Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 18/06/14


As regras definidas

Avança, finalmente, na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, a proposta que torna mais rápida a liberação para os órgãos de segurança dos bens aprendidos em ações de repressão ao crime. Durante a semana foi aprovado na Câmara dos Deputados, projeto da lavra do deputado Camilo Cola (PMDB-ES) fixando prazos para que o juiz e a autoridade estadual ou federal determinem o órgão que receberá o bem aprendido.

Travado pela malha burocrática da justiça, o Brasil emperra na utilização de aviões, embarcações, carros, ônibus e armamentos aprendidos nas operações policiais entulhando e se deteriorando nos depósitos da Receita e da Policia Federal aguardando processos demorados. Já era tempo de achar uma solução para que o combate ao crime organizado possa usufruir destes bens aprendidos.

De acordo com a proposta aprovada na comissão técnica, logo após a apreensão, o juiz terá no máximo 30 dias para intimar o órgão de segurança pública estadual para indicar os beneficiados. A instituição estadual responsável terá 15 dias para fazer a indicação. Recebida a resposta, o juiz terá o mesmo prazo para colocar os bens sob custódia dos órgãos indicados.

Aparando arestas

O PSOL, que tinha entrado em crise depois do golpe que derrubou seu candidato ao governo Beto Cantanhede acabou aparando as arestas e aprovou em consenso as pré-candidaturas do empresário Pimenta de Rondônia ao governo do estado e do pastor evangélico Aluízio Vidal ao Senado. Ambos com base eleitoral em Porto Velho, o principal colégio eleitoral do estado

Chapa reforçada

O PTB vai às convenções do final do mês com uma forte nominata de pré-candidatos à Câmara dos Deputados. A lista é liderada pelo deputado federal Nilton Capixaba (Cacoal), Ernandes Amorim (Ariquemes), Everaldo Fogaça (Porto Velho) e Natan Junior (Vilhena). A legenda aguarda sinal verde do governador Confúcio Moura para firmar aliança com o PMDB

Só nas convenções

Com várias alternativas e mais traira que nunca, e alterando suas definições do dia para noite, o senador Ivo Cassol (PP) vai às convenções no final deste mês do seu partido com várias alternativas de fechamento na disputa ao governo: 1 – Jaqueline Cassol (Rolim) 2 – Maurão de Carvalho (Ministro Andreazza) 3 – Neodi Carlos (Machadinho do Oeste) 4- Ivone Cassol (Rolim) e 5-Aliança com o PT

Central de boatos

A central de boatos aumenta as vésperas das convenções partidárias. Vejam alguns deles rolando na aldeia: 1 – Contra Expedito: que ele teria se acertado com o governador Confúcio Moura porque não vai obter registro da sua candidatura 2 – Contra Cassol: que só esta enrolando o PT na mesa das negociações 3 – Contra Padre Ton: que será obrigado a sair deputado federal, porque Dilma e Lula já acertaram acordo de apoio a Confúcio a releição.

Projeto solo

Sem conseguir alianças para as eleições de outubro, o PT prepara um plano B para  projeto solo. Como a legenda tem uma nominata forte para Assembléia Legislativa – é reconhecidamente uma das mais fortes - não vai necessitar de coligação e no caso da falta de acordo com outras siglas para Câmara dos Deputados já pensa em reforçar a chapa  trazendo como puxador de votos o Padre Ton.

Via Direta

*** Aumenta o numero de imóveis a venda em porto velho por motivo de separação conjugal *** O deputado Hermínio Coelho (PSD), presidente da ALE ainda mantém mistério sobre sua definição sobre o cargo que vai disputar nas eleições de outubro *** Com novo comando, o PDT de Porto Velho ultima os preparativos para a convenção estadual no Talismã.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Hildon Chaves fazendo as contas e a representatividade eleitoral da capital

Hildon Chaves fazendo as contas e a representatividade eleitoral da capital

Trump assustaDepois da ação cinematográfica dos EUA de sequestrar Nicolás Maduro dentro do esconderijo mais protegido na Venezuela, o mesmo pode aco

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

 A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)