Sexta-feira, 30 de maio de 2014 - 19h15
Ícones em desgraça
Quem poderia imaginar que ícones da política rondoniense entrariam em desgraça na década passada? O então governador Ivo Cassol, no auge da sua popularidade, já projetava até disputar a presidência da Republica, espalhando outdoors por Brasília e outras capitais. De lá para cá uma sucessão de fatos colocou Cassol para baixo, a partir de condenações por improbidade, culminando com a recente confirmação do STF de mais de quatro anos de prisão em regime semi-berto.
No meio dos petistas, depois de uma vitória consagradora em 2010, o prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho se preparava para disputar o governo do estado. Acreditava-se então que teria um futuro promissor, mas ao final da sua gestão em 2012 vieram os processos, seu afastamento, a prisão de secretários e assessores do primeiro escalão. E as condenações se seguem.
Mas é na Assembléia Legislativa que se proporcionou recordes de lideranças em apuros com as prisões de presidentes da Assembléia Legislativa. Marcos Donadon, Carlão de Oliveira e mais recentemente Valter Araujo. É coisa de louco!
As convenções
Estamos a um passo do inicio das convenções partidárias – que começam agora em junho – e o cenário político rondoniense continua nublado. A carência de definições a disputa do governo estadual é tão grande que até os institutos de pesquisas estão se atrapalhando nas sondagens eleitorais. A catimba – e também as trairagens - é grande, torcida brasileira.
Enfraquecidos
A publicação do acordão do STF com a condenação do senador Ivo Cassol (PP-RO) foi um forte golpe nos aspirantes as candidaturas do bloco cassolista, Maurão de Carvalho e Jaqueline Cassol. Não poderão contar com o grande cacique em campanha, já que no regime semi- aberto terá que pernoitar na cadeia. Ivo já estava de asas crescidas de novo, mas acabou na vala comum.
Todo cuidado
Em toda eleição a população da capital, elege pelo menos uns três vereadores a Assembléia Legislativa. A partir de agora o eleitor deve ter mais cuidado com isto, já que os vereadores eleitos têm envergonhado Porto Velho até a medula e a atual safra de edis é bem mais desonesta que a dos deputados estaduais. Os deputados pelo menos puniram os envolvidos na Operação Apocalipse. Os vereadores se fizeram de gatos mortos.
Convenção tucana
Fontes do tucanato confirmam para o próximo dia 27 de junho a convenção estadual do PSDB e partidos alinhados – cerca de uma dúzia – para apontar os candidatos ao governo, vice, senador e aprovação das nominatas de postulantes a deputados estaduais e federais. As chapas proporcionais da coalizão se preocupam principalmente na disputa de cadeiras a Câmara dos Deputados.
Partido Verde
As informações sobre o controle do Partido Verde estão bem contraditórias. De um lado existe a noticia de que o ex-deputado federal Lindomar Garçon e seu grupo político tinham retomado a legenda. Neste caso o PV se atrelaria a candidatura de Confúcio Moura ao governo. De outro lado os tucanos garantem que o partido agora está sob mando de Expedito.
Via Direta
*** Os institutos de pesquisas locais estão em campo para a última rodada antes das convenções *** Com maquinário novo a prefeitura de Porto Velho estende as ações com tapa buracos e drenagem nos bairros *** Os Nazifs acreditam que vão recuperar o prestígio perdido no início da gestão até o final do ano, mostrando obras para a população.
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us
O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido
Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b