Quinta-feira, 12 de dezembro de 2013 - 18h03

Desilusões e impunidade
O ano de 2013 foi de desilusões da população com a classe política e marcado mais uma vez pela impunidade da maioria dos corruptos. Em .jpg)
todas as esferas – das câmaras municipais ao Congresso Nacional – a rapinagem rolou solta. No entanto, ao meio dos mensalões, o brasileiro conseguiu comemorar a prisão de vários expoentes do colarinho branco, depois de muitos anos de procrastinação.
.jpg)
Em Rondônia tivemos algumas prisões de vereadores e ex-prefeitos, a prisão dos dois deputados da família Donadon e a condenação do senador Ivo Cassol, mas o final do ano deixou a opinião pública perplexa, com a impunidade dos vereadores e deputados estaduais envolvidos na Operação Apocalipse.
Na
verdade, o crime organizado, com sua mala preta, trouxe advogados criminalistas de ponta para proteger seus apaniguados favorecidos com recursos da Orcrim em suas eleições em 2010 e 2012.
.jpg)
Esta chegando 2014, repleto de desafios. Além de combater a corrupção, o estado precisa equacionar seus gargalos em saúde, segurança pública, estradas, mobilidade urbana, abastecimento de água e rede de esgoto, etc.
A desconfiança
Pelo menos dois possíveis candidatos ao governo de Rondônia estão desconfiados que estejam sendo investigados pelo que chamam nos bastidores de “Policia Secreta” do governo. Maurão de Carvalho (PP) e Neodi Carlos (PSDC) estão com a pulga atrás da orelha porque receberam informações das suas bases - respectivamente de Ministro Andreazza e Machadinho do Oeste – de que suas vidas estão sendo vasculhadas.
Tem origem
A origem da desconfiança vem do fato de dois governadoraveis já terem avariado as suas asinhas pelo xerife Marcelo Bessa: José Hermínio (PSD) e José Bianco (DEM). O único que não se queixou ainda de investigações foi o tucano Expedito Junior, mas como ele ainda mantém relações cordiais com o Palácio Presidente Vargas, não pode ser levado em conta como candidato oposicionista.
Não é candidata
Em nota a imprensa onde agradeceu os votos de pesar pelo falecimento de sua mãe, a pioneira Norma Bolzam Mezzomo, a esposa do senador Ivo Cassol, Dona Ivone, desmentiu as especulações em torno de uma candidatura ao governo no ano que vem. Também negou a informação sobre um curso de marketing e oratória em São Paulo. Pode ser mais uma desistência na temporada.
Orçamento 2014
Depois de alguns desentendimentos com o Poder Executivo, pela falta de recursos para o pagamento das emendas parlamentares, a Assembléia Legislativa acabou aprovando na quarta-feira o orçamento 2014, ficando em torno de R$ 7 bilhões. O relator da matéria, deputado Neodi Carlos (PSDC-Machadinho) reclamou que no orçamento 2013 o governo além de não cumprir suas metas teve déficit acarretando atraso no pagamento dos fornecedores.
.jpg)
Os fornecedores
O governador Confúcio Moura chega ao final do seu terceiro ano de mandato com o pagamento dos servidores rigorosamente em dia. O maior problema ainda a ser solucionado é com relação aos fornecedores, inclusive coisas emergenciais, como três meses de atraso com o Hospital do Câncer de Barretos, cuja instituição faz um baita sacrifício para manter sua estrutura no estado.
Via Direta
*** O .jpg)
Programa Rondônia Debates, do SGC, levará ao ar nos próximos dias sabatinas com o ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT), o senador Valdir Raupp (PMDB) e o atual prefeito Mauro Nazif (PSB) *** PDT e PSB estão juntando os trapos em coligações a ALE e Câmara dos Deputados em Rondônia *** Com a proximidade do Natal o comércio festeja o aumento das vendas.
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas
A mandioca é nossaEm todos os setores, diariamente são comunicadas novas descobertas sobre a Amazônia. Isso não significa que só agora ocorrem desc

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista
Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas
Diálogo de surdosOs presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, tiveram há pouco uma amistosa conversa por telefone. A imprensa amer

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas
Gol científico Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)