Terça-feira, 14 de abril de 2015 - 06h11
Injeção de otimismo?
Numa injeção de otimismo para a Amazônia, o ministro das Minas e Energia Eduardo Braga anunciou investimentos na ordem de R$ 6 bilhões até 2018, incluindo um linhão das usinas do Rio Madeira à Manaus com 870 quilômetros de extensão, a construção de 47 hidrelétricas na região, etc, etc.
Vamos tentar acreditar. Mas o histórico de compromissos da União - com Rondônia pelo menos não tem sido cumprido. Vamos elencar a dragagem do Rio Madeira, tantas vezes anunciada, nunca executada. Que tal a ponte binacional em Guajará Mirim? A Usina de Tabajara em Machadinho do Oeste? As barreiras de contenção na orla do Rio Madeira, o pacote de recursos para a reconstrução de Porto Velho?
O governo tem acenado com uma montoeira de obras que não tem cumprido. Foram prometidas dezenas de creches para Rondônia nos PACs e poucas unidades foram entregues. Falos falar da Ferrovia Transcontinental que seria estendida de Vilhena a Porto Velho?
Com o anunciado contingenciamento de recursos da União fica mais difícil acreditar em tanta coisa.
Vem pra rua
Embora as pesquisas apontem que mais de 60 por cento os brasileiros defendam o impeachment da presidente Dilma Rousseff, o movimento das ruas no domingo perdeu força com relação à explosão de 15 de março – inclusive em Rondônia. No entanto aumentou o numero de cidades envolvidas nas manifestações. Em Porto Velho foi visível a queda do numero de manifestantes.
Agronegócio
Com os produtores de soja alarmados com o custeio da safra 2015/20l6, o senador Acir Gurgacz vai discutir o assunto em audiência pública, nesta quinta feira, na Comissão da Agricultura e temas como reforma agrária. O parlamentar também anunciou para junho audiência em Porto Velho para tratar da regularização fundiária no entorno de Porto Velho.
Silvana Davis
Foi sepultada no final de semana, a ex-vereadora Silvana Davis, vitima de um AVC.
Foi uma dedicada funcionária pública até se aposentar há pouco tempo. Foi uma combativa vereadora, disputou vários cargos eletivos importantes como Câmara dos Deputados Senado, prefeitura, Assembléia Legislativa, numa trajetória pelo PSL e PSDB. È mais uma lacuna na vida política local.
Pacto federativo
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) percorre o Brasil defendendo um novo Pacto Federativo, algo que contraria os interesses da União, que fica com a maior parte do bolo tributário. Cunha, que é alvo de protestos petistas por onde anda, esta falando a linguagem dos prefeitos brasileiros que lutam pela mesma bandeira há décadas.
Alto Madeira
Festejando 98 anos de circulação, o jornal Alto Madeira é um dos mais longevos periódicos do País. Prestes a completar um século, o rotativo esta em plena recuperação depois de alguns anos no molho por problemas financeiros. Jornalistas como Ciro Pinheiro e Lucio Albuquerque tem décadas de dedicação aquele diário sob o comando do clã Tourinho.
Via Direta
*** Algumas mudanças já estão desenhadas no governo da Cooperação. Quem estava atrapalhando vai levar um pé. O chororô esta grande *** Até agora a bancada federal rondoniense não sabe quais investimentos serão prejudicados em Rondônia com o contingenciamento de recursos da União *** Em algumas regiões da capital a drenagem escavada pelos árabes da prefa já esta funcionando bem. Já era tempo.
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us
O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido
Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b