Sábado, 18 de outubro de 2014 - 19h22
A reação catarinense
Nem todo mundo aceita a transferência de presos barra pesada, pelo velho sistema goela abaixo do Ministério da Justiça. Os paranaenses, na semana passada quiseram se livrar daqueles facínoras que pintaram e bordaram na Penitenciária Industrial de Guarapuava,
despachando um bando para Santa Catarina e o governo local chiou e não aceitou o presente de grego. Mesmo porque os catarinenses já estão atolados com o crime organizado e Florianópolis está pegando fogo.
Em Rondônia, desde 2000, o Ministério da Justiça transformou Rondônia em penico para as tensões sociais, transferindo a bandidagem de vários estados para PortoVelho. O primeiro resultado desta medida, foi à eclosão da revolta no Complexo Urso Branco em 2002 com vários detentos trucidados. A chacina do Urso Branco esta na história como uma das piores do pais, ao lado daquela do Carandiru (SP) e Pedrinhas (Maranhão).
Quem sabe, a partir da reação dos catarinenses, outros estados que contam com penitenciárias federais ganhem coragem de reagir às imposições de transferências a granel. Da última vez, e a coisa faz poucos dias, lotaram um avião inteiro de presidiários da pior espécie e despacharam para cá. É preciso um basta.
Debate final
Depois do debate realizado pela TV Candelária na úlima quinta-feira a noite, teremos o confroto final enre os candidatos ao governo Confúcio Moura (PMDB) e Expedito Junior (PSDB) na TV Rondônia na próxima sexta-feira. Mesmo com muitos temas repetidos, a peleja da afiliada da Record, já mostrou mais qualidade com relação aos debates anteriores. A expectativa é que o nível melhore ainda mais no embate de sexta.
As pesquisas
Nas pesquisas já divulgadas sobre a eleição em Rondônia, ambas atribuindo vantagem ao governador Confúcio Moura, se vê um governador forte na capital e em pólos regionais importantes, mas o candidato da oposição um osso duro de roer nos pequenos e médios municípios. Neste momento, Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Jaru e Ouro Preto vão mantendo a liderança do governador.

Força tucana
Já, a força do candidato tucano esta situado na Região do Café, polarizada por Cacoal,. na Zona a Mata (região de Rolim), Cone Sul rondoniense (polarizado por Vilhena) e municípios importantes do Vale do Jamari, como Machadinho do Oeste e Buritis. Expedito é forte em pequenos municípios também e isto vai assegurando uma margem apertada nas pesquisas.
Bomba relógio
Vocês já imaginaram a bomba-relógio armada para depois das eleições? Temos reajustes de combustíveis represados, de transportes coletivos, de táxis, tarifas de água energia e tantas outras. Não bastasse, o nível de emprego esta caindo com a desaceleração industrial. Temos uma bolha imobiliária já atingindo os grandes centros e as vendas despencando. Olho vivo na economia.
Pedindo penico
Acreditava-se que Ivo cassol teria pedido penico para Expedito Junior depois de um longo e tenebroso inverno separados pelas rivalidades politicas e tribais. Na verdade, conforme fontes fidedignas foi o contrário. Como a necessidade faz o sapo pular, Expedito buscou a reconciliação, pediu perdão pelas trairagens – foi perdoado – e com isto tudo foi zerado. Os Cassol, como se sabe, estão todos na campanha do tucano.
Via Direta
*** Jaqueline Cassol não assumiu oficialmente apoio ao candidato Expedito Junior (PSDB), mas sua estrutura e seus cabos eleitorais já estão na campanha do tucano *** A coordenação de campanha de Confúcio acredita numa boa vitória também no interior onde o candidato tinha perdido no primeiro turno *** Expedito e Confúcio tem feito caminhadas sob um calor de quase 40 graus nos últimos dias. Coisa de louco, prefiro ser inspetor de quarteirão mesmo!
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado
A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou
Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados
Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?
Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)