Quinta-feira, 24 de abril de 2014 - 15h11
A disputa polarizada
A corrida sucessória estadual abre com polarização entre o governador Confúcio Moura (PMDB) com o pré-candidato Expedito Junior (PSDB). Cada lado tem estudado o mote de campanha, analisando com cuidado a situação das paliçadas adversárias.
Vejam, por exemplo, a avaliação dos dois lados a respeito da eleição de outubro, a pouco mais de dois meses das convenções: Pelo lado dos tucanos se acredita em eleição em dois turnos com toda a oposição se unindo no segundo para finalizar Confúcio. O PSDB sintetiza a mesma opinião dos demais candidatos oposicionistas que acreditam que quem alçar o segundo turno contra o governador levará a melhor. Conclusão tucana: Expedito eleito governador.
E como os governistas encaram o papo dos oposicionistas? Algumas lideranças deliram, fantasiando vitória em primeiro turno. Já, os mais experientes acreditam que num eventual segundo turno com Expedito, o ex-governador Ivo Cassol entra na parada contra Expedito ajudando desta forma a liquidar as pretensões do desafeto. Conclusão governista: Cassol poderá ajudar na reeleição de Confúcio num confronto com Expedito. E você, cara pálida leitor, o que pensa a respeito? Acredita numa terceira via?
Abrindo o bico
Com o Ministério Público Federal examinando mais de 800 processos envolvendo políticos e empresários em corrupção, mais os desdobramentos das Operações Termópilas e Apocalipse, mais o ex-presidente da ALE Valter Araujo abrindo o bico sobre as propinas recebidas pelos deputados estaduais no caso da isenção para as Usinas, como revelou o colunista Alan Alex, é iminente uma nova operação da Policia Federal.
Salve-se ...
Com um cipoal de rabos presos, as bombas-relógios armadas por Araujo e Batista explodindo (se valendo da denuncia premiada), outros casos escabrosos podem vir à tona. Depois de muito esperar pela soltura, Valter Araujo foi para o tudo o nada. Nem o mensalinho pago aos irmãos para ele ficar de boca calada funcionou. Então, salve-se quem puder!
Eleições indefinidas
Nos bastidores os políticos com rabo preso – são poucos os pitocos – estão aterrorizados com o que vem pela aí. Afinal de contas uma nova Operação conjunta do MPF, Policia Federal poderá influenciar nas eleições de outubro, já que temos candidatos de todos os níveis enrolados. É uma verdadeira cheia histórica jogando mais lama na classe política.
Racha petista
Como na eleição a prefeitura de Porto Velho, quando a ex-senadora Fátima Cleide (PT-Porto Velho) foi sabotada pelos adversários internos do seu partido (Sobrinho e Cia), no pleito ao governo ocorre à mesma coisa agora tendo o Padre Tom como pré-candidato ao governo, vitima de racha e supostamente retaliado pelos aliados de Fátima Cleide.
Troco com juros
Tendo ciência que os desafetos tocavam entendimentos com Ivo Cassol para emplacar uma dobradinha com o PT, lançando o Padre Tom ao governo e Ivone Cassol (PP) ao Senado a ex-senadora tratou de inviabilizar a coisa arrumando um clima de briga com os cassolistas. É o racha petista falando mais alto de novo e desta vez com Fafá dando troco com juros aos seus sabotadores.
Voltando ao normal
As previsões em torno da normalidade em Porto Velho é de aproximadamente 4 meses, conforme o capo da Defesa Civil José Pimentel, que diga-se de passagem tem sido um verdadeiro guerreiro nas ações em defesa dos flagelados. As conseqüências da cheia, no entanto, continuam pesadas na economia local, com lojas fechando, hotéis sendo arrendados e restaurantes falindo.
Via Direta
*** Em pé de guerra contra o governador Confúcio Moura, durante quase uma semana os projetos de lei oriundos do Executivo foram bloqueados no Poder Legislativo *** Os bombeiros de plantão já trataram de acalmar as coisas *** Sabichões tucanos garantem que até outubro, Expedito Junior estará em condições de disputar a eleição como ex-ficha suja.
O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026
O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us