Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 18/09/12


 Coluna sem papas na língua 18/09/12 - Gente de Opinião

 Efeito arrasador

O caro leitor deve lembrar que até outubro do ano passado, quando estourou a Operação Termópilas envolvendo lideranças de vários partidos, os favoritos na disputa da prefeitura da capital eram Zequinha Araújo (PMDB), Epifânia Barbosa (PT) e Valter Araújo (PP). De lá para cá, mudou tudo.

 

Os protagonistas

Os partidos protagonistas da Operação Termópilas, o PT, PMDB e PTB, de acordo com as pesquisas estão sendo punidos pelo eleitorado. Estão perdendo nos principais colégios eleitorais do estado. Na capital estão ameaçados sequer de alçar o segundo turno.

 

Coluna sem papas na língua 18/09/12 - Gente de Opinião

Situação atual

Não havendo mais reviravoltas, a três semanas das eleições, as pesquisas vão confirmando que teremos segundo turno em Porto Velho. Uma vaga aparentemente esta assegurada a Garçon. A outra esta embolada e deverá ser definida nos últimos dias, porque o eleitor começa a reflexão sobre o voto útil.

 

Pelo voto útil

O eleitorado que rejeita Garçon vai escolher aquele candidato que acredita estar em melhores condições para derrotá-lo no segundo turno. É a opção pelo voto útil. Se for por Mauro Nazif, Mariana e Mário Português desabam. Se for pela tucaninha, quem despencará será Nazif e Português - e assim por diante.

 

Um teto

Constato que Garçon mantém um teto entre 25 a 27 por cento do eleitorado o que é suficiente para garantir uma vaga no segundo turno. Mas é muito pouco para se eleger na etapa seguinte. Vai precisar de boas alianças para garantir a rapadura e seja quem for o seu oponente, ele terá sérias dificuldades na empreitada.

 

Os cruzamentos

Já se sabe, pelos cruzamentos de intenções de votos entre os candidatos para o segundo turno, que dependendo do adversário Garçon vai morrer na praia. O melhor adversário para Garçon  na segunda etapa seria a petista Fátima Cleide. Já, no confronto com os demais o risco de derrota é enorme.

 

Coluna sem papas na língua 18/09/12 - Gente de OpiniãoEm maratona

O dirigente pedetista Acir Gurgacz cumpriu agenda no Vale do Guapopé no final de semana e além de se reunir com lideranças em Guajará, Nova Mamoré e Costa Marques, se confraternizou com ribeirinhos e com índios da região. Ontem  percorreu municípios da Zona a mata e Cone Sul. 

 

Gente de OpiniãoUma tendência

Tão rejeitado na capital nesta temporada, o que se vê é uma tendência do PT se enraizar melhor no interior do estado. Tem tudo a ver com o nascimento de uma liderança forte no interior, que é o deputado federal Padre Tom, que além de ser ficha limpa tem o poder da agregação.

 

Gente de OpiniãoPrestem atenção!

Quando o barbudo Valdir Raupp abandona os candidatos do seu arco de alianças é porque – alem de ser traíra, né? - esta jogando com mais opções. Na capital, acredita-se que foi ele que encaminhou David Chiquilito para Garçon. Em Rolim de Moura se bandeou para César Cassol e em Vilhena já esta pulando cirandinha com Zé Rover. Entonces...

 



 

Do Cotidiano  
Nos pólos regionais

Gente de OpiniãoA três semanas das eleições municipais de 7 de outubro, o panorama dos principais colégios eleitorais do interior rondoniense não tem se alterado. Em Ji-Paraná, segunda maior cidade do estado, o deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) mantém larga diferença sobre sua oponente, a peemedebista Solange Pereira. No terceiro colégio eleitoral,  Ariquemes existe uma disputa renhida entre os deputados estaduais Lorivaldo Amorim (PMN) e Adelino Follador (DEM).

Em Cacoal, o quarto colégio eleitoral do estado, o atual prefeito Padre Franco (PT) tem dificuldades em conter a ascensão da adversária Glaucioni Nery (PSDC). Já, o município de Vilhena merece um capítulo a parte: o atual prefeito Zé Rover (PP) tem aumentado a diferença sobre o concorrente Luizinho Goebel (PV) que até tradicionais adversários, atraídos pelo seu sucesso, estão desembarcando em seu palanque.

O caso de Vilhena tem ainda, outros capítulos diferentes.  Rover recebe fogo cerrado da oposição, é objeto de missas encomendadas com noticias plantadas para prejudicá-lo em alguns segmentos da imprensa local e recebe golpes abaixo da cintura de ex-aliados.

Vilhena lembra, no atual estágio da campanha, aos momentos mais sórdidos das jornadas políticas na capital, cujo hábito dos políticos é se enlamearem até os cabelos e aonde se publica pesquisas fajutas até no dia da eleição. Ainda mais com Melki Donadon nas paradas...

Quanto aos demais municípios, se vê, em Ouro Preto a possibilidade de pintar o recordista de votos em termos percentuais. Trata-se do atual prefeito Alex Testoni (PSD). Ao invés de inventar nomenclaturas bonitas para criar um monte de secretarias como os petistas fazem, Testoni tem administrado o município sem secretários, economizando recursos que têm sido bem administrados. A cidade esta quase toda asfaltada e melhoraram os indicativos na saúde e educação.   

Em Pimenta Bueno, o candidato do PSB Clayton Roque pegou à dianteira e vai levando vantagem sobre Jean Mendonça (PTB) e na fantástica Rolim de Moura, berço de governadores e senadores, o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Santa Luzia, César Cassol vai se garantindo na ponta.

 

Via Direta

Coluna sem papas na língua 18/09/12 - Gente de Opinião*** O primeiro vendaval já é prenuncio de um inverno rigoroso a partir de outubro na capital *** Impressiona a força da chapa de candidatas à vereança do PT na capital. Nomes fortes *** Expedito acredita que Mariana pega o 2º turno em P. Velho.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026

O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026

O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)