Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Fátima Cleide reforça bem suas paliçadas para a reta final


 

Em recuperação

Depois de enfrentar uma operação delicada, o ex-deputado federal Isaac Newton Pessoa se recupera em Manaus. Aos 80 anos de idade, ele que foi funcionário de carreira do Banco do Brasil e parlamentar na década de 80, pretende voltar a residir na sua amada Guajará Mirim.

 

As paliçadas

Com Lula na TV, mais a estratégia da retomada da Transposição em Brasília, o anunciado apoio dos ministros, mais a incorporação do prefeito Roberto Sobrinho a sua campanha, a ex-senadora Fátima Cleide reforça bem suas paliçadas para a reta final da sua campanha a prefeitura de Porto Velho.

 

Sem plano B

Outra situação que melhora as chances da representante petista para alçar o segundo turno é que agora não existe mais um plano B do prefeito Roberto Sobrinho, dividindo seus votos com Mário Sérgio (PMN). Agora todo prestigio do alcaide será jogado em cima da professorinha que estava empacada nas pesquisas iniciais.

 

Instituto Previsão

O diretor do Instituto de Pesquisas Previsão Chagas Pimenta chega hoje a capital depois de realizar sondagens eleitorais nos municípios de Alvorada do Oeste, Seringueiras, Costa Marques e Nova Brazilândia. No final de semana vai colocar sua equipe de recenseadores para trabalhar em Porto Velho.

 

Nos debates

O candidato do PSOL Aluízio Vidal participou nos últimos dias dos debates promovidos pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo e do Fórum Rondônia. Em ambas as ocasiões enfatizou seus projetos para a mobilidade na capital voltados a melhorias no trânsito e alterações no plano urbanístico.

 

Plano de governo

A maioria dos candidatos a prefeitura de Porto Velho já está apresentando plano de governo e constato muitos pontos coincidentes com relação a necessidade de mudar o sistema de transportes coletivos na capital, implantando tarifa única, terminais de transbordos etc.

 

Lides políticas

Fora das lides políticas nas eleições deste ano na capital, o ex-senador Odacir Soares, o ex-prefeito de Porto Velho Carlinhos Camurça e o ex-deputado federal Eurípides Miranda devem voltar às paradas de sucesso m 2014, visando a Câmara Federal. 

 

Crime hediondo

Em pleno julgamento pelo STF dos políticos corruptos do mensalão, o Senado começa a analisar projeto de autoria do senador Lobão filho (PMDB-MA) que torna crime hediondo o desvio de verbas públicas de saúde e educação. O projeto começa a tramitar nas comissões técnicas.

 

Reta de chegada

Com tantas reviravoltas, o que se prenuncia é um grande final na corrida sucessória na capital. Lindomar Garçon (PV) e Mauro Nazif (PSB), até agora os dois nomes favoritos disputando a ponta, terão vários adversários em ascensão nesta reta de chegada, buscando tirá-los do poleiro. A disputa começa a empolgar.

 



 

Do Cotidiano
A civilização ruindo?
 

Os três problemas que mais preocupam no momento são questões de honra para a humanidade. Um, a grave crise econômico-financeira que assola o planeta. Outro, a rápida degradação ambiental, agravada pelo drama climático. Por fim, os prejuízos sociais causados pelos problemas anteriores, como o elevado custo dos alimentos e de remédios para doenças físicas e mentais, às quais se somam as guerras e a intolerância racial e/ou religiosa.

São problemas que afetam a todos e dos quais a humanidade sairá vencedora ou derrotada, vendo a civilização ruir e os povos se arruinando.

Ciente dessa imensa responsabilidade, um grupo de especialistas mundiais em meio ambiente publicou um documento reunindo um conjunto de recomendações para os líderes governamentais sobre ações necessárias e urgentes para compatibilizar desenvolvimento econômico com a sustentabilidade ambiental e social do planeta.

“Desafios ambientais e desenvolvimento: o imperativo para agir” sintetiza as advertências de vinte cientistas laureados com o Prêmio Blue Planet. Concedido pela fundação japonesa Asahi Glass Foundation desde 1992, quando se realizou no Rio de Janeiro a ECO-92, o prêmio é considerado o “Nobel do Meio Ambiente”. Muito justo, na medida em que a Fundação Nobel não premia a pesquisa ambiental.

Dentre os ganhadores do prêmio está Gro Harlem Brundtland, diplomata que presidiu no início da década de 1980, quando era primeira-ministra da Noruega, a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento criada pela ONU e coordenou a elaboração do documento “Nosso futuro comum” (1987), conhecido como Relatório Brundtland, popularizando a expressão “desenvolvimento sustentável”, hoje de uso corrente.

Algumas das recomendações dos cientistas no documento são eliminar os subsídios em setores como os de energia, transporte e agricultura, que, na opinião dos autores, criam custos ambientais e sociais, e substituir o Produto Interno Bruto (PIB) como medida de riqueza dos países.

Na avaliação dos proponentes, o índice é incapaz de mensurar outros indicadores importantes do desenvolvimento econômico e social de um país, como seu capital social, humano e natural e como esses dados se cruzam.


 

 

Via Direta

*** Os advogados estão mobilizados para as eleições da OAB em novembro *** Já falecida, a ex-deputada federal Rita Furtado foi alvo de homenagem na Assembléia Legislativa *** Os políticos estão se trombando no arraial Flor do Maracujá.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Hildon Chaves fazendo as contas e a representatividade eleitoral da capital

Hildon Chaves fazendo as contas e a representatividade eleitoral da capital

Trump assustaDepois da ação cinematográfica dos EUA de sequestrar Nicolás Maduro dentro do esconderijo mais protegido na Venezuela, o mesmo pode aco

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

 A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)