Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Haja corruptos!


Começam as definições

O tempo urge e a classe política começa a esboçar um novo cenário para as eleições de 2014, já que o prazo de filiações – e portanto de mudanças de partidos – para quem pretende disputar cargos eletivos se encerra em outubro. No panorama de disputa ao governo o fato novo foi o presidente da Assembléia Legislativa José Hermínio deixar oficialmente o PSD para ingressar numa nova legenda.

A composição de nominatas para Assembléia Legislativa é o que mais deve gerar alterações nos quadros partidários. O deputado Neodi Carlos, por exemplo, está deixando o PSDC, assim como o parlamentar Luiz Claudio, o PTN. Ambos rumam para o MD, o Mobilização Democrática, legenda aliada do senador Ivo Cassol.

Ainda nublado, o quadro para a disputa ao governo do estado carece de definições. O próprio governador Confúcio Moura (PMDB) não confirma a decisão de pleitear a reeleição.  Cassol e Expedito miram resolver pendengas com a justiça eleitoral e os demais postulantes, como Alex Testoni (PSD) e Karan Roriz (PEM) buscam alianças confiáveis para a peleja.

Ao meio de tantas especulações, não se vê o novo partido, denominado Rede de Sustentabilidade, liderado pela ex-senadora Marina Silva mostrar os dentes em Rondônia. Nenhuma liderança expressiva anunciou filiação.

Nomes disputados

O milionário Mário Português, que deixou o PPS de João Cahula recentemente e o presidente da Assembléia Legislativa José Hermínio Coelho que caiu fora do PSD de Moreirão Mendes, estão sendo disputados a dentadas pelas demais agremiações políticas, que visam reforços para o pleito de 2014.

Eleições 2014

Explica-se a disputa por dois nomes de peso na política da capital: Quem conseguir a adesão de Hermínio terá um nome à altura para a disputa ao governo do estado ou ao Senado, no caso de Mário Português, trata-se de um nome cotado para uma cadeira na Assembléia Legislativa do estado.

Os entendimentos

Nos bastidores, o que se fala é que os dirigentes do PDT, do PSDC e do DEM estão abrindo conversações junto ao PSB para a formação de nominatas de pré-candidatos a Assembléia Legislativa e à Câmara dos Deputados. Cada partido já está selecionando seus nomes para uma coalizão.

Haja corruptos!

Conforme levantamento recente do Conselho Nacional de Justiça-CNJ até o final do ano serão julgados 77.081 processos contra acusados de corrupção. Destes, 29.053 ações são de improbidade administrativa e 48.028 de crimes contra a administração públicas. Haja corruptos neste Brasil. É uma praga que vem desde os idos da colonização, conforme revela o Procurador Heverton Aguiar.

A pacificação

Otimista, o governador Confúcio Moura (PMDB) acredita que acabará com as greves nos próximos dias. Ele pretende um acordo na justiça com as categorias em pé de guerra e com isto poderá gerir o estado com mais tranqüilidade, já que até para despachar anda um sufoco. Cada dia se vê obrigado a atender em lugar diferente para driblar os grevistas.

A proposta

Em nota a imprensa, o partido em formação, Rede de Sustentabilidade, avaliou como positiva a pesquisa do Instituto Data Folha inserindo a ex-senadora Marina Silva em segundo lugar nas pesquisas de intenções de votos à Presidência. O comando da sigla entende que a proposta de desenvolvimento sustentável foi entendida pelos brasileiros.

Via Direta

*** A Confederação Nacional de Municípios - CNM marcou para o dia 9 de julho abertura da nova Marcha a Brasília*** A prefeitura e governo estadual já tocam obras de encascalhamento e pavimentação nos bairros da capital *** O senador Acir Gurgacz cumpre agenda cheia no final de semana na capital. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

A mandioca é nossaEm todos os setores, diariamente são comunicadas novas descobertas sobre a Amazônia. Isso não significa que só agora ocorrem desc

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas

Diálogo de surdosOs presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, tiveram há pouco uma amistosa conversa por telefone. A imprensa amer

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas

Gol científico Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)