Terça-feira, 27 de março de 2018 - 21h33
.jpg)
São encontradas constantemente em pesquisas arqueológicas na região referências que remetem a símbolos de outras civilizações. Começou com as Amazonas, guerreiras da mitologia grega. Elas ocuparam a memória das Icamiabas, índias que lutavam ao lado dos homens ou só os queriam para procriar.
Será o mundo assim tão pequeno para tanta identidade? Para o pensador Terêncio, nada que fosse humano lhe era estranho. E parece que nada relacionado à Amazônia é estranho ao mundo..jpg)
No recente Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília, ambientalistas argentinos propunham, com o apoio de seus colegas brasileiros, assegurar proteção aos rios voadores amazônicos. Trata-se de preservar a umidade – e com ela a vida – no Brasil inteiro, Uruguai, Paraguai, Argentina e Bolívia.
Segundo o Goddard Space Flight Center da Nasa, anualmente, sopradas por fortes tempestades, 27 milhões de toneladas da areia do deserto do Saara viajam cinco mil quilômetros pelo Atlântico até alcançar a Amazônia. Trazem o fósforo escasso por aqui e necessário ao desenvolvimento das plantas,
Se o deserto manda vida em forma de fósforo, os rios voadores levam a esperança a povos que poderiam sofrer com a escassez de recursos hídricos. O mundo é pequeno e interligado.
Os governadores

.jpg)
Depois de muito jogo de cena, mistérios, idas e vindas dois governadores estão confirmando a desincompatibilização em meados de abril para disputar ao Senado. São eles Beto Richa, no Paraná e Confúcio Moura (MDB) de Rondônia. No caso do paulista Geraldo Alckmin (PSDB) a candidatura ao Planalto já estava anunciada há meses. Alguns outros mandatários devem entrar na peleja e podem confirmar a saída de uma hora para outra
Encontro decisivo
.jpg)

.jpg)
O governador Confúcio Moura (MDB) terá encontro decisivo com dirigentes dos Democratas em Ji-Paraná, durante a semana para discutir uma possível mudança de partido, conforme se especula nos bastidores. O governador também conversa com outras duas agremiações da sua base aliada, o PSB do vice Daniel Pereira que assume dia 5 e o PDT onde ingressaram alguns emedebistas nos últimos dias.
PDT em ação
.jpg)

.jpg)
Depois do sucesso do encontro regional de Vilhena, com a adesão do ex-prefeito Melki Donadon e a deputada Rosangela, o PDT se reúne durante a semana para definir o próximo pólo regional que recepcionará as caravanas do partido. Provavelmente Pimenta Bueno ou Cacoal serão os destinos dos próximos municípios. Antes disto, o senador Acir Gurgacz, pré-candidato ao governo do partido vai percorrer todos os municípios do Cone Sul a partir deste meio de semana.
As mudanças

.jpg)
Alguns deputados estaduais propensos a mudar de partido aguardam a definição do governador Confúcio Moura para então se mudar de mala e cuia. Por isto, deputados mais próximos ao governador ainda não confirmaram o destino provável, caso de Só na Bença. Já Edson Martins, e Lebrão nem cogitam a troca de agremiação, pois se sentem confortáveis no MDB onde acreditam que terão boas votações. Mas Jean de Oliveira está também de mudança.
Os predadores

.jpg)
No entanto, os quatro ou cinco deputados que ficarão no MDB terão predadores com garras afiadas nas eleições de outubro. São os casos de Israel Neiva de Carvalho (Cerejeiras), Willians Pimentel (Porto Velho), Zequinha Araujo (Porto Velho), Joelna Houder (Porto Velho), entre tantos outros do interior do estado dispostos a emplacar mandato. Com tantos nomes fortes, o MDB deve confirmar uma bancada de pelo menos 4 representantes na próxima legislatura.
Via Direta

.jpg)
*** Ao contrário do que se especulou na semana passada, o deputado estadual Só na Bença (MDB-Pimenta Bueno) não confirmou seu ingresso no PDT *** O parlamentar ainda esta estudando as acomodações regionais para entrar na peleja *** O ex-prefeito de Pimenta Bueno Jean Mendonça ingressou no PODEMOS e vai disputar uma cadeira á Assembléia

.jpg)
Legislativa *** Grande expectativa para a desincompatibilização de vários secretários do primeiro escalão do governo de Rondônia neste 5 de abril.
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas
A mandioca é nossaEm todos os setores, diariamente são comunicadas novas descobertas sobre a Amazônia. Isso não significa que só agora ocorrem desc

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista
Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas
Diálogo de surdosOs presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, tiveram há pouco uma amistosa conversa por telefone. A imprensa amer

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas
Gol científico Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)