Quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013 - 18h09
Fora do roteiro
O ex-presidente Lula abriu roteiro de viagens pelo Brasil afora para fomentar alianças e fortalecer o PT estremecido em várias capitais brasileiras. Na Amazônia, ele vai passar por cima de Porto Velho, em direção a Manaus: a capital rondoniense é terreno minado depois do escândalo petista no Paço Tancredo Neves.
Moral elástica
Por falar em PT, o partido não deve punir os envolvidos nas maracutaias de Porto Velho. A porção honesta vai ser obrigada a engolir os malfeitores e com isto, a legenda já começa a jornada 2013,com rachaduras para as eleições do ano que vem.
Jogo de estratégia
O governador Confúcio Moura (PMDB) já pensa na sua reeleição e o seu jogo de estratégia prevê uma enormidade de benefícios para Porto Velho, como escolas modernas, creches, casas populares e infra-estrutura. Ajustar áreas como saúde e segurança pública já é a palavra de ordem.
Grande cartada
Confúcio tem uma grande cartada para se reconciliar com o eleitorado da capital, responsável pela sua grande vitória em 2010: Trata-se do projeto da arena de multieventos na região do Aeroclube. Lá já existem partes de recursos alocados para construção de um centro de convenções, estádio, bumbódromo, etc.
A interiorização
O Diário trabalha forte na interiorização. Neste sentido já apresenta colunas especializadas nos principais pólos regionais do estado: o Informe Rondônia, atende a região central;Panorama, o Cone Sul e Circuito Jamari, a Grande Ariquemes.
A ponteira
Para quem não sabe o Diário já tem a ponteira no Estado. É o jornal de maior circulação comprovada pelo IVC em Rondônia e no último ano passou a concorrência na grande maioria dos municípios. Dois terços da população do estado estão no interior, daí a necessidade de melhorar o atendimento, onde a agroindústria pulsa forte.
As inovações
Não é só Confúcio que tem novidades. O prefeito Mauro Nazif (PSB) espera incorporar inovações de outras capitais brasileiras em Porto Velho nos próximos anos e uma delas é a implantação de linhas integradas, com tarifas econômicas e ônibus biarticulados, como aqueles que rodam em Curitiba
Arrecadação
O aumento da arrecadação federal é uma esperança para os pequenos municípios brasileiros atolados em dívidas e sem condições de atender as demandas sociais, como a saúde. Em Rondônia, acaba sobrando pacientes para os principais pólos regionais, como Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena.
Um recorde
Nos últimos anos, a Policia Federal esta batendo recordes de operações em Rondônia envolvendo políticos e empresários corrutos. A mais recente, visa limpar a área na exploração da prostituição infantil, um problema que vinha se alastrando na capital rondoniense.
Do Cotidiano
Mentes brilhantes
Aos poucos uma mudança começa a ser percebida no formato do empreendedorismo brasileiro. O motor desse novo modelo é a inovação tecnológica, pilotada, geralmente, por uma nova geração de jovens sem experiência no mercado, mas com alto nível de escolaridade e muita criatividade. Um prato cheio para investidores. Os futuros empreendedores estabeleceram uma nova relação com os computadores. Para eles, laptops, PCs e tablets não servem apenas para alimentar as redes sociais, trocar mensagens instantâneas ou mera diversão com joguinhos eletrônicos de última geração. São, na realidade dessa turma conhecida como “nerds”, plataformas para lançar novas ideias para o mundo, já que, na era da globalização, as fronteiras caíram.
Foi assim na Campus Party, evento que reuniu os amantes da tecnologia do Brasil e de outras partes do mundo, em São Paulo. Durante o encontro, os jovens mostraram várias inovações na Maratona dos Negócios, seção proposta pelo Sebrae para a descoberta de futuros empreendimentos. Em cerca de 200 projetos apresentados, os “nerds” mostraram sua veia empreendedora, no melhor estilo Bill Gates e Steve Jobs. Apesar de não ter noções básicas de plano de negócios ou de gestão – uma falha dos currículos do ensino brasileiro, eles não se intimidam e mostram grande talento com invenções e ideias de dar inveja aos mais experimentados.
A Campus Party mostrou mais uma vez que temos jovens com alta capacidade de empreender e de liderar projetos em grandes empresas. Representantes da geração Y, esses meninos e meninas criados com as maravilhas tecnológicas, mostram mais uma vez que o brasileiro tem potencial sim de ser criativo e de tocar o desenvolvimento desse país. Mas para isso é necessário melhorar com urgência nossas estruturas tecnológicas para inserir mais condições de aproveitar melhor e até formar mentes brilhantes. A criação de centros de tecnologia por todo o país, incluindo as regiões Norte e Nordeste, abriria um campo importante para a disseminação de idéias e crescimento de várias localidades, muitas delas carentes de escolas de excelência. A inclusão digital deve ser prioridade para diminuir essas distâncias. (Luis Gonzaga).
Via Direta
*** Com o fechamento de agências em municípios prósperos como Machadinho e Nova Mamoré, o BB vai perdendo espaço em Rondônia para a concorrência *** E deixa de atender duas regiões de grande potencial produtivo *** Os concorrentes, Bradesco e Itaú agradecem...
O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026
O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us