Porto Velho (RO) domingo, 22 de julho de 2018
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Confúcio tem cartas na manga - Por Carlos Sperança


Ufa! Que alívio!

Foi realmente um alivio para os concorrentes já preocupados e com as barbas de molho. A desistência de disputar o governo de Rondônia pelo promotor Heverton Aguiar, uma espécie de xerife rondoniense que chefiou a Operação Termópilas e que mandou muita gente para cadeia foi um bálsamo para certas raposas felpudas.

No momento em que postulantes oriundos da justiça, como o juiz Odilon Oliveira (PDT) que já vai liderando as pesquisas no Mato Grosso do Sul e o lançamento da candidatura presidencial do ex-presidente do STF Joaquim Barbosa (PSB), que já sinaliza para empinar, Aguiar era tido como uma novidade, longe da vala comum e com grandes chances de causar uma reviravolta no cenário político rondoniense.

Com a disputa ao governo dependendo de pendências na justiça ainda ninguém sabe quem é quem para as eleições de outubro. O registro das candidaturas vai até agosto e neste período ainda teremos muita água para rolar sob a ponte do Rio Madeira. Se, na peleja ao governo estadual existe uma série de indefinições, já para a disputa das duas vagas ao Senado o jogo clareou com a desincompatibilização do governador Confúcio Moura (MDB), um dos fortes postulantes  ao Senado da temporada.


Peleja ao Senado

Confúcio tem cartas na manga - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Com o agora ex-governador Confúcio Moura (MDB) definindo sua candidatura ao Senado, temos um cenário mais claro na peleja 2018. São considerados também candidatos de ponteira Valdir Raupp (MDB), Expedito Junior (PSDB), Jesualdo Pires (PSB) e Aluizio Vidal (Rede). Os outros nomes lançados formam o segundo e terceiro pelotões em busca de reviravoltas.


 

Disputa embolada

Confúcio tem cartas na manga - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Algumas situações tornam a disputa ao Senado embolada, por isto ninguém pode se pavonear como favorito. Nem Raupp, Confúcio, tampouco Expedito.  Vejam o caso de Jesualdo (PSB), que vem muito forte da BR e que terá o apoio do governador Daniel Pereira e do senador Acir. E tem Vidal (Rede) que ganhou a eleição ao Senado na capital em 2014 e se interiorizou.

Colégios eleitorais

Confúcio tem cartas na manga - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Acredito que Vidal poderá ganhar de novo em PVH onde temos um terço do eleitorado rondoniense. E Jesualdo, sem contar o apoio do governador Daniel e do senador Acir, esta bem posicionado em Ji-Paraná e região central com altas taxas de aprovação. Portanto, não podem ser subestimados. E ainda tem o segundo voto que tende para os postulantes pitocos, trocando em miúdos Vidal e Jesualdo.


 

Cartas na manga?

Confúcio tem cartas na manga - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Nesta altura do campeonato já é de conhecimento publico que o presidente da Assembléia Legislativa Maurão de Carvalho e o senador Valdir Raupp querem a pele do ex-governador Confúcio para fazer tamborim. O que os adversários não sabem é que o astuto Confúcio tem cartas na manga para fazer frente às diabruras arquitetadas.Confiram mais a frente...


 

Mais uma vez

Confúcio tem cartas na manga - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Com 14 postulantes já definidos, a disputa presidencial pode eleger o primeiro presidente negro do Brasil, com Joaquim Barbosa (PSB). Também entrou no rol dos postulantes definidos a ex-senadora Marina Silva, que entra no páreo pela terceira vez. A campanha presidencial começa agora, já sem Lula. Quem terá o seu legado nas urnas?
 

Via Direta

Confúcio tem cartas na manga - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

*** O ex-prefeito de Porto Velho José Guedes voltou a sonhar com a disputa do governo de Rondônia pelo PSDB nas eleições de outubro *** O problema é que quem tem controle do partido é o traíra do Expedito Pai, que também avalia a mesma candidatura *** Sujo como poleiro, mas com candidatos fortes, o MDB de RO  acredita na eleição de pelos menos 4 estaduais em 2018 *** O partido esta lotado de medalhões.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

FOGO AMIGO - Por Carlos Sperança

FOGO AMIGO - Por Carlos Sperança

Guerra aos apátridasNo seminário sobre os 40 anos da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, que reúne Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Gui

Acir no encontro do PP? Aí tem. Será que sai uma aliança? Por Carlos Sperança

Acir no encontro do PP? Aí tem. Será que sai uma aliança? Por Carlos Sperança

 Descobrir oportunidades Conhecer a realidade sobre a região é um dever do poder público, da sociedade organizada. Uma contribuição importante nesse r

TRAIÇÃO: Haja punhais em 2018!  Por Carlos Sperança

TRAIÇÃO: Haja punhais em 2018! Por Carlos Sperança

Patrimônio de quem?Há séculos a Amazônia é cobiçada por europeus e norte-americanos, mas uma força sempre se levantou contra as invasões, artimanh

MDB vai rachado para suas convenções - Por Carlos Sperança

MDB vai rachado para suas convenções - Por Carlos Sperança

Quase a metade do partido ainda é ligado ao ex-governador Confúcio Moura...