Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 29/05/13


O poder nas Assembléias

Além do projeto de lei que regulamenta a criação, incorporação e desmembramentos de novos municípios em discussão no Congresso Nacional, um projeto de lei complementar será votado em junho, devolvendo às assembléias legislativas a autonomia de criar novos municípios 17 anos depois de uma emenda constitucional ter retirado dos estados o poder de decidir sobre as emancipações

Conforme recente levantamento do jornal o Globo, o Brasil poderá ganhar 410 novos municípios com a medida. Lideranças pressionam os parlamentares em Brasília para a consolidação das propostas consideradas municipalistas.

Na década de 80, como se recorda houve uma farra de criação de novos municípios e até hoje centenas – muitos com menos de 1.500 habitantes - deles não tem as mínimas condições necessárias de vida própria, dependendo de repasses estaduais e federais para o custeio da máquina administrativa. Teme-se, então, que a devolução do poder de decisão da criação dos novos municípios para as assembléias, reedite uma nova febre no país.

O panorama

O Diário publica no final de semana matéria especial com o governador Confúcio Moura dando um panorama geral do estado. Da dívida do Beron a arena Multieventos, da nova rodoviária ao novo estádio Aluizão, numa sabatina que abordou também as greves, a criação dos novos municípios, etc.

Novos ares

Visando acomodações para o ano que vem vários deputados estaduais planejam trocar de ninho. Neodi Carlos (PSDC-Machadinho do Oeste), insatisfeito na sua legenda, esta pulando para o PPS, de João Caulha, cujo partido agora é denominado de Mobilização Democrática, com a incorporação do PMN.

Outras mudanças

Também cogita-se a saída da deputada Glaucioni Nery (PSDC) e de Luiz Claudio do PTN. São parlamentares que fazem as contas para a reeleição e que necessitam de ampliar espaço. O novo ordenamento de forças políticas também decorre das composições dos governadoraveis para 2014.

Mais complicada

É no PSD, com dois nomes cogitados para disputar o governo, onde existe uma situação mais complicada. Já estaria acertado com o comando nacional que o candidato ao governo estadual seria Alex Testoni, sendo preterido com isto, Hermínio Coelho, que já estaria procurando outras alternativas para a peleja de 2014.

As penalidades

No entanto, para os deputados estaduais deixarem suas legendas, sem a penalidade da perda de mandatos pela justiça eleitoral, precisam ser expulsos pelos diretórios municipais e estaduais. Haverá muito teatrinho para burlar a lei com encenação de brigarada e perseguição aos migrantes partidários.

A conspiração

Até o regime de chuvas conspirou contra a administração do prefeito Mauro Nazif que rezava pelos dias de sol para trabalhar na recuperação das ruas esburacadas. Geralmente o verão começa em abril, nesta temporada, já estamos no final de maio, e São Pedro ainda não se despediu. Coisa de louco!

A captação

O prefeito César Cassol, de Santa Luzia do Oeste, trabalha bem na captação de recursos das emendas parlamentares. Quando vai a Brasília visita os gabinetes de todos

Os paramentares da bancada federal e quando o município é beneficiado – sem distinção de credo político - ele dá a contrapartida citando a origem dos recursos.

As pesquisas

Já começam a circular pesquisas para todos os gostos e credos para as eleições 2014. Num estado onde as coisas só se decidem nos últimos dias de campanha e com efeito manada – no caso só perto de outubro do ano que vem - comentar sondagem eleitoral nesta altura do campeonato é no mínimo perda de tempo ainda mais num estado onde o hábito é fraudar pesquisa até para eleição de sindicato.

Via Direta

*** O PDT começa a trabalhar sua nominata de pré-candidatos a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados *** Com o contingenciamento de recursos da União, a sonhada dragagem do Rio Madeira foi para as cucuias *** O PT estaria estudando Padre Tom ao governo e Sobrinho ao Senado. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Hildon Chaves fazendo as contas e a representatividade eleitoral da capital

Hildon Chaves fazendo as contas e a representatividade eleitoral da capital

Trump assustaDepois da ação cinematográfica dos EUA de sequestrar Nicolás Maduro dentro do esconderijo mais protegido na Venezuela, o mesmo pode aco

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

 A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)