Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

È cobra engolindo cobra


Em banho Maria

Enquanto nos outros estados às candidaturas vão se definindo, em Rondônia se constata um processo sucessório em banho Maria. A contagem regressiva já foi iniciada e  estamos há menos de um ano das eleições de 2014 e sequer o ponto de partida, que é a definição do governador Confúcio Moura, como largada, aconteceu.È cobra engolindo cobra - Gente de Opinião

Na base aliada do governo Cooperação, formada por 17 legendas, algumas delas – casos do DEM, PSDB, PSDC e PSD - tem interesse em ocupar espaço na disputa ao Palácio Presidente Vargas, mas todos reduziram a aceleração diante de um governador que voltou acenar com indícios de que quando 2014 chegar dará o seu “sim”.

Neodi Carlos (PSDC) e José Bianco (DEM) não conseguiram montar blocos confiáveis para garantir apoio. Alex Testoni (PSD) hesita em cair na pista, embora continue monitorando o cenário estadual e Expedito Junior (PSDB), se prepara para mais um embate regionalizado com o clã Cassol nas suas bases, a partir da linha acima de Cacoal (região do café), Zona das Mata e cone sul rondoniense. O PT ameaça de ir de Padre Tom.

No confuso panorama atual, num previsível pleito em dois turnos, estima-se que o governador Confúcio teria acesso a etapa seguinte, mas enfrentando uma oposição unida no segundo e precisando de melhores alianças (rachando a oposição, por exemplo) para garantir o segundo mandato.  

È cobra engolindo cobra - Gente de OpiniãoBaita rapinagem

Em nota emitida pelo Ministério Público os rondonienses tiveram conhecimento que existem coisas muito piores do que a identificação de 200 pessoas já falecidas recebendo na folha de pagamento do governo do estado, que esta sendo auditada pela Fundação Getúlio Vargas. Com atuação conjunta, a FGV, MP e TCE já conseguiram uma economia de R$ 7 milhões para o erário estadual.

Golpes grandes

Ao se referir que tem coisas de maior impacto do que o pagamento efetuado para mortos e de antigas celebridades na folha do governo de Rondônia, o MP deixa transparecer que nos próximos dias teremos mais escândalos pela frente. Como se vê, temos um poço sem fundo em termos de rapinagem neste estado. Até quando?

È cobra engolindo cobra - Gente de Opinião

Auge na virada...

Quem acha que Porto Velho já esta alagada, ainda não viu nada. O auge das chuvas – e, por conseguinte, das inundações nos bairros - ocorre na virada do ano, quando a capital se transforma num monumental igapó. A rede de drenagem, através dos canos conectados, joga milhares de ratazanas afogadas por hora no Rio Madeira, num controle natural desta praga urbana.

E os reajustes

Também é na virada do ano, que os prefeitos sapecam reajustes no IPTU e nas tarifas de transportes coletivos. Somado alagações com reajustes, teremos o pior momento dos prefeitos, quando a população não perdoa suas pobres mãezinhas. Os alcaides ficam mais impopulares do que juízes de futebol. 
 



 

Gente de Opinião

Muitas bombas

Rondônia está cheio de homens e mulheres bombas. È cobra engolindo cobra, político corrupto chantageando corrupto e por ai vai, numa ciranda sem fim. Sem contar o custo Rondônia: usinas, empresas em geral, e se darem mole, até picolezeiros e pipoqueiros, são obrigados a pagar propinas para os políticos não serem incomodados. È coisa de louco!
 


 

Via Direta

*** Parabéns a Defesa Civil pelas simulações realizadas na capital para dar tranqüilidade à È cobra engolindo cobra - Gente de Opiniãopopulação ameaçada pela barragem de Santo Antonio *** Ainda estamos no inicio do inverno e a dengue já se espalha pelos bairros de Porto Velho *** Quase seis meses depois das manifestações de junho e o que se vê ainda é um país mergulhado na corrupção.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

A mandioca é nossaEm todos os setores, diariamente são comunicadas novas descobertas sobre a Amazônia. Isso não significa que só agora ocorrem desc

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas

Diálogo de surdosOs presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, tiveram há pouco uma amistosa conversa por telefone. A imprensa amer

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas

Gol científico Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)