armas para o Brasil.

Mesmo com as divisas com o Paraguai, no Paraná e Mato Grosso do Sul fortemente controladas, a criminalidade desandou no Sul e no Sudeste. Pior é a situação das fronteiras do Brasil com a Bolívia. Só Rondônia tem mais de 1000 quilômetros de porteira aberta para o crime organizado. Não é a toa que Rondônia, Acre e o Amazonas estão com seus presídios abarrotados de traficantes e de lideranças das facções criminosas.



Lançamento
Inicio de ano difícil para o prefeito Hildon Chaves - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoO PT rondoniense programou o lançamento no próximo dia 19 do seu candidato ao governo, Marcos Pereira e postulante ao Senado, Terrinha, em ato programado Para ocorrer na sede do Diretório Estadual. O partido formou forte chapa de postulantes a Assembléia Legislativa liderada pelo ex-prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho e pelo deputado estadual Lazinho da Fetagro, que pleiteia a reeleição, pelo município de Jaru e a região da Bacia Leiteira.

 


O monitoramento
A imprensa acriana e as lideranças políticas e empresariais do vizinho estado começaram a monitorar com preocupação a situação do Rio Madeira que já dá sinais para uma grande cheia nesta temporada. A grande preocupação da população acriana é com relação ao abastecimento, já que na cheia histórica de 2014 o estado foi seriamente prejudicado com a interrupção da rodovia 364. E passados três anos, a ponte na altura do Abunã continua em obras e não deve socorrer os acrianos tão cedo.



Ano favorável
Gente de OpiniãoOs técnicos de planejamento da esfera estadual acreditam num ano favorável para a economia de Rondônia e projetam um PIB de 5 por cento para o estado alavancado pelo agronegócio, com grande participação nas exportações de carne, na produção do leite e seus derivados, com o pescado numa crescente, na produção mineral e no novo motor da economia estadual que é a produção da soja, que se espraia de Cerejeiras, no Cone Sul a Nova Mamoré, já no vale do Guaporé.


Inicio difícil

Inicio de ano difícil para o prefeito Hildon Chaves - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião
É um inicio de ano difícil para a administração do prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB). Chove muito na capital e as alagações se multiplicam geometricamente e atingem de rijo as regiões mais baixas. Atualmente todos os acessos para a populosa região do Setor Chacareiro – caso das ruas e avenidas que cortam os bairros Pantanal, Jardim Santana e Socialista - estão esburacadas e gerando reclamações generalizadas da população.



Bases sólidas
Gente de OpiniãoAfinal, o exagerado número de candidatos ao Senado na capital, fragmentando o maior colégio eleitoral do estado, vai beneficiar a quem nas eleições de outubro? Os cotados para as duas vagas, atualmente são Confúcio Moura, Expedito Junior e Valdir Raupp, sabendo-se que Rolim tradicionalmente não elege dois senadores. Neste cenário de “Grupo da Morte” formado, os dois postulantes que tiverem as bases mais sólidas no interior devem levar a melhor. E ainda tem a ameaça dos “novos”, Aluizio Vidal (Rede), Terrinha (PT), etc, etc.

Via Direta
*** Com os recentes “dilúvios”, a situação das estradas vicinais da zona rural do município já é preocupante. Os produtores rurais encontram dificuldades de acesso a cidade de Porto Velho ***
Já tem chapa pronta Gente de OpiniãoGente de Opiniãopara disputar o governo do estado, com candidato ao governo, seu vice, dois postulantes ao Senado e as nominatas das coligações para federal e estadual definidas *** É a aliança liderada pelo PDT/PSB/DEM botando seu bloco na rua, logo depois do carnaval...
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

Cadê as propostas? Por Carlos Sperança

Cadê as propostas? Por Carlos Sperança

Se o uirapuru falasse...A ciência comprovou aquilo que os povos da floresta sempre disseram a respeito do pequeno uirapuru: é a sentinela do passaredo

É grande o canibalismo na disputa a Câmara dos Deputados em PVH - Por Carlos Sperança

É grande o canibalismo na disputa a Câmara dos Deputados em PVH - Por Carlos Sperança

É grande o canibalismo na disputa por cadeiras a Câmara dos Deputados em Porto Velho

A recuperação do tucano - Por Carlos Sperança

A recuperação do tucano - Por Carlos Sperança

Já temos um verão consistente e as obras estão aparecendo mostrando a recuperação da imagem do tucano

Cassol pode trocar de candidato ao governo - Por Carlos Sperança

Cassol pode trocar de candidato ao governo - Por Carlos Sperança

Amazônia indignadaO governo Michel Temer poderia ter se espelhado em Itamar Franco para pacificar o país, pondo fim ao clima de dissensões improdutiva