Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 24/11/15


 
A crise nos municípios

Mais da metade dos municípios brasileiros fecham o balanço no vermelho em 2015, conforme levantamento recente da Confederação Nacional dos Municípios – CNM. Em Rondônia a situação não é diferente e quem não esta com as contas deficitárias terá o orçamento reduzido no ano que vem, caso de Porto Velho, que terá R$ 78 milhões a menos nos cofres públicos, de acordo com a peça enviada para apreciação na Câmara de Vereadores.

Mas o colapso municipalista não pode ser debitado apenas a crise econômica que chicoteia o Brasil de cabo a rabo e a queda de repasses constitucionais. Tem a ver e muito, com as lambanças dos prefeitos e vereadores, a criação de obras faraônicas, como o aquário gigante de Campo Grande (MS), os desvios de recursos na saúde e até na merenda escolar.

Os prefeitos e vereadores com as suas mãos grandes agem como vermes hospedeiros. São como lombrigas famintas, vampirizam cada vez mais, aplicando toda espécie de golpes no sofrido povo brasileiro.


Àrabes em ação

A atual administração já trabalha na articulação da reeleição do tataraneto dos fenícios, Mauro Nazif. Deve seguir na mesma fórmula que reelegeu o então prefeito Roberto Sobrinho e o atual governador Confúcio Moura. 1-Pagamento em dia dos servidores públicos 2 –Pagamento dos fornecedores em dia 3- Regularização fundiária 4- Construção de moradias populares em larga escala.

Pacote de bondades

Pensando na reeleição, o prefeito Mauro Nazif (PSB) projeta um pacote de bondades.  A coisa vai desde limpeza dos parques e logradouros públicos, a decoração natalina, a liberação do estacionamento da Avenida Calama. Mas dentro deste contexto tem dois quesitos a melhorar: a regularização fundiária e   também reduzir as alagações neste inverno. 

Boi voa!

Bisbilhotando pela periferia de Porto Velho no final de semana constatei que tem aumentado a venda de carne clandestina, sem fiscalização sanitária. Olho vivo, cara pálida consumidor, o preço é menor, mas você leva gato por lebre e com grandes riscos para a saúde. Temo muitas doenças geradas a partir da carne contaminada e, dependendo da coisa, pode dar Tonhão!

Um terror

O fantasma do desemprego ronda os lares brasileiros e tem aumentado nos últimos meses. Só durante o ano de 2015 o Brasil perdeu 1.381.992 empregos, conforme informa o Cadastro Geral de Empregos-Caged, órgão vinculado ao Ministério do Trabalho. No Estado de Rondônia – eu falo do interior -, o impacto do desemprego não foi maior por causa do agronegócio que pulsa forte.

Em Porto Velho

Já, na capital rondoniense, que também foi penalizada com os efeitos da cheia histórica de 2014 e até hoje não conseguiu recursos para o Plano de Reconstrução, o segmento da construção civil é o mais atingido. Os ramos hoteleiro e imobiliário também foram seriamente avariados. Além disto  já temos muitos pontos comerciais fechados, de açougue a loja de roupas.

Via Direta

*** Cada vez mais abandonado depois que o governo estadual sem mudou para a Esplanada das Secretarias, o centro histórico de Porto Velho é alvo de constantes assaltos e arrombamentos *** No final de semana até os Correios foram saqueados, com e o caixa eletrônico do Banco do Brasil voando pelos ares *** As terras destinadas ao plantio de soja temo obtido grande valorização no sul do país. A tendência deve ser seguida na Região Norte.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

A mandioca é nossaEm todos os setores, diariamente são comunicadas novas descobertas sobre a Amazônia. Isso não significa que só agora ocorrem desc

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas

Diálogo de surdosOs presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, tiveram há pouco uma amistosa conversa por telefone. A imprensa amer

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas

Gol científico Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais

Gente de Opinião Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)