Terça-feira, 27 de agosto de 2013 - 00h02
As coisas andando
Se tudo der certo e os políticos não catimbarem, a semana poderá trazer bons resultados contra a impunidade. No Congresso Nacional, esta marcada para amanhã, quarta-feira a votação da cassação do deputado-presidiário Natan Donadon (PMDB-RO). Em Porto Velho, duas comissões processantes começam a andar: a da Câmara de Vereadores – com três vereadores ainda presos – e da Assembléia Legislativa com os deputados envolvidos soltos, belos e formosos.
Deve repercutir bastante durante a semana também a impunidade petista, já que o diretório estadual não viu nada demais na prisão do bando do ex-prefeito Roberto Sobrinho, alvo de duas operações da Polícia Federal. Todos receberam apenas uma menção de censura, algo suave demais para a roubalheira praticada.
Trocando de saco para mala, na capital, os Nazifs começam a mostrar trabalho e nos Distritos, Extrema chora pela morosidade do seu processo de emancipação, Jacy-Paraná pela falta de água e, ao longo das localidades banhadas pelo Madeirão, com suas águas em recuo, os ribeirinhos se preocupam com os riscos da navegação.
Enquanto estamos dando milho aos pombos na Estação da EFMM, o entorno de Porto Velho já esta empoeirado e enfumaçado. É típico nesta época do ano.
A comissão
Começa a funcionar hoje, a Comissão Processante, montada pela Assembléia Legislativa para investigar os cinco deputados flagrados pela Operação Apocalipse, que desvendou os rumorosos casos dos parlamentares envolvidos com o crime organizado, mais particularmente pelo apoio financeiro recebido de estelionatários e dos chefões do narcotráfico.
Posse de Amir
Como o processo de cassação do deputado federal Natan Donadon na berlinda nesta quarta-feira, o ex-senador Amir Lando (PMDB) já esta lustrando a botina e preparando a fatiota para a posse. E que aproveite a nova oportunidade, já que como senador esquecia da existência de Rondônia para filosofar nos restaurantes de Brasília com seus amigos ministros.
PT combativo?
Num passado longínquo, quando o PT brigava pelas bandeiras dos trabalhadores e defendia a moralidade e a coisa pública, quem aprontava levava um pé. Hoje, com a moral e os bons costumes jogados de lado, o ex-prefeito Roberto Sobrinho, a secretaria Miriam Saldana e a deputada Epifânia Barbosa, envolvidos em rumorosos escândalos receberam apenas uma censura pública.
Declarado inocente?
Já, o deputado estadual Claudio Carvalho (PT-Porto Velho) envolvido na Operação Apocalipse, aquela que investiga as ligações dos políticos e empresários com o crime organizado – trafico de drogas e estelionato – sequer foi mencionado. Nem censura publica levou, o que pode ser interpretado por absolvição completa.
Caos na 429
Recém asfaltada, a Rodovia 429, que liga Presidente Médici a Costa Marques, passando por Alvorada do Oeste, São Miguel, São Francisco e São Domingos, já esta em estado precário, com tantos buracos. Nas cidades cortadas pela estrada que era considerada a redenção do Vale do Guaporé, a gritaria das comunidades é enorme.
A mobilização
Com base na região, o deputado estadual Eurípedes Lebrão (PTN-São Francisco) liderou a mobilização pela restauração da estrada, com um grande encontro realizado na semana passada. Ele cobrou do DNITT reparos imediatos e conclamou a união do governo estadual da Assembléia Legislativa e da bancada federal para a restauração daquela estrada.
Via Direta
*** O deputado Claudio Carvalho percorreu o interior no final de semana garantindo que é inocente das acusações imputadas pela Operação Apocalipse *** *** Na BR -364, antes da Unir, esta em fase de lançamento o Loteamento Orleans, com as obras de infraestrutura avançando rapidamente *** A semana começa no Congresso Nacional com a reforma política em pauta.
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas
A mandioca é nossaEm todos os setores, diariamente são comunicadas novas descobertas sobre a Amazônia. Isso não significa que só agora ocorrem desc

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista
Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas
Diálogo de surdosOs presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, tiveram há pouco uma amistosa conversa por telefone. A imprensa amer

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas
Gol científico Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)